"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Município de Inhambane aborta marcha de homenagem a “presos políticos” do MDM

 Que estava prevista para hoje  

Entretanto a  marcha vai acontecer em Maputo
 
 Maputo (Canalmoz) - O Conselho Municipal da Cidade de Inhambane inviabilizou uma manifestação pacífica do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que estava prevista para hoje, quinta-feira, dia 18 de Abril corrente, em homenagem aos jovens “presos políticos” do MDM em Inhambane.
Segundo apurou o Canalmoz, a delegação do MDM na província de Inhambane, através da sua Liga da Juventude, informou no dia 12 deste mês de Abril ao presidente do município daquela urbe, Benedito Guimino, e às autoridades policiais que havia agendado uma ronda pelas artérias da autarquia, no dia 18 de Abril, por ocasião da passagem de um ano após a prisão dos jovens membros daquele partido, na sequência da eleições intercalares ali realizadas devido no dia 18 de Abril do ano passado, para substituir o finado edil Lourenço da Silva Macul.
Na carta dirigida ao edil da cidade de Inhambane, com a referência n.º 005/MDM/DPPI/LJP/GP/013, o MDM dizia que  a marcha devia sair da Delegação Provincial do MDM passando pela rotunda, Barclays, Conselho Municipal, Mercado Central, Escola de Condução Luz Verde, Mercado Gilo, Rua Branca, 1.º de Maio, Fonte Azul, Centro dos Mutilados, Pista, Desportivo, Ponte, para finalmente retornar à delegação, no bairro Balane 3.


Não há marcha com Guimino ausente da Cidade

Quando faltava apenas um dia para a realização da marcha, em carta com referência 305/CMCI/GP/...995, o chefe do Gabinete do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Inhambane, José Felisberto Gujamo, informou que o presidente não se encontrava naquela cidade, mas, sim, em Maputo, donde deve regressar no dia 19 de Abril (sexta-feira), “pelo que comunicamos que a marcha deverá ser adiada até a apreciação do vosso documento pelo presidente do Conselho Municipal”.
Entretanto, Alberto Nhamuche, do MDM, disse que no dia 12 de Abril, altura em que deu entrada o documento, o presidente Benedito Guimino ainda se encontrava na cidade de Inhambane a circular.

Marcha confirmada em Maputo

No entanto a informação que o Canalmoz apurou à última hora revela que a Liga da Juventude do MDM vai levar a cabo uma marcha pacífica nesta quinta-feira, na capital do País, de repúdio contra a ingerência da Polícia da República de Moçambique (PRM) nos assuntos eleitorais que tem perigado a participação dos cidadãos nas eleições, e em homenagem aos presos de Inhambane.
A marcha vai partir da estátua de Eduardo Mondlane, na Avenida Eduardo Mondlane, passando pela Avenida Olof Palm, até ao Ministério do Interior, onde os manifestantes vão entregar uma carta de repúdio contra a actuação da Polícia a 18 de Abril do ano passado na cidade de Inhambane, aquando das “intercalares”. (Bernardo Álvaro e Luciano da Conceição)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry