- SADC à prova
Lusaka foi no pretérito fim de semana o alvo de atenção, uma vez que os chefes de estado da SADC convergiram naquela cidade para desenhar a sorte do povo do Zimbabwe. Uma cimeira que se realizou com a ‘gazeta’ do velho tirano, Robert Mugabe aparentemente por causa da presença de uma delegação da MDC. Na ida a cimeira, Mbeki, o presidente sul-africano, terá passado por Harare para persuadí-lo a seguir viagem, mas mais uma vez a chamada ‘diplomacia discreta’ não surtiu efeito desejado. Pelo contrário, Mbeki terá atraido mais criticas do que esperava sobretudo dos seus eleitores lá em casa, quando afirmou que não ‘havia nenhuma crise no Zimbabwe’. Então porque se ia a Lusaka se não questões a resolver sobre o Zimbabwe? De facto, foram 13 horas sólidas duma cimeira que produziu pouco a atestar pelo ‘communique’ saído da reunião que só urge a ZEC para expeditamente publicar o resultado das eleições do mês passado. Ao que tudo indica, deve ter havido uma grande divisão entre os chefes de estado participantes no encontro. Uns, uma grande parte dos mesmos, atacam Manawassa de se ter precipitado a convocar a cimeira. Outros, aplaudiram a decisão de haver a reunião e que tudo devia se fazer para, pelo menos, se começar a atacar o problema. Neste âmbito, já foi equacionada a possibilidade de formaçäo de um GUN; ou seja Governo de Unidade Nacional.
Ao que parece, a gestão deste conflito interno zimbabweano põe em questão a própria sobrevivência da SADC que agora é vista como protectora das ‘nomenkalaturas’ nacionais que resolver os problemas dos povos da região.
"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,
VOA News: África
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Angola24Horas
Últimas da blogosfera
World news: Mozambique | guardian.co.uk
BEM-VINDO
Frase motivacionais
Turismo & musica
Livros e manuais
http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry
O deve mesmo nao ter nenhum problema, mas se pensamos nos Zimbabweanos a coisa muda e como. Com um monte deles andando por ai. Desempregados e famintos isso se chama problema. A noite, as ruas da beira de onde escrevo ficam cheias de prostitutas zimbabweanas que procuram "incrementar" a rena diaria ja que as vendas não resolvem tudo.
ResponderEliminarImagino Nelson. Ja disse e bastas vezes que a cumplicidade das nomenkalaturas reinantes com o fito unico de perpetuar seus poderes, pode resultar em problemas se'rio como o que reportas a partir dai' da Beira. Mas diga-se de passagem que ate' aqui tudo andou para a MDC e ver vamos os dias que vem. Coisa para dizer que o Tio Dlhakas deve preparar mesmo o seu fato, como alguem um dia disse. Mas ha' uma noticia que teima estar no foro publico segundo a qual o lider da Oposicao ja' se encontra exilado no Botswana. Podes confirmar isso!
ResponderEliminarNão tenho como confirmar Dede. Li essa manhã no site da BBC que ele esteve em Lusaka. Pode no entanto ter partido de Botswana e voltado para la onde parece ser o lugar mais hospito e seguro para Tsvangirai pelo menos nesse momento. Chamo isso prudencia. Com resultados por anunciar e toda pressão que ele vai fazendo, ninguem sabe oque Mugabe seria capaz de fazer. Ja o fez no passado, não seria nada dificil voltar a fazer e quem sabe aumentar a dose.
ResponderEliminarNelson-Beira(cidade do Mazoe das zimbabweanas)
Obrigado Nelson pela brevidade. Poder-se-a eventualmente se clarificar este assunto. Acredito que nestas alturas, todo cuidado e' pouco para o lider do MDC. Vamos esperar as proximas horas o que vao ditar em termos de noticias. Para ja' tanto High Court, como a ZEC vao ter que pronunciar hoje, se e' nao.
ResponderEliminarSe e' que nao, dizia. Mas pedia-te para um retrato mais completa e breve dessa avalanche toda das zimbabweanas nas bandas do chiveve. Estou curioso, com a epidemia toda HIV-SIDA, alguem que arrisque? :)
ResponderEliminar