"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Politiburo da Frelimo faz balanço do cansaço do seu governo [7]

A par das realizações socioeconômicas, Macuácua, 'mando da Politiburo da Frelimo, enumerou ganhos que se ‘avultam’ na Educação. Mas esses ganhos ou realizações positivas do Governo revelam apenas o tamanho e não a qualidade das mesmas. De que vale dizer que temos “11455 novas escolas e matriculados cerca de cinco milhões de novos alunos”, se na prática vemos que a escola de hoje não ensina. Ficava bem ao Macuácuá vir a público mostrar o quanto as nossas crianças aprendem, quer no pré-infantil, quer no primário, quer no secundário, quer ainda no médio profissional e universitário. Isso é que interessa ser ajuizado. Agora, construir escolas, todos os governos o fazem, vosso e o da Renamo que vem aí.
Uma ilação que se pode tirar disto, sem precisar fazer contas ou trabalho de investigação, é esta que a escola de hoje, não educa e muito menos ensina os saberes necessários ao individuo. O “não saber” e “o não saber ser” na sociedade caracterizam o perfil de saída de quase uma miríade de graduados que terminam os vários cursos. De que valem os três politécnicos, se os quadros que vai produzir sabeis que não são valor-acrescentado ao “saber” e domínio cientifico–profissional? Nisto concordo e tiro chapéu ao ex-Reitor da UEM, Brazão Mazula, quando diz que Moçambique devia privilegiar a formação média, primeiro. Formar mais e bem carpinteiros, mais e bem enfermeiros, mais sapateiros, mais e bem agricultores, mais e bem professores nestes níveis. Onde já se viu um país que sobrevive somente na base de Doutores? Nenhum. Por isso, nota-se uma disfunção da política do Governo no campo de educação.
Pode-se referir os mesmo no que toca à Formação dos enfermeiros e médicos (tema que abordarei no proximamente). Fala-se aí da redução do tempo de formação de um profissional de saúde. Não sei se é distracção ou pressa de trazer números de enfermeiros e médicos que formou, sem revelar a quantidade. Mas neste país há centros de saúde privados que têm mais médicos que os hospitais públicos juntos. Uma vergonha! Estes dados Macuácuá nos escondeu. Não quis que ajuizássemos a verdade crua que se vive no sector de saúde. Mas é bom mesmo que eu desenvolva esta parte [da saúde] num próximo número. Foto : Forever Pemba

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry