"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Como é que foi que um 'puxa-sacos' virou edil?


…no Município de Gurué.


Para quem conhece o a história e vivências, o presente edil foi sem sombras de dúvidas um carregador de sacos (carregamento e descaregamento) para viaturas e que depois passou a proprietário de uma banca dentro do mercado (central) do gurué. João Bernardo desloca-se à Gurué da sua natal Cariko (um posto de Lioma) a procura da boa vida, mas pouco fez na procura da educação, contentando-se com a sua carteira do primário.

Para o espanto dos milhares de guruenses, Bernardo é apoioado pela Frelimo para edil daquela que foi tida como sendo a ‘cidade do amor’, que hoje reclama tudo para devolver o seus status conquistado pelo trabalho e humildade dos cidadãos residentes. A voz dos cidadãos pode ser conferida aqui. Foto Noticias
PS: Nao estou a desprezar a pessoa do senhor Bernardo, mas sinceiramente a Frelimo tinha melhores escolhas a fazer entre os residentes melhores qualificados.

1 comentário:

  1. Um dos grandes problemas é de muitos verem o poder e o estatuto a terem quando forem o que querem ser, mas não o que vão e são esperados que facam. Nem treinam.

    Ora, governar um município, isto é, uma cidade, não é uma brincadeira. Nessa história de os arquivos serem destruidos e o papel servir para o torrado (amendóim), em 1986, apanhei alguma coisa, um livro, que me deu a conhecer o perfil dos que estavam em frente das câmaras municipais no tempo colonial; numa outra curiosidade soube que um adminnistrador dum posto administrativo tinha feito no mínimo o quinto ano liceal, portanto, não era ser só ser branco, e se isso fosse, o negro caboverdiano de nome Anselmo não teria sido administrador do Posto Admnistrativo do Lúrio, em Memba.

    Quanto ao me falaram em aulas de educacão política sobre Mateus Gwerengere tenho-o concluido agora que era um grande patriota, um grande nacionalista que queria o melhor dos melhores para este país. Gwerengere pensava sempre no futuro do país, por isso defendia que os jovens devessem se engajar nos estudos para administracão do país, uma vez independente. Esse foi o único pecado do padre Gwengere. E não voltámos para atrás por ter-se chamado isto de uma ideia reaccionária?

    Uma cidade governa-se por indivíduos civilizados.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry