"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Carta ao meu amigo Nelson, no Chitengo, Gorongosa (10)


Caro Nelson;

Espero que estejas de gozo de uma perfeita saúde. Eu vou indo aos poucos graças a Deus. Escrevo-te Nelson já à porta do final de semana para partilhar consigo o que estou a compulsar sobre a crise na SADC. Sabes o que é SADC, não é? Isso mesmo, SADC é “Sem Amigos Dormiremos como Cães”. Daí que se diz que, e ouves mesmo por aí dizer “clube dos amigos da SADC”. Na verdade Nelson, a SADC se transformou numa ‘orgia política’ colectiva de pessoas que têm medo das suas próprias sombras, para além de temerem de ser relegados para o esquecimento pela força do surfrágio universal dos seus povos.

Não é que a Frelimo é quem apareceu na semana dando-nos conta dos seus princípios democráticos! O voto directo e secreto foi pratica na Frelimo, para admiração de meio mundo, até ao seu segundo congresso em 1968. Que se passou então desde então a esta parte. Afinal, diz-se que não deve, não teme. O que teme a Frelimo de hoje?

Voltando ao centro da questão desta carta Nelson, foi mesmo nesta semana que o governo do Botswana ameaçou boicotar as próximas cimeiras dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) enquanto não houver uma solução definitiva para a actual crise do Zimbabwe. E como se não bastasse Nelson, o “Sunday Standard”, do Botswana, citou o Ministro das relações exteriores daquele país, Phandu Skelemani, como tendo dito que a posição adoptada pelo seu país é uma forma de protesto contra o fracasso da SADC em respeitar as regras que os países-membros estabeleceram para si próprios. Se quiseres confirmar isto, leia na estatal Notícias.

E ainda nesta mesma semana, interrompeu-se a diálogo entre as partes em contenda no Zimbabwe na RSA e Mbeki foi forçado a ir a Harare para ver se se reactam as negociações no próximo Domingo. Enquanto isso, foi abortada a reunião da troika sobre crises políticas e de segurança deste clube de amigos que devia ter lugar em Luanda. Em parte foi devido a esta paragem do diálogo em Pretória e a visão de que o papel da troika pode diluir muito o esforço de Mbeki na sua tristemente reputada diplomacia silenciosa.

Compulsando estes factos, onde é que a balança pende ó Nelson? Para mim, dizer que a solução dos problemas da África Austral deve ser dirimida pelas partes interessadas é sempre uma falácia. Com que agenda Mbeki vem à mesa para mediar a crise zimbabuena. Será que a tal troika que Zédu encabeça vá de encontro as preocupações do povo Zimbabuano? Penso que não. A agenda é de proteger os ‘camaradas’ chame você ‘war veterans’, chame você ‘antigos combatentes’ da liberdade que não se conformam que a sua missão foi cumprida. Agora é chegada a vez dos outros. Isso é que seria democracia!

Vou terminar Nelson sem deixar de manter os meus olhos nos contornos que a SADC vai tomar no próximos tempos já que a Zâmbia parece estar a alinhar no mesmo diapasão dos tsuanas contra o clube gigante.

Saúdo-te e com desejo de um bom final de semana,

Teu Dedé

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry