"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

É necessário abrir portas à democracia na Frelimo (Resposta a Voz da Revolução)


… porque, neste momento, estão fechadas à sete chaves


(Do artigo Compulsando ainda dos 53 eleitores que votaram à David Simango nas eleições internas da Frelimo? [Confira Reacao da Voz da Revolucao]

Um grupo que se auto-intitula Voz da Revolução – ala do partidão (VR-ala), entendeu que devia pôr a capa do tal partidão, para chamar a este blogue “pró-Renamo”, no seguimento às verdades que considerou “virtuais” sobre a batota que se registou nas recentes eleições no Municipio de Maputo, em que os protagonistas foram o Dr. Eneas Comiche (actual edil), o dr. David Simango (actual Ministro dos desportos e juventude), bem assim da senhora Generosa Cossa (Actual Presidente da Assembleia do Conselho Municipal da Cidade de Maputo).

Para já, quero agradecer a forma expediciosa da “réplica” (Resposta?) a este sitio, e explicar reiteradamente, que este não é espaço nenhum pertencente à pretensos partidos ou alas dos mesmo, como a VR-ala e seus ‘escribas’ o são. Nessa posição de finados (de uma das alas) do partidão, os camadaras da Voz da Frelimo digo Voz da Revolução, foram a procura de mal menor no artigo do Miradouronline para o dramatizar e amplificar. No entanto, ficaram por responder os reais motivos e o búsilis da questão que levou a este descalabro eleitoral, no seio da Frelimo, culminando com a remoção compulsiva de Comiche. Eu pelo menos, fiquei tremendamente chocado e amargurado, com esta situação todo, muito embora não milite no partido dos camaradas e nem o que VR-ala penso que eu me encontro filiado.

Para não fugir ao bom senso, gostaria de responder aos ‘equivocos’ encontrados no sítio e polarizados pela vorborrea da VR-ala: Quanto ao local da realização da conferência, de foi reconhecidamente e de facto um lapso meu, pois foi prontamente corrigido. Espero que não tenham feito uso indevido dos parcos meios financeiros de que o ‘Estado’ vos dispõe, para para o frenesim de contactos (por vós ditos), só para confirmar onde se realizou a tal conferência eleitoral.

No que respeita aos números dos eleitores, sobretudo quando a VR-ala diz que na “Frelimo as eleições internas são um processo que inicia nas Células do Partido e passa por vários outros escalões que permitem a participação de todos, até a um momento em que há um órgão, no caso de Maputo-cidadde o Comité da cidade de Maputo, que faz a eleição final”, significará que Comiche arrebatando vitórias nos diferentes estágios e só na ponta final ficou se gás? E só perder na final com os 89 pessoas eleitoras, para dizer que temos uma democracia funcional? Não é preciso ser inteligente para perceber que aqui houve um senão! Como é que finalmente um órgão de “meia dúzia de gatos pingados” elege um candidato para uma cidade de cerca de 4 milhões de habitantes? Mesmo eu que não pertenço ao partido me choca! Por outra, podia-se perguntar, em quantos circulos Comiche ganhou e por qual margem? Portanto, são estas e outras questões que ficam/ram por esclarecer dessa pretensa democracia. Nisto, é escusado que eu me disserte sobre a questão do sumiço dos 200 mil eleitores em quantidade e qualidade, nem dos exemplos do Pio Matos em Quelimane, tão pouco da tal matemática, ou seja, artimética que o meu sitou deixou bem claro para a conta (não divulgadas) das “abstenções” (se é que houveram, ou não!). Porque considero mais uma verborrea falaciosa, e até certo ponto, lisonjeiro a ala VR-ala, deixa, já agora à reflexão interna do partidão.

Há um outro aspecto de que a VR-ala se referiu, ligado aos estatutos do Partidão. Ao que parece, os articulistas da VR-ala não dominam o seu próprio estatuto para vir aqui perdir as contas ao Miradouronline para que se debruçe sobre os mesmos. Neste sitio jamais se fará tal debate, tanto mais que, no jeito com as coisas andam por aí, corremos os risco de não discutir um documento certo. Portanto, à esse terreno lamacento não desembocamos juntos. Façam vocês o trumbalhão merecido nessa lama.

Ademais, ao me debruçar sobre o “grande absurdo” da eleição interna na Frelimo, da qual o Dr. Eneas Comiche foi delibara e viciosamente afastado de concorrer a sua própria sucessão (e isto não é “loucura de pensamento” nenhuma, ‘camaradas’ da VR-ala), na alegada falta de contacto com as “bases” por uma certa ala da Frelimo, rotulo-o como um anti-jogo, democracia adiada e injustiça.

Tadavia, Comiche não é ‘bébé’ nenhum para dizer, de boca cheia, que não “vai apoiar a candidatura de Simango”, diante das camaras de TV muitos, que diga-se de passagem, vão à reboque pelo Governo do dia. Ele sabe muito bem disso. A VR-ala não espere que Comiche irá dizer asneiras dessas que o colocam numa situação de embaraço, sem se certificar da sua própria integridade político-moral e até física. Vai sofrer calado!?

Não obstante a isso, Comiche é sobejamente conhecido bom estudante dos ‘bons’ e ‘maus’ momentos’! Foi dos melhores, na carteira em Portugal; foi a fina-flor, quando ministro dos nossos dinheiros (graças a Deus, bom guardião); e também o foi/e continua merecidamente execelente um Presidente no Município de Maputo, a seguir ao Engenheiro Daviz Simango, na Beira.

É por isso que, à guisa de conclusão do meu artigo, propunha cenários de saida de Comiche: Ou ele se submetesse ao PR, aceitando os cargos ministeriais e de pretensa carreira diplomática (exílio), ou vira um independente com/apoiada da Oposição maioritária no CM, ou ainda, sendo esta última hipotése a não deixar descurar, fazer um favor à Renamo. Renamo que ainda está a procura de um candidato para o pleito eleitoral à porta.

Por conseguinte, e aliado à este último ponto, não é o Miradouronline a tomar conta das refexões ou estágio da democracia interna na Renamo, senão que seja a própria Renamo e os seus membros. É a actividade da Renamo que faz notícia, e não o Miradouronline. É bom que não se esqueçam que o ‘passa a palavra’ sobre a mesma música entre os populares está ao rubro. Cada um está fazendo as suas contas: votar em quem em Novembro?

A terminar, o facto da dos escribas da VR ter caracterizado este blogue de “adivinhos ou profetas” é sintomático que algo não mal na ala que representam. Será, por isso, necessário abrir portas à democracia na Frelimo, porque, neste momento, estão fechadas à sete chaves.

7 comentários:

  1. Comiche pode ter sido vitima dos seus proprios camaradas, nao do publico.

    E' doloroso ver um homem trabalhando para o bem da nossa cidade ser retirado assim.

    ResponderEliminar
  2. Bigado anonimo. Esta e' a democracia a moda frelimiana, onde as pessoas nao contam, mas sim o programa (conforme o Edson Macuacua, o jovem da propaganda dos camaradas).

    ResponderEliminar
  3. E assim vai o pais da marrabenta!
    Os corruptos sao compensados, protegidos e promovidos! Quem nao alinha com os abutres e' atirado do trem!

    ResponderEliminar
  4. Digam o que disserem e nao importam as alas que o fizerem, Maputo nunca viu um edil do gabarito de Comiche. Essa é a minha apreciaçao desde que me considero como pessoa capaz de emitir e suster uma afirmaçao.

    O partidao perdeu uma oportunidade unica de se fincar de pedra e cal neste municipio. Pode até ser que se mantenha, mas por certo nao sera pelas razoes pelas quais muitos se sentem chocados pelo bénix a Comiche!

    ResponderEliminar
  5. Bigado McCharty. "Quem nao alinha com os abutres e' atirado do trem!"
    E de que maneira! Nao interessa como a pessoa cai la' no chao dum trem que vai a velocidade ultrasonica, dado que a preocupacao toda e' dos abutres ficarem no trem a chafurdar!

    ResponderEliminar
  6. O partidão tinha o melhor edil em mãos nesta cidade de Maputo, Ximbitane. Mas, porque ele agiu como se de uma fénix se trata-se, renascendo das achás toda ela multicolor, ousada, independente e soberana nos ares da cidade das acácias, os “abutres” se viram ultrapassados, caídos e prostrados no tempo. E mais, será que dois galos não podem mandar na mesma capoeira’, ou podem Xim? Apesar, dessa contrariedade, a fénix se impolgou, se redefiniu e trabalhou com impecável determinação. Falem o que quiserem, Comiche foi/é o MELHOR para Maputo!

    ResponderEliminar
  7. Dois galos podem reinar na mesma capoeira se um for castrado!

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry