"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Governo ainda não sabe quanto irão custar as eleições intercalares

Marcadas para 07 de Dezembro de 2011
Maputo (Canalmoz) – O Governo marcou para 07 de Dezembro de 2011 as eleições intercalares nos municípios de Quelimane, Pemba e Cuamba, mas ainda não sabe quanto dinheiro irá sair dos cofres do Estado para financiar os pleitos.
No final da 32ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, onde foi decidida a data da realização das eleições, o porta-voz do Conselho de Ministros, Alberto Nkutumula, disse que o Governo ainda irá fazer cálculos para apurar o custo total dos escrutínios que visam encontrar os substitutos dos edis forçados a renunciar aos seus cargos pela direcção do partido Frelimo.
As eleições autárquicas intercalares terão lugar nos municípios de Quelimane, Cuamba e Pemba, províncias de Zambézia, Niassa e Cabo Delgado, respectivamente. Os edis eleitos em 2008 para dirigir estes municípios renunciaram recentemente em catadupa, em cumprimento de ordens da direcção do partido Frelimo, pelo qual concorreram aos cargos.
Porque a lei não permite a exoneração de edis eleitos pelo povo, a artimanha encontrada pelo partido Frelimo foi ordenar aos edis que apresentassem as suas renúncias dos mandatos às respectivas assembleias provinciais. Assim, Arnaldo Maloa, de Cuamba, Pio Matos, de Quelimane e Taqub Sadique, de Pemba, foram obrigados a renunciar. Não se sabe se algum deles concorrerá no dia 07 de Dezembro. Nada impede que se candidatem por outras formações políticas ou como independentes. Não há sinais disso, por enquanto.
Nas três autarquias onde dia 7 de Dezembro se realizarão eleições autárquicas o mandato dos edis eleitos terminará daqui a dois anos. As eleições intercalares não são para as assembleias municipais.
Actualmente estas autarquias estão a ser dirigidas interinamente pelos presidentes das respectivas assembleias municipais.
Reunido esta terça-feira, 06 de Setembro de 2011, na sua 32ª sessão ordinária, o Conselho de Ministros marcou a data das eleições autárquicas intercalares. A campanha eleitoral irá decorrer de 22 de Novembro a 04 de Dezembro.
Apesar de não saber o custo real das eleições intercalares, o Governo, através da ministra da Administração Estatal, Carmelita Namashulua, disse ao Canalmoz que há disponibilidade de fundos para financiar as eleições. (Matias Guente)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry