"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 22 de abril de 2008

O quê 2-0, a maior para a RM?



- Vamos criar a RTM (Rádio Televisão de Moçambique), gente!


Fiquei atónito ao passar os olhos sobre uma opinião na página do leitor em que se parabenizam melhores serviços da RM contra as da TVM. A presença de dois correspondentes em terras de Mbeki (RSA) e de Mutarica (Malawi) foi motivo do articulista de os ver como se de golos marcados! Ora essa, meus irmãos, fosse eu director geral da RM mandava regressar estes profissionais. O correspondente na RSA não passa de um ‘portal’ por onde se despacham novidades noticiosas que se não, por outra via, daqui em Moçambique as podemos ter em primeira mão. Quanto ao correspondente no Malawi, não sei se foi estratégico ou outras razões ditaram que ele fosse para la' para gastar o dinheiro das nossas taxas de rádio. Mas foi, desculpem-me, o mais certo fazer? Nós tinhamos em tempos a Rosa Inguane em Luanda, o Gumende em Londres, lembro-me que tinhamos um outro em Paris de que não ocorre o nome e em Harare; gente que trouxe notícias que a Moçambique faziam sede. Agora vamos as contas:
O governo deve pensar muito sobre a sua política de comunicaçäo que queremos. Ele deve acertar na funçao da rádio e da televisão públicas. Fazer rádio e televisão é caro, daí que se deve investir seriamente nos equipamentos modernos para valer a pena. Continuamos a sentir um barulho de ‘lata’ nas nossas emissoras, pois não há excelência nem fidelidade. A Contribuição que o cidadão faz parece que é desencaminhada, não vai ao serviço das melhorias. A MBC em Limbe (Blantyre-Malawi) chega a ser melhor que a dita Antena Nacional, porquê?
Olhando para a TVM, não é preciso ser um cientista de midias para ver que muita coisa anda muito mal neste sector. E, desde que se declarou aquele ‘black empowerment’, fazendo sumir vozes maravilhosas, porque tinham a cor da pele errada, a TVM afundou. E continua afundar a uma velocidade jamais vista: não há profissionalismo, vontade de aprender nem criatividade no seio de uma grande parte dos profissionais. Uma STV chega a bater a TVM de maneira impressionante!? Hoje para quem quer ver e escutar primeiro o que se passa no pai's e no mundo, vai a esta e só depois é que se lembra que extiste uma TVM, por causa dos anúncios do Governo que são passados lá em primeira mão dado que e' maior empregador.
Fiquei surpreso que o PCA da TVM ainda sonhe numa TVM-2 (que anunciou em Lisboa!). Sabe o que representa TVM-2 para o bolso dos moçambicanos? Acho que não deve ter estudado bem o assunto. Sem pensar, penso que a TVM devia lutar por consolidar e trazer para um novo patamar o seu desempenho actual.
E mais, sou advogado da ideia de que a TVM e RM devia ser uma única empresa. Porque não Rádio Televisão de Moçambique?! No mundo de hoje, a maioria das televisões já cohabitam com rádios. Poupa-se dinheiro, optmisa-se o uso dos equipamentos e rentabiliza-se a mão de obra para programas claramente essenciais de informação, e não os tornar 'discotecas' ou outros programas que não representam o seu desiderato. Foto da Marca
Dede' Moquivalaka
NOTA: Neste momento, 4:24 estou a Antena Nacional virou uma 'discoteca' autentica [..I really don't ...when I see you again..babe tell me that...e por ai' fora] com um 'switch' para a Radio Cidade! Como e' Radio Mocambique!? Qual e' a seriedade desta emissora, assim!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry