… onde escarramuças em campos de futebol não foram pupados. Eis na integra a seguir:
“KHOMALA! Por: Vasco Fenita
Correligionários renamistas têm afluído, nos últimos dias, aos magotes à Redacção do nosso Jornal a fim de nos transmitirem a sua inquietação relativamente ao facto de eventos do governo e do partido no poder, ao nível da província de Nampula (e não só), ocorrerem, com inédita insistência, nas cidades de Nacala-porto, Ilha de Moçambique e Angoche. Exactamente, nos municípios que, actualmente, se encontram sob a liderança do partido da “Perdiz”.Visivelmente, abespinhados, exprimiram- nos a sua apreensão porque consideram que tal facto pressupõe uma estratégia de natureza política engendrada pelo Partido no poder com o objectivo sub-reptício de influenciar os potenciais eleitores daqueles três municípios de sua jurisdição e o consequente açambarcamento destes nos próximos pleitos eleitorais.
No mesmo diapasão converge Mateus Damião, parlamentar da Renamo, desvalorizou as alegadas manobras, alertando, em tom irónico, que a Frelimo “pode tirar o cavalinho da chuva” porque o seu partido tem já as raízes bem firmes nas três ambicionadas autarquias. E observou que “o mesmo estratagema ocorre, aliás, com o famigerado Fundo de Iniciativa Local alocado aos distritos. Cujos benefícios se restringem, concretamente, aos “pontasde-lança” (adeptos) do partido do Batuque e da Maçaroca, que, em contrapartida, terão o compromisso de aliciar, para as suas hostes, a população nas eleições que se avizinham! Ou, em outros casos, aos parentes e amigos dos respectivos facilitadores. Sem cuidarem de que se trata de um capital de investimento e não para ser esbanjado em duvidosos esquemas pessoais, como continua a acontecer impunemente, apesar de se propalar o contrário... As ameaças de penalização que têm sido divulgadas não passam de meras retóricas à laia de poeira para os olhos de nós outros.... Há memória de algum dos inúmeros delapidadores desse erário ter sido conduzido à barra da justiça?Estarei, porventura, errado? Então. corrijam-me, por favor, mas com provas concretas!...”
A terminar, o parlamentar renamista afirmou-nos que os distúrbios que têm vindo a esmaltar os campos de futebol daqueles municípios são, também, desencadeados por membros do partido no poder com a mesma intenção de abocanhar dividendos no sufrágio de 19 de Novembro.”PS – Concluída a actualização do recenseamento eleitoral destinado a registar eleitores que perfazem a idade de 18 anos a 19 de Novembro próximo, altura da realização das autárquicas, além de recensear os que se transferiram de um lado para outro e os que perderam os seus cartões de recenseamento, decorreagora (até 5 de Setembro) o processo de inscrição e entrega de candidaturas e manifestos eleitorais para os potenciais presidentes e membros das Assembleias Municipais.
Em consequência do facto, as hostes dos dois maiores partidos do país começaram, também, a degladiar-se pelo abocanhamento dos potenciais votantes,através das mais variadas manobras, que incluem inscrições duplas. Entretanto, a este propósito, as hipóteses são nulas, consoante nos asseverou um responsável da CNE, pois que há detectores para o efeito.
Entretanto, seja-me permitido formular um modesto alerta aos proponentes das candidaturas no sentido de se absterem dos critérios tendenciosos, que privilegiam os “abutres”, os parasitas, os oportunistas, a pretexto de confiança política.Em detrimento de opções impolutas, de comprovada idoneidade, de irrepreensível verticalidade, irredutivelmente adversas ao “cabritismo” e outros esquemas abomináveis.”
Foto BBC
Sem comentários:
Enviar um comentário