"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Maria da Luz Geubuza dá “show-off” político na Beira

Pode se concluir que foi por um triz que a cerimónia de recepção de boas vindas à Primeira Dama da República, Maria da Luz, há dias na Beira escapou de ser feita com honras de Chefe do Estado. Quase uma centena de viaturas incluindo as do Estado e singulares, escolta policial fortemente armada, motos com sirenes por todos os cantos e agentes por onde passava a comitiva haviam sido mobilizados para fazer parte do evento, num cenário que só pode justificar uma espécie de “show- off “politico gratuito que a esposa do Presidente da República PR, Armando Guebuza acabou por oferecer ao público da Beira que não se cansou de comentar o facto com alguma he[i]ronia.
O Canal de Moçambique e o Semanário ZAMBEZE apuraram que de todas as honras oferecidas à primeira dama Maria da Luz Guebuza, faltaram apenas “bayetes” e revista da guarda de honra militar para que a sua recepção no aeroporto da Beira se confundisse com a do próprio Chefe do Estado. Maria da Luz Guebuza nas visitas vem efectuando a vários cantos do país por onde passa, para com a vida local.
Dirigentes governamentais e funcionários de instituições públicas chegam a ser privados de irem para os seus postos de trabalho por forma a tomarem parte da cerimónia. Enormes e dispendiosas comitivas de viaturas do Estado para acompanhar a comitiva têm sido também mobilizadas custando tudo isso ao Estado avultadas quantias de que as pessoas se queixam serem necessárias para resolver outros problemas m ais prementes.
No aeroporto da Beira, quando descia da aeronave que a transportava de Maputo a esta cidade, a esposa do PR, Armando Guebuza começou por cumprimentar o público presente no aerogare acenando os braços abertos como se se tratasse de um Chefe do Estado. O facto mereceu comentários que contrariam o efeito que a Primeira Dama possa ter pretendido tirar com essa sua exuberância. O mesmo cenário foi-se repetindo durante a caminhada desde o aeroporto até à residência onde se hospedou no bairro residencial de Macúti.
Para além da equipa da comissão de recepção ter mobilizado vários meios circulantes para receber a Primeira Dama, a Força de Protecção de Individualidades destacou igualmente duas viaturas de escolta com policias fortemente armados, quatro motos que tinham a missão de produzir barulho para despertar a atenção ao público na via pública. Apesar de se considerar uma recepção espectacular, o cenário verificado não deixou de indignar alguns cidadãos da praça atentos ao comportamento que vem sendo demonstrado pela Primeira Dama quando esta se desloca para qualquer ponto do país.
Maria da Luz esteve na Beira no âmbito do encerramento das comemorações dos 35 anos da criação da Organização da Mulher Moçambicana OMM uma organização privada do Partido Frelimo presidido pelo Chefe de Estado Armando Guebuza.
(Francisco Esteves) Noticia e foto: Canal de Moçambique

2 comentários:

  1. É assunto largamente discutido esse excesso da mama da Luz. Já se falou por ai que uma das razões da exoneração do mano Djalma lá de Gaza, foi o facto de não ter se ajuntado ao showmício da mamã. Mas são bocas. Já se reclamou também o quanto se gasta com as deslocações do PR. Na propaladas presidências abertas o PR se faz acompanhar dum frota de helicópteros que são uma verdadeira fortuna.
    Quanto a mim o problema tem sua raiz na falta de separação das coisas. A dias por exemplo esteve em Moçambique um mero secretário geral dum partido que foi recebido e tratado com as honras diplomáticas reservadas aos chefes de estados. Um governador provincial por exemplo, é membro dum partido político mas tem de ter consciência que ele não representa apenas os da sua cor mas toda população da província incluindo os da cor contrária. Um director provincial tem de se lembrar que ele é um técnico na sua área, tem de se lembrar que os meios que tem à sua disponibilidade são exclusivamente para o uso nas necessidades da instituição.
    As organizações democráticas de massas por exemplo, OMM, OJM, que deviam albergar todas mulheres, todos jovens de Moçambique tal como os nomes sugerem, acabaram se tornando braços da Frelimo restringindo a natureza dos membros.
    A mamã da Luz esteve sim na Beira, eu vi ela na praça do município, tinha sim um força de elite garantindo sua segurança, tinha sim uma frota de carros.
    Eu vi com meus próprios olhos.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Nelson pelo informacao. Isto traduz o auge dum poder ja de si moribundo. Nao palavras que caracterizem facanhas de tamanha natureza duma mulher que nem chega a ser membro do excutivo do seu marido. Ela e' simplesmente dome'stica, como e' que tem essas exuberas honras que o pro'prio chefe do estado teme merece-las nos dias que passam. Mas e' necessa'rio sempre que podermos identificar esses casos, documenta'-los, envergohar os visados publicamente como o fazemos agora. De facto a Frelimo, os camaradas, a turma toda avida ao batuque e a macaroca nao sabe separar as espigas do trigo das do arroz. Roem tudo, vilipendiam, esperneiam-se com ola's ate' nao solicitados por forc,a do exibicionismo gratuito em nome do poder que dizem deter. Nao vejo a hora, Nelson! Isto vai virar, vai ficar direitinho mesmo, um dia. Como jovens que somos temos que ter crenca nesse dia, de um Mozambique que se desgarre das maos dos que teimam ve-lo sempre 'a ilharga e ao largo duma democracia plena. A ver vamos esperar mas reagindo....ponto os pontos nos 'iis'

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry