"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Já se paga estacionamento na Av. Samora Machel

JÁ está a ser implementado o sistema de estacionamento rotativo remunerado, conhecido por parquímetros, sendo a Avenida Samora Machel, na baixa da cidade, a primeira em que desde ontem os automobilistas pagam para estacionar.
Para tal, foi posicionada uma equipa de 22 pessoas, entre arrumadores de carros, monitores e supervisores que controlam os 182 espaços delimitados para o estacionamento. Numa primeira fase, cada viatura paga dez meticais por permanecer em cada área, num intervalo não superior a duas horas e meia. O mesmo valor deverá ser adicionado em caso de o carro continuar no local.
As instituições terão um tratamento diferente, pois podem requerer cartões especiais para os seus colaboradores, mediante o pagamento de um valor equivalente a 960 meticais mensais, mas apenas para estacionar nas áreas solicitadas.

Foi também facilitada a situação dos moradores de edifícios nas zonas abrangidas pelos parquímetros. Estes podem ter acesso a cartões de residentes para estacionar, o que significa que não pagarão nada senão o custo do processo administrativo.
No entanto, o primeiro dia da entrada em vigor da medida foi marcado por casos de automobilistas que, alegadamente surpreendidos com a medida, recusavam-se a pagar o valor de estacionamento estipulado por não concordarem com a norma ou por alegada falta de dinheiro para esse fim. Não foi avançado o número de condutores que agiu desta maneira, mas de acordo com o vereador para a área de Transportes e Trânsito no município de Maputo, João Matlombe, todos os infractores serão penalizados.
Matlombe explicou que os automobilistas que não respeitarem a norma estarão a estacionar ilegalmente e as suas viaturas serão rebocadas pela Polícia Municipal que, a partir da próxima semana, estará na via pública para acompanhar o processo.
“Estes são os primeiros dias e nós apelamos à empresa (gestora dos sistemas de parquímetros) para continuar a consciencializar os automobilistas a pagarem pelo estacionamento, mas nos próximos dias já não serão tolerados casos de prevaricadores”, disse o vereador.
O sistema de parquímetros está a ser implementado pela empresa ACSG/Autometric, cuja directora executiva, Browin Migliatti, explicou que o estacionamento remunerado estará operacional no período entre as 7:30 horas e as 17:30 horas, nos dias úteis de semana e das 8:00 às 14:00 horas aos sábados.
A fonte disse que durante a permanência dos carros nas áreas delimitadas, os arrumadores serão responsáveis pela segurança das viaturas, cujo estacionamento terá sido pago.
Nesta primeira fase da implementação do sistema na capital que arrancou na Avenida Samora Machel, os parquímetros estarão operacionais na chamada zona A, ou seja, no perímetro que vai da Avenida Vladimir Lénine (extremo situado na baixa da cidade) até à esquina com a 24 de Julho e ao longo desta até ao entroncamento com a Avenida Albert Lithuli e daqui até à Av. Mártires de Inhaminga.
Depois da Samora Machel, as avenidas Zedequias Manganhela, Karl Marx e Vladimir Lénine são as próximas, onde os automobilistas passarão a pagar pelo estacionamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry