… Que a Renamo se prepare par o duelo!
Deixando transparecer o seu desolo e desespero para o quadro desenhado após as eleições autárticas em Nampula, os ‘Camaradas’ juraram de pés juntos em reunião provincial de reaver (como se tivessem sido roubados!) os 3 munícipios sob controle e gestão do principal partido da oposição, a Renamo. Quem vociferou a bom tom esse desejo, secundando o senhor “Ndapota” (Manuel Tomé) foi o Agostinho Trinta, primeiro-secretário do Comité Provincial da Frelimo em Nampula, dizendo que “Queremos reafirmar aqui, perante os nossos militantes e simpatizantes, a nossa responsabilidade acrescida, como partido unido e coeso, em alterar, através da nossa vitória nas próximas eleições autárquicas, o actual quadro político e administrativo dos municípios que estão neste momento nas mãos da oposição” (Noticias, 7-08-08). Confira esta notícia aqui. Foto Noticias
Isso é o que diz a Frelimo e é correcto, acho. Não precisa de ser verdade mas uma forma de não criar desespero aos membros e simpatizantes. A Frelimo estimula desta forma o seu engajamento.
ResponderEliminarSem dúvidas, a Renamo tem as possibilidades para consolidar a sua vitórias nestes municípios que são tradicionalmente zonas da sua influência. Porém, possibilidades não bastam, é preciso trabalhar árdua e seriamente. A Renamo precisa ter a garantia de os seus membros e simpatizantes irem votar naquele dia, haja o que houver. Isso não é fácil, não se pode apenas imaginar.
O mesmo está na perca com pequena margem em Monapo e Nampula. A Renamo é capaz ou podia ter sido capaz de vencer sem problemas dependendo do seu trabalho.
Lembro-me de quem uma vez comentou que a Renamo, se quiser, pode ganhar eleicões com facilidade desde que ela se concentre nos que não foram às eleicões locais de 2003 e gerais e presidenciais de 2004.
Preocupa-me o silencio da oposicao quando a Frelimo se lanc,a a ataques destes.
ResponderEliminarDede, há vezez que a pessoa deve deixar de preocupar-se para não morrer de ataque cardiáco. Não achas?
ResponderEliminar