Reveja a imagens da manifestação aqui
O ministro do Interior, José Pacheco, disse que a manifestação popular nas cidades de Maputo e Matola "está sob controlo" da Polícia da República de Moçambique – PRM – e que os distúrbios estão a ser provocados por "bandidos".
José Pacheco garantiu, há pouco, na Televisão de Moçambique – TVM -, que a polícia "está agora a controlar os focos de violência" e que não será "admitida a manifestação".
"Esta relativa ordem deve-se ao posicionamento estratégico da polícia. Há baixas humanas, mas ainda é prematuro lançar dados", disse.
O Governante explicou que durante o confronto com os manifestantes, a polícia tem apelado à ordem, mas, quando se justifica, acciona o gás lacrimogéneo e balas de borracha.
Essas balas, segundo Pacheco, podem matar em situações em que os alvos se encontram próximas do atirrador.
Até aqui, há relatos de três mortes, incluindo duas crianças, que foram atingidas por balas da polícia. Um número importante de pessoas continua a afluir às unidades sanitárias em busca de socorro.
Pacheco sublinhou que as manifestações estão a ser protagonizadas por pessoas "instrumentalizadas", e que maior parte da população não é a favor dos tumultos.
A Frelimo, partido no poder, reuniu-se de emergência para encontrar uma saída face ao caos. Edson Macuácua, porta-voz do partido, disse que a Frelimo repudia as manifestações e pede calma.
O Pais-
(MiradourOnline)
Sem comentários:
Enviar um comentário