"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Eleições zimbabueanas em tribunal


O Supremo Tribunal no Zimbabué vai decidir esta segunda-feira sobre uma petição do partido da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática. O MDC exige a divulgação imediata dos resultados da eleição presidencial. O juiz em Harare afirmou que tem que considerar primeiro o argumento da Comissão Eleitoral de que o tribunal não tem jurisdição para o fazer. O Movimento para a Mudança Democrática recorreu ao tribunal para tentar forçar a divulgação dos resultados da eleição presidencial. A votação teve lugar há mais de uma semana mas os resultados ainda não foram anunciados.
O MDC, que reivindica a vitória do seu líder, Morgan Tsvangirai, afirma que o Presidente Robert Mugabe atrasou a divulgação dos resultados de modo a poder manipular os dados para permanecer no poder. Os advogados do partido da oposição pediram ao tribunal da mais alta instância do país para ordenar o anúncio imediato do resultado eleitoral. Eles reivindicaram perante o tribunal que os números estão disponíveis há pelo menos uma semana. ControvérsiaO MDC afirma que Tsvangirai ganhou com pouco mais de 50% dos votos, o suficiente para o tornar vencedor sem uma segunda volta. Por sua vez, os advogados da comissão eleitoral zimbabueana disseram que era necessário mais tempo para verificar o resultado.A Comissão afirmou também que o processo aberto pelo MDC não tinha validade legal, uma vez que esta matéria não fazia parte da jurisdição do tribunal.
O partido no poder ZANU-PF apelou a uma segunda volta, ao afirmar que nenhum candidato era ainda o vencedor e que tinham havido erros na compilação dos resultados. Mas Tsvangirai afirma que não há necessidade de uma segunda volta."Sabemos que dentro de 48 horas se pode pedir uma recontagem dos votos nas assembleias de voto. Neste caso, os resultados já foram recolhidos em todas as assembleias, portanto, não só não é legal como não é prático." O vice-Ministro da Informação, Bright Matonga disse à BBC que havia uma discrepância entre os resultados das assembleias de voto e o formulário que foi enviado à Comissão Eleitoral. O MDC acusou Mugabe de preparar uma campanha de intimidação violenta para assegurar a vitória. BBC - 07.04.2008

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry