Apesar das críticas por causa dos custos envolvidos, o Conselho de Ministros alargado a figuras seniores do partido Frelimo reiterou e apoiou as presidências abertas...
Contrariamente ao que avançamos na nossa edição de segunda-feira, o Conselho de Ministros alargado aos membros da Comissão Política do partido Frelimo, do Secretariado do Comité Central, aos primeiros secretários dos comités provinciais, aos cabeças de lista dos círculos eleitorais e aos governadores provinciais, não contou com a presença de nenhum membro dos partidos da oposição.
Nesta sessão, o Conselho de Ministros alargado aos membros do partido Frelimo apreciou e fez um balanço positivo da presidência aberta - modelo de diálogo com as populações implementado pelo Presidente da República -, foram elogiadas as 34 medidas anunciadas pelo governo visando aliviar o custo de vida das populações.
"Dossier pão"
Com relação a estas medidas contra o custo de vida, o ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, disse, na conferência de imprensa após a sessão, que o governo ainda não tomou nenhuma decisão sobre os mecanismos de subsídios ao pão.
"O mais importante é saber que o preço do pão não subiu. Relativamente a quem e como será atribuído o subsídio - se será aos panificadores ou importadores de trigo - é uma questão que o governo está a resolver com todas as partes envolvidas. O mais importante é que todos concordamos que o subsídio vai ser dado", disse Cuereneia.
Crédito à agricultura
Aiuba Cuereneia anunciou que o executivo moçambicano dispõe de uma linha de crédito de 25 milhões de dólares norte-americanos destinados ao sector agrícola. "Este valor vai ser alocado à banca e os agricultores terão acesso ao mesmo com juros subsidiados". O referido valor conta com uma contribuição de uma organização continental denominada AGRA, ligada ao ex-secretário-geral da ONU, Koffi Anan.
«OPaís»--
(MiradourOnline)
Sem comentários:
Enviar um comentário