O GOVERNO sul-africano acusou, sexta-feira, os "media" estrangeiros por perseguir o que considera “teorias de conspiração”, ao veicularem notícias alegando que a demora na publicação dos resultados das eleições presidenciais do Zimbabwe não passa de uma tentativa de manipular o desfecho do escrutínio.
Falando sexta-feira, ao corpo diplomático acreditado na África do Sul, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros sul-africano, Aziz Pahad, condenou as notícias dos media internacionais, segundo as quais o presidente zimbabweano, Robert Mugabe, estaria a tentar manipular as eleições pela demora na divulgação dos resultados.
“O que é mais preocupante é a campanha orquestrada por alguns sectores dos media sul-africanos e internacionais, alegando categoricamente que a demora está relacionada com uma conspiração perpetrada pelo governo de Harare visando “viciar” e “roubar” os resultados das eleições”, declarou o vice-chefe da diplomacia sul-africana. Volvidos quase dez dias após as eleições, a ansiedade continua a crescer em Harare devido ao silêncio da Comissão de Eleições (ZEC) , sobre o desfecho da votação.Os resultados das legislativas foram divulgados na noite de quinta-feira, declarando como vencedor o partido da oposição, o Movimento para Mudança Democrática (MDC), liderado por Morgan Tsvangirai.
Pahad justifica a demora na divulgação dos resultados da eleição presidencial, alegando que a ZEC já “explicou” que a realização de eleições simultâneas das eleições presidenciais, parlamentares e senatoriais acabaram criando um problema logístico. “Os media e muitos governos estão cientes de que a possibilidade de viciar os resultados das eleições é limitada, isso pelo facto de os resultados terem sido afixados no exterior de cada assembleia de voto no término da contagem dos votos”, disse ainda o governante.
Segundo Pahad, a comunidade internacional e os media deveriam apoiar os esforços do povo zimbabweano, ao invés de agirem como “instrumentos de conspiração e desestabilização”. Vários governos estrangeiros já criticaram a demora do anúncio dos resultados, tendo o Departamento de Estado norte-americano afirmado que o atraso era preocupante, “abre o risco de manipulação dos resultados”.Notícias Imagem Global Voices
É muito interessante isto que diz um homem que tem quase 3 milhões de zimbabweanos a fugirem do tirano
ResponderEliminarVamos ver se o Tribunal Hoje se decide em mandar a ZEC publicar os resultados da Presidencial que posso advinhar que nao sejam favoraveis a Mugabe.
ResponderEliminarVamos la ser sérios senhor diplomata. Que culpa tem o ocidente que os resultados tenham demorado? Não sabia o Zimbabwe das suas dificuldades logísticas quando inventou essa de 4 eleições em simultâneo? Conhecendo Mugabe e os lideres Africanos no geral, esses sedentos de poder, quem não pensaria que a demora é propositada? É isso que exponho lá no meu mundo(berço de especulação). Somos seres criativos. Se nãp nos dão respostas certas... inventaremos algumas...
ResponderEliminarObrigado Anonimo. Quem nao quer ver que Mugabe esta' a procura de sair da 'toca' em que ficou encurralado e' porque nao quer. O mais certo e' que ele esta' a 'cozinhar' os votos a seu favor ja' que o povo nao o quis desta vez. E como a 'nomenkalatura' toda da SADC, incluindo a nossa ca', lhe querem no poder a todo o curso, dai' estes disparates dos nossos diplomatas
ResponderEliminarÉ isso ai Dede. Muito desgastante. Posso aturar esse silêncio cumplice mas virem atirar pedras contra os que falam, pa mim é demais
ResponderEliminarAnónimo(Nelson)
Os menos atentos vao sofrer por esta derrocada mugabia. Um leao, felino que e', ferido, roa e estrabucha ate' ao ultimo segundo. O silencio cumplice e' mesmo proprio dos camaradas. O melhor o que podem neste memento e' remeter-se a ele, como se nada se estivesse a passar. E' pena! Pena mesmo!
ResponderEliminar