Maputo - A nova Presidente do Malawi, Joyce Banda, vai visitar Moçambique entre 12 e 14 de Maio de 2012, para conversações com as autoridades moçambicanas sobre temas da cooperação bilateral, informou hoje (terça-feira) a presidência moçambicana.
Joyce Banda, que ascendeu à presidência do Malawi em Abril, na sequência da morte do anterior chefe de Estado Bingu wa Mutharika, vai manter um encontro com o homólogo moçambicano, Armando Guebuza, além de liderar as conversações oficiais bilaterais. [AngoPress]
Depois de morte de Bingu wa Mutharika, o Governo moçambicano empreendeu simbolicamente um gesto de normalização das relações bilaterais com o Malawi, oferecendo combustível e alimentos para as cerimónias fúnebres de Mutharika.
Com Bingu wa Mutharika, Maputo manteve uma relação crispada, devido a alguns incidentes ocorridos entre os dois países, como a tentativa do Malawi de testar unilateralmente a navegabilidade do rio Zambeze, a partir do Porto de Nsage, no Malawi.
A tentativa da navegação visava encurtar e diminuir os custos das importações através dos portos moçambicanos de Nacala e Beira.
O falecido chefe de Estado malawi interrompeu abruptamente uma visita a Moçambique, depois de o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, ter exigido explicações sobre uma incursão da polícia malawi num posto da guarda de fronteira moçambicana, na província de Niassa, norte de Moçambique, que causou ferimentos em alguns polícias moçambicanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário