"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Quadros da Renamo e Governo discutem hoje a crise político-militar

  Depois de serem adiados ontem  

Maputo (Canalmoz) - O deputado Saimone Macuiana, presidente do conselho jurisdicional do partido Renamo, vai liderar o grupo de “contactos ou choque” deste partido que integra Jeremias Pondeca, Augusto Mateus e Elisa Silvestre, nos encontros solicitados no âmbito da crise político-militar com os quadros dos ministérios da Defesa e do Interior.
O primeiro encontro com os quadros do Ministério da Defesa estava marcado para esta quinta-feira na sede daquele ministério, mas à última hora ficou adiado por “questões de agenda” a pedido da Renamo, segundo apurou o Canalmoz de fontes daquele partido.
O segundo encontro estava previsto para esta sexta-feira, nas instalações da Messe da Polícia da República de Moçambique (PRM), com quadros do Ministério do Interior.
Na sequência, todos os encontros serão realizados esta sexta-feira, sendo de manhã com o Ministério da Defesa Nacional e no período da tarde com o Ministério do Interior.
Jeremias Pondeca, um dos integrantes da comissão da Renamo, disse ao Canalmoz que o adiamento foi a pedido do seu partido, “dado que o Governo respondeu o nosso pedido no meio da semana, quando tínhamos já outros encontros marcados”.

De acordo com Jeremias Pondeca, nesta sexta-feira a comissão da Renamo tinha encontro marcado com a Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) que ficou adiado para segunda-feira, dia 15 de Abril corrente.
Enquanto isso, ainda segundo a mesma fonte, o adiamento do encontro da quinta-feira com quadros do Ministério da Defesa Nacional deveu-se a um outro encontro que a Renamo manteve na manhã de ontem com a representação da União Europeia em Maputo.
A Renamo solicitou encontros com estas duas instituições para discutir a situação tensa que se vive no centro do País devido aos incidentes de Muxúnguè.
Mas, segundo apurámos de Paulo Ernesto Chigure, do Gabinete da Presidência da Renamo, os encontros não têm nada a ver com a tensão militar registada em Muxúnguè, mas, sim, com a crise política que instalou desde o ano passado.
“A Renamo tinha solicitado há muito esses encontros, mas foram sendo protelados. Mas devo dizer que não tem nada a ver com questões militares, como pode ver a composição da comissão”, disse Ernesto Chigure.
Essa mesma comissão vinha mantendo contactos com várias entidades na capital do País e fora, incluindo com embaixadas diplomáticas em Maputo e com reitor de “A Politécnica”, Lourenço do Rosário, actual mediador da crise que opõe a Renamo e o Governo da Frelimo.
Soubemos de outras fontes da Renamo que a delegação da “Perdiz” poderá integrar oficiais militares daquele partido. (Bernardo Álvaro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry