"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Curpir ‘veneno’ nos ‘bafana-bafana’ deve ser missão dos Mambas na Final


próximo domingo (Torneio COSAFA-Coca cola)

Se Moçambique chega a final depois de ter deixado por detrás selecções com um palmarés invejável é porque tem uma palavra a dizer.
Se não tivesse não marcaria os 2-1 contra a vizinha Madagáscar que na jornada anterior derrotou copiosamente os ‘palancas negras’ por 1-0. Daí que o Miradouronline é da opinião que o xadrez actual dos Mambas é possível ultrapassar a África do Sul auspiciosa que tem insistido estar apenas a fazer passar para estes jogos uma equipa em desenvolvimento (developmental team) (Agora onde está a própria Bafana-Bafana?), mas que na verdade é esta que vai procurar não deve deixar os créditos da RSA em mãos alheias. Força Mambas, que sofreremos junto no Domingo!

SADC confrontada com a realidade



…adia uma cimeira do seu órgão dedicado às questões de política, defesa e segurança que devia ter tido lugar ontem em Luanda.

O clube da SADC deve ter atingido um nível mais baixo de inoperacionalidade quando José Eduardo do Santos (Zédu) se viu compelido a adiar uma cimeira para a capital angolana ontem, na qual o PR Armando Guebuza devia tomar parte.

Se bem que Zédu não tenha avançado a razão para esta desconvocação, tudo indica que isto tem a ver com a crise zimbabueana, cujas negociações em Pretória se encontram suspensas para alegadas consultas junto das respectivas lideranças em Harare.

Informações que circulam em Luanda avançam que “com alguns observadores a acreditarem na existência da falta de consenso para a sua realização ou então que as partes em negociação estariam perto de uma solução que seria atrapalhada pela reunião” (Noticias.31-07-08), não valeria a pena reunir o grupo de país responsáveis pela de política, defesa e segurança, a Suazilândia, Tanzânia encabeçada por Angola.

Entretanto, ontem o Botswana endureceu a sua posição face ao conflito, dando a conhecer que suspenderia a sua participação futura nos encontros da SADC a menos que haja solução da crise zimbabueana.

Mexidas no Ministério do Interior - quatro comandantes provinciais caiem



…Entretanto escasseiam informações sobre as razões mais profundas da exoneração de quatro comandantes provinciais.


Foi ontem que 4 províncias viram as caras dos seus comandantes provinciais da PRM mudadas, alegadamente para melhorar os serviços prestados ao cidadão. Ainda que laconicamente o comunicado mencione a razão acima referida, as razões mais profundas destas mudanças foram evitadas, mascaradas mas não retiradas do imaginário do cidadão que beneficia dos tais serviços.

Vimos então que “de José Domingos Tomás, Carlos Joaquim Rungo, Lourenço João Catandica, todos com a patente de adjunto comissário da Polícia. Três dos quatro foram ontem empossados pelo Ministro do Interior, José Pacheco. Nesta sequência, Luís Magueza, que era comandante da PRM na capital do país, Adriano Mucuapera, província do Maputo, e Francisco Vontade, Nampula, foram exonerados daquela função. Arsénia Massingue, que liderava a corporação em Manica, passou para Nampula, continuando como única mulher comandante da Polícia a nível provincial no país” (Notícias, 31/07/08).

No entanto, ficou por mencionar por parte de José Pacheco das razões da alta do crime organizado no país. Será que estes novos comandantes vão responder aos desafios que o crime organizado nos coloca? Há propostas que foram submetidas pela Amenestia Internacional ao MINT e ao Governo no geral sobre o ‘direito de matar’ que ainda prevalece no seio da corporação e que o ‘cidadão teme mais ao polícia que os criminosos’, terá sido tido em conta com esta mexida dos comandantes? A ver vamos neste terceiro trimestre do ano que começa já amanhã. Foto BBC

Quelimane FM nasce em Quelimane

"Quelimane Frequência Modelada (QFM) é o nome de uma nova rádio que acaba de nascer na capital provincial da Zambézia. Propriedade da Associação de Jovens para o Futuro (AJOF), a nova estação emissora, de carácter comunitário, transmite nas línguas Portuguesa e Chuabo nas Frequências Modulares de 94.5 MHz com um raio de cobertura de trinta quilómetros.
O director da QFM, António Zumbira, disse que está tudo a postos para a grelha de programas, mas aguarda-se pela licença definitiva, havendo já muito entusiasmo por parte dos seus fazedores. Explicou que a nova rádio aposta em programas de educação, sensibilização, entretenimento e informação noticiosa. Fonte Noticias

PS: Esperemos que nao seja a Radio Indico (dos Camaradas) em expansao, ja' que nao se descreve muito bem qual e' a linha editorial e os verdadeiros promotores da ideia.

Bicicleta (6) - “Revolução verde” em Nampula : Bicicleta limita assistência a camponeses*



...Segundo Mouzinho de Albuquerque em artigo do primeiro plano do Jornal Noticias de Maputo, de hoje.


Sendo que “as distâncias que temos que percorrer na transmissão das novas tecnologias agrícolas aos camponeses são grandes e as bicicletas não são meios de transporte adequados para isso. É uma situação que afecta particularmente aos extensionistas da rede pública.
Os que trabalham nas organizações não-governamentais ou empresas privadas não têm falta de transporte”, desabafou o extensionista e supervisor da rede agricola de Namialo em Meconta, Joaquim Sousa.

Ele acrescentou que a se deslocar de bicicleta de uma comunidade para outra, onde se encontra afecto um extensionista, tem sido um autêntico martírio em virtude da maior parte das visas de acesso nas zonas rurais da província encontrarem-se em péssimas condições de transitabilidade.
Muitos camponeses da região de Minhari encontram-se neste momento envolvidos na implementação do processo de combate ao fenómeno de podridão radicular da mandioca, através do fomento de espécies do tubérculo resistentes à doença. É uma tarefa que conta com o envolvimento de extensionistas que disponibilizam e informam aos camponeses as formas correctas de plantio e de consumo. Confira os desenvolvimentos desta historia neste elo. Foto Noticias

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Mexidas no Ministério da Educação e Cultura (Comunicado)


Confira a ultima postagem: Mexidas no Ministério da Educação e Cultura (Comunicado emitido pela RM).

Tudo indica que a toada continua. Hoje aparece o Jornal Noticias com novas membros para os distintos Sectores do MEC. Embora o comunicado nao indique claramente as razoes desta mexida, Joaquim Ernesto Matavele foi exonerado do cargo de director adjunto do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação, passando a director nacional adjunto dos Recursos Humanos nos órgãos centrais do MEC. Albertina Moreno cessa as funções de chefe do Departamento Central, passando a directora nacional adjunta do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Noutro despacho, o ministro Aires Ali exonerou Raquel Raimundo da função de directora provincial da Educação e Cultura, cargo que vinha exercendo na província de Maputo, tendo sido transferida para os órgãos centrais do MEC, e nomeou Lucas Fernando para exercer, em comissão de serviço, as funções de director provincial de Educação e Cultura na província de Maputo. Fonte Noticias

Bicicleta (5) - Voz da verdade 'bicileteia' com a mídia independente (Prossegue)


...por isso o Governo se esforça a amordaçá-la

Volto à Série. O controlo acentuado da mídia pela Frelimo quando, sobretudo, algo lhe interessa é notório. Viu-se e continua a ver-se desde casos o 5/2 (supe-terça), na crise governativa que impera a olhos vistos, e às alianças com um tipo de governos amigos que o regime de Maputo tem por aí fora, começando com o do Zimbábue. Quem sai a perder em último caso são as tais pessoas que o poder do dia em Moçambique diz governar, por falta de informação fiável e digna de credibilidade. Mas, há uma coisa interessante nisto tudo. As censuras político-partidárias ao que acontece nesta “pérola do Índico” têm efeitos contrários, dis-multiplicadores de dis-bicicleta (pedalar para tras). Quer dizer, são os agentes do regime que sem querer trazem o que se passa por dentro do Governo para cá fora. E aí se dão lançam-se contra a mídia, sobretudo a independente.

Enquanto a Frelimo aperfeiçoa métodos e tácticas de eliminação do quarto poder, vemos assaltadas e saqueadas instalações da mídia independente dos seus preciosos equipamentos. Se, por um lado, elementos do regime político optam por maneirismos contra toda a mídia quanto a é adverso e protestante, por outro, vemos as populações a abraçaram esta mesma na busca só e só da verdade. Porque é só aí onde a Frelimo apologética do monopartidarismo é exposta, do seu comodismo atacado, do xiconhoquismo combatido e desbaratado. Para dizer que as populações cientes disso, vêm-nos mídias independentes como vozes da verdade. Será que o “Notícias”, “Domingo”, “RM” e “TVM” podem se pautar na tal verdade? Tem piada que, nesta última, o que procuraram são as novelas brasileiras e bons filmes para relaxar a tensão.

Voltarei à série em breve, para entre outros, deter-me na questão dos “chavões” das assimetrias, empreendedorismo e riqueza.

Foto: OficinadeSociologia

Professores empecilho à qualidade de ensino no país


...Na óptica da Dra. Cristina Tomo.

Procurando fazer uma radiografia do sector que dirige, a Directora Nacional de Educação Geral, Dra. Cristina Tomo, na abertura dos trabalhos da II Reunião de Balanço do biénio 2007/2008, bem assim da planificação do 2009, afirmou que para o seu bom desempenho “nem todos professores têm material para enfrentar o seu trabalho”, o que leva a baixos índices de aproveitamento escolar.

É normal hoje, passados 32 de Independência Nacional, que encontremos professores “que não dispõem de materiais normativos como também outros que ainda têm lacunas” – acrescentou aquela dirigente do MEC. E mais reconheceu que a inabilidade das escolas de educação de professores prepararem bem os futuros professores conduzam a que o ensino e aprendizagem se efectivem.

Não obstante estes constrangimentos que a Dra. Tomo mencionou, nos fez ver que o seu sector esteja já a “formação de professores e a colocar material escolar atempadamente nas escolas e trabalhar na introdução do novo currículo do ensino básico com vista a ultrapassarmos essa lacuna”. Os trabalhos do Balanço continuam nas instalações do MEC, com discussões na especialidade. Imagem achada aqui.

PS: Professor sem programa de ensino o que faz dentro da sala?

Carta ao meu amigo Nelson no Chitengo em Gorongosa (9)

Caro Nelson;

Escrevo-te hoje para, desta vez, ti falar do aniversário deste blogue que se deu a 26/07/2008. E não só foi um ‘anito’ de grandes ‘avanços’ como também de ‘retrocessos’, dos quais alguns deles têm propostas de melhoramento, como também, ti dou conta dos destaques noticiosos nacionais quer na imprensa quer no meu quotidiano pessoal. Por falar do plano pessoal, espero que estejas desfrutando de uma boa saúde na companhia dos demais colegas aí pelas bandas da grande Gorongosa e tua integração esteja a se efectivar a contento. Cá por mim vou indo aos poucos graças a Deus. Voltando ao assunto da minha carta, quatro assuntos me parecem configurar alguma substância para teu conhecimento ou mesmo revisão:

· A questão dos seqüestros no Maputo
· “O público teme mais na Polícia que os criminosos” versus a linha verde
· A Suécia e Suíça versus a corrupção e falta de transparência governativa
· As bofetadas que elementos da Frelimo estão aplicando na oposição.

Nelson, homens inteiros com ‘h’ maiúsculos já começam a ser seqüestrados na cidade capital naquilo que a opinião pública e a uma boa parte da imprensa entende ser um novo contorno da já preocupante onda de criminalidade. O método dos criminosos em si, percebido como medieval e basicamente clássico, não encontra uma PRM com antítese necessária para neutralizá-los. Um contra-método falta na nossa polícia, apesar de investimentos maciços de que beneficiou muito recentemente.

Isto “me leva ao segundo ponto Nelson, se perante um público que teme enormemente e mais na Polícia que os criminosos”, a tal ‘linha verde’ que dá a sala das operações da PRM valerá! No imaginário do cidadão pacato há uma grande desconfiança na polícia, que é tida como colaboradora com as ‘grandes gangs’ que fazem das suas sem que alguém lhes dê oposição. As solturas sem mais nem menos de criminosos e a não valorização da colaboração do cidadão colocam a PRM no mapa das polícias mais inviáveis e pouco dignas de uma pretensa honra. A lei e ordem nunca se reporá se nós próprios cujo mandato é salvaguarda-lá, operamos à margem da lei e ordem. A ausência de lei e da ordem que se repercutem e tomam o Governo adentro. Os elementos do executivo fazem o uso inadequado dos recursos financeiros oferecidos e emprestados pelos parceiros moçambicanos aos nossos olhos. Vemo-os a dilapidar em espiral do tesouro público para fins pouco dignificantes e até pessoais.
Agora, Nelson quando me dizem o que não foram notificados pela Suécia por causa de corrupção, os governantes estão a ser lisonjeiros. Além deste país mais de 18 milhões tem o dedo acusador neles, e vão dizer que não os notificaram também. Afinal qual é notificação um ladrão deve ter que esta? Ladrão deve ser tratado como tal. Aiuba Cuerreneia e os seus correligionários, Nelson, são tidos como estando a ensaiar um modelo de cooperação que não conte com os países do Ocidente. O que quer dizer que, como o velho esquizofrênico de dono da junta governante zimbabwena, Mugabe, caso o Ocidente pare de lhes dar dinheiro, vão olhar para leste; ou seja, para a China e Índia. Só a pequenês dos nossos dirigentes os levará a agir assim.

Nelson, a tal pequenês que acima me refiro é aquela que também vimos ser operada pelo partido dos Camaradas. Um pouco por todo o país, a Frelimo já mexe com as oposições, retirando-lhes as bandeiras, amedrontando-lhes, bofeteando e encarcerando os seus membros. Ela tenta a todo o custo ludibriar a todos e a tudo para que se ache a frente e ganhadora na próxima cadeia de eleições quer intercalar quer as gerais, mesmo se para a vontade diga aquilo que pouco quer ouvir. O que me preocupa, Nelson, os elementos que estão perpetrando estes crimes eleitorais continuam à monte, escondidos nos seus aposentos de ar condicionado. A CNE, o STAE, o Conselho Constitucional e o próprio Chefe de Estado fazem-se igualmente de míopes e com ouvidos moucos para intervir em situações de atropelos à leí-mãe e a eleitoral.

Nelson, estas e outras preocupações desta dita ‘pérola do Índico’ em nada contribuem para o desenvolvimento de um estado democrático e forte, onde os moçambicanos independentemente do seu estrato social, cor e origem são tidos em conta e seu concurso reconhecido. Portanto, Nelson, ficaremos a espera para ver os contornos que esses assuntos vao ganhar, embora a semana esteja a meio, sem que quem de direito tenha dito nada direito.

Saudações do teu,

Dedé

Abaixo-assinado ou "jogo de dois paus" em Manica?



...Contra Dlhakama ou contra a Oposicao?

Leia aqui os designios forjados e manipulados pelo partido no poder, de um pretenso o dissidente do partido, Saimon Muterua, que se diz porta-voz da auto intitulada «Junta de Salvação Nacional da Renamo», Dhlakama poderá ver-se confrontado com um abaixo-assinado a si dirigido na qualidade de líder do partido.

Mais tarde!


Mais tarde tratarei da série “Bicicleta (5)”, e mais uma “carta ao meu amigo Nelson no Chitengo em Gorongosa”.

Foto retirada daqui.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Desconhece-se a sorte do Motorista gravemente ferido


...enquanto para Filipe Nyussi, consta que ele esteja a "recuperar bem" num hospital na vizinha RSA.


Conforme uma fonte do MDN, o ministro da Defesa de Moçambique, Filipe Nyussi, levado para tratamento na África do Sul devido a um acidente de viação, está a “recuperar bem e voltará ao país entre quinta e sexta-feira”, informou hoje o Ministério da Defesa.Filipe Nyussi fracturou o braço esquerdo num acidente de viação a caminho do posto administrativo de Matchedje, província do Niassa, Norte de Moçambique, onde ia participar nas celebrações do 40º aniversário do II Congresso da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido no poder.O motorista do veículo ficou gravemente ferido no desastre, do qual saiu ileso o ministro da Agricultura, Soares Nhaca.
O porta-voz do Ministério da Defesa de Moçambique, Joaquim Matarruca, disse que Filipe Nyussi “está arecuperar bem” e poderá voltar a Maputo entre quarta e quinta-feira.“Graças a Deus, está a recuperar bem, saberemos quando é que recomeça as suas actividades quando chegar a Maputo, entre quarta e quinta-feira”, disse Matarruca.Filipe Nyussi, formado em engenharia, assumiu a pasta de titular da Defesa de Moçambique em Março último, em substituição de Tobias Dai, que ocupou o cargo durante cerca de 10 anos.CORREIO DA MANHÃ - 29.07.2008


PS: O que nos deixa triste e' o facto da saude do motorista ter sido preterida ou mesmo posta em segundo lugar, sendo a pessoa que foi atingida gravemente.

Elementos da Frelimo detêm membro da JPC



…numa azáfama de travar a marcha do trabalho de educação cívica junto do eleitorado.

Para além da Renamo, a Associação cívica Juntos Pela Cidade (JPC), viu um seu membro ser preso durante uma campanha de recolha de assinaturas de apoio àquele partido para as próximas eleições locais de Novembro.
Segundo o Presidente da JPC, Fillipe Gagnaux, num documento de denúncia, tais desacatos foram dirigidos por elementos do Partido Frelimo “do bairro da Polana caniço “B”, onde se destaca o próprio secretário da célula local e, alegadamente com a participação cúmplice dos membros do Posto Policial da Polícia da República de Moçambique (PRM) daquele bairro residencial, localizado no subúrbio de Maputo. “Descrevendo como o caso occoreu Gagnaux afirmou que “A respectiva detenção, durou todo o período vespertino da passada quinta-feira, 24 de Julho, isto é, da 1 hora às 17 horas e, segundo ainda a fonte documental, tal acção se manifestou em actos de humilhação e ultraje expressos em interrogatórios e detenção provisória nas instalações da célula e posteriormente no posto policial sem abertura de processo-crime ou anotação de ocorrência e na confiscação temporária de pertences pessoais tais como documentos de identificação e telemóvel.”

A JPC já participou o caso a LDH, enquanto mais tarde se verificava a soltura do membro. Os elementos da Frelimo se puseram em fuga e continuam à monte. A este próposito, “…a JPC condena vigorosamente e manifesta o seu repúdio contra estes actos intimidatórios e de obstrução com vista a sabotagem do trabalho de recolha das assinaturas de um grupo de cidadãos, nos termos da lei, protagonizados por membros do partido Frelimo e com a cumplicidade da PRM”.

O temor de perder que se apossa da Frelimo, quando as eleições estão à porta e consequente atropelo à lei-mãe nesta matéria por seus militantes e simpatizantes tem sido uma tónica dominante nos dias que passam em quase todo o território nacional. Fonte: CanaldeMocambique

Cerca de 415 membros da OMM aderem a LF da Renamo


…com a última filiação sendo de 15 mulheres a maior em Angoche.

Quem anunc iou esta nova do seio da Liga Femenina (LF) da Renamo foi Fátima Mussifala (FM), Presidente desta organização femenina em Angoche que explicou que “os abandonos surgem na medida em que se registam muitos desacatos no seio da OMM e como forma de se aliviar destes, as mulheres filiam-se ao partido de Afonso Dhlakama.”

A cifra de 400 mulheres a maior do abandono das fileiras da OMM e porterior adesão no primeiro trimestre soma-se a das 15 senhoras que se filiaram muito recentemente, segundo aquela dirigente partidária. Questionada da razão deste abandono massivo dos membros da OMM, a Presidente Mussifila disse que “porque é naquela organização partidária onde, segundo ela, se pode encontrar a paz”, apesar da Frelimo se vangloriar “ frequentemente de recrutar elementos do partido Renamo para as suas fileiras. E esta dança ocorrer com maior frequência em períodos eleitorais”.

No entanto Mussifala lamentou a crescente onda de intimidações e inviabilização das actividades da Renamo por elementos da Frelimo naquela região. “As intimidações, refere, são na sua maioria do tipo de violência humana e física, com destaque para a destruição de casas, incêndio das sedes do partido e ainda a violação dos membros da Renamo”.

No tocante à educação civica para o pleito eleitoral de Novembro de 2008, aquela dirigente da Renamo em Angoche refere que os trabalhos de educação cívica. Estranhamente, “o Partido Frelimo tenta que os cidadãos que não estão claramente sob seu controlo para lhe assegurar o voto não se recenseiem. Também se diz que o Partido Frelimo teme que os cidadãos ao irem votar dêem o seu voto à oposição e façam com que o partido que sempre dirigiu o País desde a Independência” saia derrotado dos pleitos eleitoris à porta. Fonte CanaldeMocambique

Bicicleta (4) - ‘Ciclista’ não veloz (continua a toada)



...das três mudança de velocidade que fez nenhuma a ajudou a cortar a meta.

Prossigo a série, e já pedalo na outra ‘gear’(mudança de velocidade). Para dizer que a velocidade com que entramos para uma administração de Guebuza sabendo, pelo menos deu para verificarmos três reduzidas. Prometeu-nos que ele (o PR) ia combater o ‘deixa-andar’, que confrontaria distemidamente a corrupção, e que ele era o homem da ‘mudança’ contra a pobreza em Moçambique. Se ele fosse um ‘ciclista’, verdadeiramente, cortava três vezes que engrenou as ‘forças de mudanças’ de velocidade para anunciar vitórias. Qual quê!
Ao invéz de nos brindar com sua demonstração de esforço concreto nessa direcção, ele e outros ciclistas do executivo preferiram abandonar a corrida contra o ‘deixa-andar’, da corrupção e do ‘enriquecimento absoluto’ não cortando deste modo a meta. A taça luminosa que vêem por aí de terem vencido uma corrida de ‘ciclismo’ é replica, não é real. Guebuza e outros ciclistas não ganharam; abandonaram a corrida ao meio, ou ganharam ‘queimando etapas’.
Mas ele disse que ganhou! Tem a taça (fake!). Os dinheiros e vastos interesses empresariais, a opulência cujos valores de ostentação provindos desta corrida de ciclismo não negam aos olhos de ninguém. Pairam desavergonhada e absolutamente. Será que ele vai devolver a taça como o fez a tristemente célebre Marion Jones (EUA) no atletismo que veio ao público dizer ‘sorry’, não consegui, vos envergonhei, redimindo-se dos seus erros? O que é, quiça, periclitante ao destino de nós todos, são os fitos cada vez pujantes e assustadores e maquiavélicos do ‘ciclista’ que se apegar a taça, mesmo com avisos contra a navegação de que não ganhou!
Será que a Frelimo se redimirá dos seus erros de governação, apontando com o dedo acusador o que está mal e premiando o bom trabalho? Nunca e nem dirá cheirinho sequer que seja durante as passeatas presidenciais do Maputo ao Rovuma , agora com a ‘ginga’ do ar para Tete. Foto Mulheres de Namarroi usando bicicleta para socorrer parturientes/St. Pauls United Church

O público tem mais medo da polícia que dos criminosos*


*Custódio Duma da Liga dos direitos humanos de Moçambique

Conheça os termos do Relatório da Aministia Internacional de Abril último passado sobre a licença para matar que continua a reinar nas hostes da PRM. Confira no elo AI

Ao que tudo indica a PRM não parece estar a implementar as recomendações da Aministia Internacional, sobretudo na revisão do Estatuto da Polícia no tocante à responsabilização das altas patentes pelos actos praticados pelos agentes às suas ordens. Foto de Aquinaldo Mandlate uma das vitimas que nao escapou as barbaridades policiais. Mondlane que Advogado Estagiário da MGA Advogados e Consultores foi barbaramente espancado e baleado pela Polícia da República de Moçambique na manhã do dia 02.07.07.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Bicicleta (3) - Força de mudança à toa destoa (Prossegue)


.... preside o nosso desastre colectivo.

Retomando ao fio do pensamento da última postagem desta série. O desafino do som do ‘tambor’ anunciando uma boa colheita da ‘maçarroca’ é bem evidente. Não são poucos que se questionam se de facto há aí pessoas que tenham forças para a mudança do afinar as cordas da guitarra. Com uma guitarra já de si, com a caixa velha e cordas a cortarem-se por todo o lado a cada toque, dúvida-se de uma boa melodia que nos dê alegria e nos dê esperança de uma seara verde e boa colheita. E agora com esta do desencaminhamento dos dinheiros doados ou emprestados da Suécia, Suíça e outras nações, anunciados nos últimos dias à imprensa? É na verdade uma má notícia, para o Governo, e boa para os Governados. O governado agora consegue notar de quão mentirosa é Frelimo.

O governado ademais vê na anunciação de 'futuro melhor' dos homens do ‘tabor e da maçarroca’ como uma simples quimera, uma verdadeiramente lisonja, certamente um destôo desta governação. Quem não vê que tal ‘força de mudança’ à toa destoa não atina o desatino de quem preside ao nosso desastre, a nossa desgraça, o nosso pauperismo perpétuo colectivo. Os doadores e demais parceiros de cooperação já vão, um a um, neganando o apoio ao regime e dirigentes da Frelimo. Os doadores e pareceiros de coorperação olham para as mãos espertas do ‘stó pidir’ frelímico (para volta e meia só olhar para sua própria bariga insaciável), com lamento e infelicidade. Vou ‘pedalando’ nesta série, com mais postagens para breve. Foto Ferraznoindico

Governo da Frelimo em maus lençõis!


…é acusado pela Suécia de corrupção e falta de transparência governativa, enquanto diz que este Reino ainda esta' por dizer o que disse a 'imprensa' e nao 'as portas-fechadas para salvar seu bom nome!

O ‘Jornal Notícias’ de hoje abriu uma das suas páginas com uma notícia nada honrosa nem dignificante ao ‘belo Moçambique’ porque a Suécia acusa o Governo da Frelimo de uma – passe a expressão – ‘alegada’ corrupção e falta de transparência governativa. Ao que tudo indica, o Governo aguarda ‘notificação’ para discutir o assunto. Mas, enquanto esta notificação não chega, Moçambique viu já reduzido os montantes de apoios ao Orçamento Geral do Estado (OGE) por parte daquele país nórdico. A Suíça, por seu turno, decidiu cortar substancialmente a fatia que injectava no OGE por, segundo o Embaixador da Irlanda e representante da Troika dos parceiros de cooperação, Frank Sheridan, “por causa do fraco desempenho na área de governação, particularmente a falta de indicação substantiva sobre os progressos no combate à corrupção". O Governo insiste no tal forum apropriado para a discussão, a entrega tardia de relatórios de contas, sobre o desempenho do Governo e o combate a corrupção, bem como a falta de celeridade no sector da Justiça, contribuiram para a insatisfação dos doadores do OGE. E mais, o Ministro de Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia reconhece que os dias que vem lhe serão ‘madrasta’ por, por exemplo, na Suécia haver um novo governo.

Fonte Noticias

Comiche tenta salvar seu barco, mas chega tarde demais a leme


…vagueando entre dizer o que nós sabemos da sua administração e a máscara dos seus números

Com as eleições à porta, o edil do Maputo, Dr. Eneas Comiche tem redobrado esforços para esclarecer aos munícipes da sua quão claudicante epopeia governativa a mistura do que se considera nos circlos políticos e nos corredores do poder frelímico, a dura realidade da coabitação com a representante do PR, senhora Rosa da Silva.
E como se não bastasse o edil tem a tortuante odisseia de confrontar e passar sobre/contra os seus corrolegionários David (Ministro) e a Generosa (Presidente da AM de Maputo) nas primárias se quiser renovar seu mandato. Mas todo mundo sabe que Armando Guebuza, o PR, quer Comiche fora dos cordelineos do poder desta edilidade.
No entanto, o leitor pode conferir o estado ludubriante e agastante do governo de Maputo de Maputo aqui, com um balanço positivo que o edil Comiche, no tocante aos “números” dos últimos 3 meses do presente ano fiscal. Foto e Fonte CanaldeMocambique

Bicicleta (2) - Governar na total indiferença (Continua)


...Porquê?

Prossigo a série desta bicicleta que pode nos levar, politicamente falando, a 'gincana' que nos leva de lugar A para B. A este propósito, tratemos da crise actual do vizinho Zimbabúe que leva a muitos de nós reexaminar o que é corrente notar na governação da Frelimo aqui no nosso “belo Moçambique”. Faço a ponte para o que decorre naquele país do Interland pelo recente anuimento e por via disso a Felicitação que o jovem da propaganda da Frelimo diz ter passado ao Governo do regime déspota e sanguinário do Robert Gabriel Mugabe. A razão é simples. São regimes idênticos pela sua orientação política e modus operadus. O busílis do problema, muito repudiado nestes países, reside precisamente na comunalidade dos seus actos nefastos: governar como o regime bem querem na total indirefença, apesar de vozes crescentes chamando-lhes à razão, ao cautelismo e o respeito pelos direitos humananos. Em Moçambique como no Zimbabué tudo está à custa dos homens do poder do dia, que fazem ‘ouvidos moucos’ a qualquer proposta de melhoria aos seus actos de governação. Para irritação até de um dos parceiros importantes de cooperação e co-participador no saco azul do OGE, não quiseram se redimirir dos erros e falhas que existem do uso dos dinheiros doados. Até quando, neste andar de coisas, o governar na diferença para fazer diferença? Fonte OficinadeSociologia

Frelimo intimida membros e queima bandeiras da Renamo


…em Lalaua

Conforme o Canal de Moçambique que entrevistou o membro sénior do Partido Renamo em Nampula, o senhor Avelino Jorge, são correntes actos múltiplos de “vandalismo como maneira de intimidar os [seus] membros” por parte do Partido dos ‘Camaradas’. Jorge caracterizou a severidade dessas acções contrária a boa convivência democrática dizendo que “…queimam e destroem bandeiras, edifícios e outros meios pertencentes a Renamo, sob olhar impávido das autoridades naquele ponto de Nampula”; ou seja, não removem nenhuma palha para chamar ao juízo esses membros da Frelimo. Num outro desenvolvimento, Jorge põs em causa o sistema de aministraç~ao de justiça de nada fazer “vem investindo em pessoas junto das comunidades para inviabilizarem actividades da Renamo”, e abrindo os olhos só quando é para resolver os problemas dos camaradas. As barbaridades conduzidas pelos membros do “Batuque e da Maçarroca” tem como epicentros particularmente no Lúrio, Mate Sede, Nawawane, entre outros pontos da província de Nampula. Quem encabeça estas acções, segundo aquele dirigente da ‘Perdiz’ é o Administrador da Frelimo em Lalaua que secretamente “vem investindo em pessoas junto das comunidades para inviabilizarem actividades da Renamo” , como se estivessemos nos tempos do regime monolítico, ora derrubado com a realização das eleições multipartidárias. Para o Administrador da Frelimo em Lalaua, enquanto estiver este ‘belo Moçambique’ a cintilar como ‘pérola do Índico’ a batuta dos 'camaradas', “não não há lugar para a Renamo” - determinou.
No entanto, para dar cumprimento ao seu programa partidário da organização em que milita e seus membros promete que “neste país não há lugar para a Renamo”. Avelino Jorge remata e promete: “nós não vamos deixar que as coisas aconteçam assim porque caso a Polícia não resolva o assunto vamos usar as nossas próprias forças para acabarmos com tais desmandos”. ^Sem se perceber muito bem qual é o fito da Frelimo, por envereder pela intimidação e extração e porterior destruição de bandeiras, Jorge frisou concluindo que “Já perdemos muita coisa com estes desmandos e agora já basta”. Neste momento, segundo a fonte, “contabiliza-se um total de dez bandeiras recolhidas nas sedes da Renamo e destruídas”. Que raio de democracia é esta! Foto BBC

sábado, 26 de julho de 2008

Miradouro online faz anos, hoje!


…Com agradecimentos aos demais leitores


Completam hoje 12 meses desde que este blogue foi criado. Gostaria de referi r que cerca de 16,333 pessoas visitaram as páginas do blogue. Um blogue que procura ser um espaço de reflexåo sobre a actualidade nacional e internacional. O Miradouro agradece aos seus leitores pela contribuiçåo e força que deram ao longo do percurso. Um percurso nåo de todo perfeito. É reconhecendo estas desventuras que os próximos tempos seråo para melhorar e servir bem aos leitores.


Caso hajam leitores que queiram felicitar ou mandar suas sugestoes, por favor, o façam para o email: dede_moquivalaka@yahoo.com

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Mentira

Confiram e revejam o video do Rapper Azagaia, numa actuacao recente no Porto, Portugal

“As Mentiras da Verdade”, um Hip Hop irreverente de apresentação do jovem músico Azagaia, está a ter um grande impacto não só em Moçambique como em vários partes do mundo.
O single faz parte do álbum provisóriamente intitulado “Babalaze” - que ca' na terra significa “ressaca” - em referência à obra “Babalaze das Hienas” do poeta moçambicano José Craveirinha.
Azagaia, ou Edson da Luz, é um jovem universitário moçambicano que está a mexer com o mundo do hip-hop, por intermédio da sua incursão pelas maleitas do país, e que reverberou em vários círculos não só da sociedade mocambicana, como em Portugal.
A letra irreverente continua a fazer furor em grande parte dos blogs moçambicanos e além fronteiras, tendo mesmo sido publicada no site “You Tube”, acessado pelas camadas mais jovens.

Fonte: YouTube

Bonifácio Gruveta Massamba, um corrupto e nepotista



...mesmo dentro da era samoriana.

Já lá vão os anos 80 e princípios de 90 que tive a ambilidade de ser vizinho do senhor Constança (chamavamos a ele sr. Duarte, lá na zona), por sinal o tio do então Governador da Zambézia e antigo combatente Bonifácio Gruveta Massamba.
Senhor Constança foi e continua a ser gente muito respeitada tanto na zona de Quelimane de onde é oriundo como na alta Zambézia, onde nutriu muias e boas amizades. A dona Constança, mãe dos Manuelinhos, George, Suzete e outros foi e continua a ser de um entuasiamo e trato fácil. Isto por um lado.
Por outro lado, onde é, verdadeiramente, para mim, as coisas se estragam é nas mão longas do seu sobrinho, Gruveta Massamba. À luz do dia, ninguém prevenido, a família Constança tem uma Mercedes Bens 16-21, de umas tantas toneladas por aí, que ia naquele tempo de fome aguda, transportando produtos (peixe e coco) de Quelimane ao distrito. Todos se indagavam da pobreza mas aparecer um com uma viatura tamanha, foi notícia de bradar os céus no Gurué! Afinal, ficou-se a saber que Bonifácio Gruveta Massamba é que tinha fornecido aquela viatura ao tio. Agora digam-me lá se a corrupção não teve lugar mesmo durante o período samoriano? Eu considero Massamba um indivíduo que graças às armas foi ao poder e levou o que pode para o seu benefício pessoal ilegalmente. E estas ilegalidades continuam impunes ainda hoje no derrube da Floresta zambeziana, com o grupo "Green Crown Group", que opera em sociedade com Cheng Kee Meng. Tem uma concessão aprovada em Lugela, que representa a maior parte da floresta que sobra da Zambézia. Este grupo tem boas conexoes com a chamada nova “elite” local, que vai Joaquim Chissano, a Bonifácio Gruveta Massamba, o entao governador da província.

Mapa CanaldeMozambique

Henriques Lagos Lídimo cujo papel nas FPLM resultou na matança de moçambicanos indefesos


...devia ser julgado, ao menos.

O uso de poder coercivo e abusos de direitos humanos não são madrasta às Forças Populares de Libertação de Moçambique (FPLM) agora com a roupagem de FADM. Quem não se recorda mandos de H. Lagos Lidimo, Chefe do EMG das FADM e antigo chefe da contra-espionagem militar da FRELIMO, na Zambézia, onde cidadãos por clamarem seguir uma maneira diferente de pensar foram despojados das suas preciosas vidas. Quem não se recorda da polítca de terra queimada infligida a cidadãos indefesos em localidades como as de Dugudiua, Alto Benfica, Namanjavira, Namarrói, Gilé, Nauela, Mopeia, Mugeba, Molumbo, Nacuarro, Mepuagiua, Ruace, Namacurra e tantos outros lugares onde elementos das FPLM protagonizaram as piores atrocidades contra a pessoa humana. Eu as vezes fico boquiaberto quando à Renamo se lançam todo o tipo de mentiras pela propaganda da Frelimo sobre o que se passou de facto durante a guerra dos 16 anos. Escondem as verdades de cá e vitimizam as de lá. Quando olho por exemplo este escorraçamento de Lagos Lidimo da posição de Chefe de Estado Maior General (EMG) da FADM, vejo que a Frelimo tem uma preocupação única fazer desaparecer os agentes que encabeçaram dos mais abomináveis crimes contra a humanidade neste país. Por isso, tarde que tardar gente como este General devem aparecer em juizo, porque há testemunhos contra e a seu desabono na nossa jurisprudência. Chissano disse "perdoar não é esquecer. Mas reparar os danos causados é necessário, chamando ao juizo para quem de facto esteve por detrás delas. Foto MocambiqueParaTodos
PS: Fala-se deste General ter mandado limpar [matar] companhias inteiras que nao acatassem as suas ordens de ir aos recontros com a Renamo, sobretudo nos quarteis de Quelimane e Mocuba. Este assunto devia ser investigado para se apurar a verdade.

Avanços de uns são os desavanços dos outros


...Guerra de desinformação jogada no “Notícias”

Não fica bem a um canal informativo público fazer tudo para pintar os municipios à alçada do Governo da Frelimo com uma imagem boa, mas quando se tratam dos de quem manda são os da Oposição, sejam pura e simplesmente regateados para o plano secundário. Afinal quem vive nos munícipios onde a Renamo manda também são moçambicanos que querem ver as boas notícias também passadas no Notícias – Empresa Pública. Falo isso, sobre um recente artigo que até foi a ponto de sonhar que Dondo nos próximos três anos terá Universidade. Por favor, Notícias que torne visíveis também as notícias boas da oposição.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Discurso de Obama em Berlin, hoje

...Chance para levantar a sua popularidade na America?


Tens confiança em Barack Obama / John McCain para fazer coisas boas no mundo? Veja o resultado de uma sondagem levada a cabo em quatro paises, 3 europeus e um da Asia menor.

Confira aqui sobre o discurso de Obama que muito creem que seja a replica do JF Kennedy quando apoio a Alemanha contra a guerra. Fonte da sondagem: BBC / Foto AP

Carta do meu amigo Nelson, no Chitengo em Gorongoza (8)


Caro Nelson,

Apraz-me ti dizer, antes de mais, que de saúde vou indo e lá vai o tempo a fazer das suas, trazendo-me umas pequenas constipações. Mas o que é bom é esperar que estejas de gozo de uma execelente saúde e como é bom saber que quando tens tempo dás um salto da grande Gorongosa à Cidade da Beira.

Nelson, na minha última carta ti falei do grande momento que a Frelimo e Renamo vive, no tocante às primárias que estão de redemoinho à redemoinho para a saúde desta nossa democracia jovem. O jovem Muhate, do ‘Rabiscando Moçambique’, foi quem partilhou, com seu comentário a carta que ti fiz foi, por acaso, um jovem que vive esses momentos de democracias internas nos partidos. Criticou a Renamo por não saber fazer democracia e teceu um paralelismo com os porfios do classica história helênica. Foi precisamente aqui onde andei desavindo com o meu tão ilustre amigo da Frelimo. No entanto, não quero defender os indefensível. Se na Renamo os canditados não são escolhios mas ‘impostos’, então estamos em presença de águas cálidas e turvas. Nelson, o mesmo diria para com a Frente de Libertação que em moçambique se impõs até que percebecem que afinal a democracia multipartidária é a via. Parece que quando Simango e Generosa aparecem como candidato um ambiente de azédume instalou na ala mais dura da Frelimo, que muito apresadamente o jovem da propaganda tentou nos dias que passam minimizar e o candidato à sua própria sucessão, Dr. Comiche, disse, ‘em tom irónico’, que tais candidaturas eram bem vindas. Só que nós o público, Nelson, é que ficamos agradecidos por este salto qualitativo na democracia interna do Partido do ‘batuque e da maçarroca’. Isto por um lado.

Por outro lado, também te falei das ‘peripécias’ senão mesmo ‘passeatas’ presidenciais aerotransportadas à nossa Zambézia desolada quer pela fome quer pelas maus serviços de saúde, educação, transporte e comércio, quer ainda da crescente delapidação da sua riqueza marinha, florestal e agricola cujos proventos não voltam para a desenvolver. Zambézia rica foi empobrecida nos corredores do poder em Maputo. Agora, não vejo como um povo assim ultrajado e deixado só, ainda tem a coragem, forças de ir votar em causas que não lhes ajudam ou retiram da situação penosa em que se mergulha. Como votar no futuro melhor assim e com que força de mudança? Sinceramente, eu não vejo.

Por outra ti falei dos rodópios mugabios em Harare. Custa acreditar que a Frelimo o tenha endereçado f-e-l-i-c-i-t-a-ç-õ-e-s por ter ganho(?). Ainda bem que um homem da proa da maçarroca saiu a rua denunciar e ridiculizar o menino propagandeador das políticas dos mais velhos. É sim, reveja uma das colunas da imprensa ‘domingueana’ do senhor então Ministro da Segurança até quando Samora morreu, Sérgio Vieira. Ao que tudo indica Mugabe cabisbaixo aceitou fumar o cachimbo da paz, que abrirá caminho a formalização da presidência de Tsavangirai, o legitimo vencedor das eleições zi(o)mbabuenas.

Quero terminar Nelson para dar umas novas aí de que o críme em Maputo já é de níveis bem assustadores. Já os assaltos não poupam a ninguém, nem a própria imprensa que viu toda sua rede de computadores varidos dos seus escritórios. Os criminosos não têem cara. Cenas bem recorrentes e cheiram a ‘política’ lá da casa branca da Pereira de Lagos, Nelson. Agora me diz tu se mobilizar a tritemente famosa Polícia de Intervenção Rápida (PIR) é solução para este problema tão bicudos que a capital e o país tem neste momento? A ver vamos o que a próxima semana nos trará neste e outros assuntos do devir nacional. Só quero ti pedir, de saida mesmo, que me mandes uma pequena imagem sobre o PNG hoje, secundando o pedido que a Ximbitane te fez no teu blogue.

Um bom fim de semana de saudades.

Dedé

"O Pais é nosso"

...Com vozes lindas.


Um grupo quatro meninas, Seguindo Sonhos, que foi rejeitado pela grande editora discográfica luso-moçambicana, Vidisco, já mexe com a Cotonete Records. Ouçam aqui o tema no qual tem a participação vocal do rapper Azagaia.
Fotos: OficinadeSociologia

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Bicicleta = ginga (1)


…ou não, eis o dilema.

Quão aventurados são os zambezianos que deixados à sós pelo poder do dia, procuram suas formas de subsistência quotidiana desafiando sua imaginação, sendo uma delas o uso da bicicleta. Sabido que por exemplo as distãncias urbanas e interurbanas, bem assim para além da província não são curtas, rareia transporte público digno ou não existe mesmo. 32 de Independencia, para quem quer viajar do Alto Molócuè a Molumbo, por exemplo, se arrisca a empoleirar-se em tractores ou camiões privados. Grande parte dos cidadãos deste espaço territorial vê na bicicleta não vê como transporte alternativo, mas uma necessidade. Ter bicicleta não é luxo, mas um imperativo. Isto até muito antes da Independência.
Mas porque a bicicleta, Jacinto?
- Bicicleta (risos)….para responder as necessidades básicas em transporte que não chega aqui.
Agora, Jacinto, com essa saga de falta de combustíveis no país?
- Ouvimos falar disso, mas não nos afecta aqui na Zambézia, porque nós já estamos nesta andança faz muito tempo. Mesmo antes do Governo pensar que a bicicleta é alternativa.
Mas o Governo quer alternativa ao problema do combustível que está muito caro, Jacinto.
- achas que a jatrofa é a tal alternativa, se não temos pétroleo como os angolanos?
- Meu irmão é melhor que não descubram tão já. Com tanta gente a meter os braços no saco azul dos cofres do estado, podes imaginal com a era petrolifera?! Veja só isso!

Queres me dizer Jacinto que o Governo escreveu na ‘água’ ao proclamar a bicicleta alternativa ao problema dos elevados preços dos combustíveis?
- Ó meu amigo Dedé nem é por aí, mas quando aquele rapaz aparece a dizer que até eles os Grandes teem que ir quatro gajos num carro de quatro lugares, os meus filhos ficam até se rindo dele. Por falar disso tenho que comprar uma ‘burra’ .

’Burra’? O que é isso já Jacinto?
Aqui na terra chamos a nossa bicicleta ‘burra’ ou ‘ginga’, se quiseres na lingua vernacular ‘eginga’, ‘etxika’ ou ‘ethika’ para encurtar as distâncias que o transporte público podia ajudar a fazer.
Bigado por me ensinar muitas coisas sobre bicicleta, essa ginga!

Foto retirada aqui.


Fraude da Frelimo no recenseamento denunciada na Beira


...Sem ainda pensarmos nas próprias eleições.

Confira no neste elo um artigo da responsabilidade do Canal de Mocambique, sobre a 'bela' ideia da Frelimo de chegar ao poder na Beira 'queimando etapas'.
Não é segredo de ninguém que a Frelimo sempre teve derrapagens eleitorais em todas eleições. Tanto que, se não fosse essa política, de ‘quem ganha leva tudo’, o mapa dos territórios que a apoiam seria bem delimitado. Era tempo da Assembleia da República rever a lei-mãe, porque, de facto, províncias inteiras são sacrificada dada a sua aversão ao partido no poder. Tomemos Zambézia por exemplo, onde a Frelimo nunca teve vitória em nas últimas três eleições gerais. Mas, estão lá a mandar como se tivessem mandato do povo para o efeito. Esta política de fazer ouvidos de mercador perante realidades podem custar a democracia que estamos tentando erguer! Continuemos a denunciar este actos, Eng. Simango!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Nova roupa da RM online

...E a Radio Cidade pode chegar na net para breve.


Com um novo formato, mas mantendo a radio online basicamente o mesmo. Clique aqui para ver. Resmungue, e grite se nao gostar, mas parabenize se notou que houve um passo qualitativo, comparando com a pa'gina anterior. Lembre-se a RM e' de no's todos, nem penses que pertence a Frelimo, por isso que pagamos a taxas mensais.

Nampula-Cidade não quer recandidatura do edil da Frelimo

...Na senda da repulsa dos municipes de quase todas as edilidades dirigidas por elementos do partido dos 'camaradas'


Segundo o jornal-online GMN que se a partir de Maputo, “os munícipes da Província nortenha de Nampula contestam a recandidatura do actual edil, Castro Namuaca, alegando que grande parte do programa apresentado no seu manifesto eleitoral na campanha eleitoral de 2004, não foram realizadas.O GMN adianta que, “dentre as suas reclamações destacam-se o estado de degradação das vias de acesso nos bairros. Segundo os munícipes houve falta de vontade por parte da edilidade na execução dos programas e planos por si desenhados e acusam Namuaca de não facilitar a colaboração.”Um dos fiascos da actual liderança da Frelimo em Nampula é precisamente “a política de concessão de talhões nos bairros de expansão também apresenta na longa lista de reclamações dos munícipes local”.

sábado, 19 de julho de 2008

Carta ao meu amigo Nelson no Chitengo, em Gorongosa (7)


Passam já duas semanas que partiste, Nelson. Espero que tudo esteja bem contigo e sua integração na equipa dos ‘experts’ em fauna bravia esteja a decorrer à contento. Amava ter notícias tuas sobre o que se passa por aí no PNG (pé-ni-ge). Por cá, vou indo aos poucos como poucos foram os desenvolvimentos da semana que ora termina. Mas há o que nos impressiou. Senão vejamos:


- As ‘grandes primárias’ nos partidos Frelimo e Renamo,
- A visita guebuziana à Zambézia,
- O Zimbabwe.

No tocante às ditas primárias, Nelson, esta semana foi, mormente, interessante ver como as democracias internas dos partidos funcionam. Renamo vai de vento em popa, e dentro dos constrangimentos que vive, seleccionando aqueles que vão representar a Perdiz nas próximas eleições. Não vou me deter aqui das verdades e ironias que o processo encerra/ou, mas digo-te que foi melhor dentro do espaço de manobra que uma oposição como a nossa pode ter neste tipo de pleitos eleitorais. Isto por um lado.

Por outro, a Frelimo não deixou de surpreender ao público, com as suas lutas internas que são resultado de anos de jogos às escondidas que muitas vezes culminavam na indicação dos camaradas, sem que para o facto houvesse algum escurtínio público. Desta vez, muito particularmente, no Município da Cidade de Maputo, vimos aparecerem contendores para o cargo de edil do mesmo. Evoluiram camaradas como o actual Ministro dos desportos (sr. Simango) e da presidente da assembleia do municipio da capital (sra Generosa). Nelson, é importante destacar esta pequena viragem pela positiva destas eleições internas no transe para as eleições inter-partidárias que já vão ao pé da próxima curva. Por mim, Nelson, a Frelimo já se deu tempo para cismar e concluiu que Comiche pode não ser a pessoa certa para os embates eleitorais que se avizinham, cujos resultados podem não só penalizar a ele, como também, levar a capital às mãos da oposição, escrevendo outra página da nossa história certeiramente.

Quem não faz história é o PR, Armando Guebuza, que está na tal passeata presidencial e partidária ao nível da província da Zambézia, onde ele não conseguiu dar resposta do porquê de muito tomate nos mercados de Morrumbala. Nelson, perante a resposta evasiva do ‘magnata’ que ocupa a ‘Ponta Vermelha’, meio mundo que assistiu ao showmicio ficou boquiaberto e incrédulo. Guebuza dizia que não tinha como travar a entrada do tomade malauiano ao país. Só que o nosso PR é muito atrassado a perceber as coisas. A população não disse que não quer tomate vindo do Malaui. A polulação disse, indirectamente ao Guebuza que é disatento a entrada do tomate e outros produtos ao país sem os minimos requisitos documentais de comécio, nem cobertos agendas comerciais do clube dos amigos da SADC. O que a população de Morrumbala quis dizer ao PR que há comércio desfavorável vindo do território malauiano; ou seja, Os malauianos cientes de que podem exportar na base desfavorável, nunca aceitam que o tomate de Morrumbala, e quiça, deste ‘belo Moçambique’ entre naquele país do inter-land. Nelson, foi mesmo uma passeata infeliz do PR, cujo condão e mote principais são as preocupações de Guebuza que teêm haver com a retenção consolidada da sua presidência que pode ser posta em causa nas próximas eleições locais e provinciais, se a Frelimo ganhar e não ganhar bem.

Nelson, lembro-me teres ti dissertado amiudemente sobre o Zimbabue no teu blogue. Dissecaste o sistema mugabanse e até reflectiste nas implicações da conjuntura da actual crise zimbabueana em Moçambique. Agora, com o Mugabe exposto e mais fraco, a mediação silensiosa de Mbeki divandando, a ONU incapaz de impor sanções ao regime criminoso e o ‘cabal’ de serventes à sua volta, a União Africana desencontrada, não sei se a resposta da America e Reino Unido de declarar unilateralmente sansões será eficaz. Fico céptico sobre o futuro, pior ainda porque vejo o nosso governo do Maputo a não dizer ‘coisa com coisa’; ou seja no lado errado da história, congratulando um regime ilegitimo de Mugabe pela boca e voz do jovem propagandístico, Edson Macuacua. Será que essa troika da UA, já aceite por Mbeki, trará frutos que possam virar o triste quotidiano do povo zimbabueno? Não sei!

Fico por aqui Nelon, esperando vir ao teu contacto para, entre outras coisas, ti dizer sobre os acontecimentos da semana e talvez responter tua missiva.

Um abraço de sempre,

Teu Dedé

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Quando rótulos

...não faltam ao Governo da Frelimo.

Se o leitor prestar atenção há uma canção que é repetida amiudemente pelo Governo da Frelimo, quando é a vez de encobrir as derrapagens e afogos que tem na área dos desportos e mesmo no campo de cultura. Desta última, vimos desde 75 uma imposição das rotulagens que não teêm nada a ver com a cultura dos povos, em nome da chamada cultura popular (qual quê!). Agora, quando olhamos no campo dos desportos, esta mesma rotulagem a ser aplicada.

Falou-se do “majestoso estádio da Machava” que acabamos vendo que de estádio nada tem, até porque o Governo foi forçado a fazer beneficiações minimas, sobretudo e principalmente quando jogadores de outras nações tinham que põr as mãos no nariz por causa do cheiro revoltante nos balneários.

Um nova etiqueta nasceu, com a China ao encalço, o “Estádio Nacional” que se pretende que seja, segundo a Frelimo, sinal de encontro duma nação; ou seja unidade. Mas os críticos veem nisto uma forma de põr bem distante o sonho de se ter estádios bem decentes nas províncias.
Parece que a Frelimo terá ouvido, e muito apressadamente, já fala duma outra etiqueta categorizante, o tal de “Estádio Regional” para servir as província de Niassa, Cabo Delgado e Nampula. Muito apressadamente também deu destino o local onde é hoje “Estádio 25 de Setembro” de Nampula, para uma nova categoria rotulante: “Estabelecimento Hoteleiro”. O “25 de Setembro portanto passa a Hotel!

Na senda desta rotulagem, acompanhamos que há tempos o nascer duma tal “academia Mário Esteves Coluna” que de académia nada tem, senão um bar e descoteca para os ‘fugitivos’ de Maputo passarem as suas melhores horas e noites. Como o Governo é craque nestas coisas de dar ‘nome’, foi a Manica onde decidiu chamar um lugar de “Centro de Excelência desportiva” sem fechar nego'cio. No Chimoio nasceu ontem o “Estádio Provincial” com pista de atletismo e sei la' o que mais, inagurado pelo actual presidente do do Munícipio, no quadro a exaltação da passagem rotular do nome de “Vila Pery” à “Chimoio”. Portanto, na óptica da Frelimo, teriamos um esquema conceptual como o seguinte:

O que estas categorias emergentes nos dizem?
Qual é a ligação que se pode fazer entre as etiquetas?
Haverá razão das etiqueta desviante?
Há um “gap” quanto a categoria “desporto no distrito”, será propositada?
Porque então o nível do distrito está “sem etiqueta”?
Que possíveis saídas?

Estou só a levantar as preocupações que se abatem com sistema Governativo da Frelimo, aliás perguntas acima agem como uma provocação para quem pode cismar e dar subsidios a bem do desporto nacional. Conto com os vossos comentários. (x) Fonte e Foto Noticias.

Feliz aniversario, Madiba!

...90 anos, hoje

Confira aqui, mais desenvolvimentos sobre o assunto. Foto Africawebmaster

quinta-feira, 17 de julho de 2008

"Mãe negra e pai branco, gémeos negra e branco"


"Um casal alemão teve gémeos. Até aqui tudo é normal, como normal continuará a ser apesar de um ser branco e o outro negro, tal como os pais. Não é um caso vulgar mas, do ponto de vista clínico, acontece quando a mulher tem dupla ovulação.
O pai da Leo e do Ryan (assim se chamam os simpáticos bebés nascidos em Potsdam, na Alemanha) é alemão, mas a mãe é originária do Gana, país da África Ocidental. Dizem que se ter gémeos já é uma forte razão para serem felizes, ter um de cada cor é mais um motivo.
"Ao princípio a família ficou um pouco confusa", conta o pai, explicando que nunca tinha ouvido falar de tal coisa. No entanto, acrescenta, "tudo ficou explicado até pela nossa própria cor". "Em alguns casos, pode acontecer que gémeos tenham diferentes cor de pele", disseram fontes da clínica de Lichtenberg, acrescentando que é a primeira vez que uma situação destas acontece em Berlim.
Um caso semelhante foi conhecido em Outubro de 2006, na Grã-Bretanha, quando a britânica Kerry M. Richardson deu à luz dois gémeos, um branco e outro negro. Segundo a mãe, e ao contrário do caso de Berlim, quando os bebés nasceram ninguém notou nada porque, explicou, eram praticamente da mesma cor.
No entanto, ao fim de alguns meses, contou ao jornal "Live", de Newcastle, um começou a ficar com a cor do pai e até mesmo com cabelo louro, enquanto o outro ficou escuro, como a mãe.
Hoje, com dois anos de vida, Layton e Kaydon Richardson, assim se chamam os irmãos gémeos, continuam cada vez mais parecidos, um com a mãe e outro com o pai.
Estes casos de nascimento de gémeos de cor diferente são raros mas não revelam qualquer anomalia. Segundo especialistas, a probabilidade de isto acontecer é de uma em um milhão." (x) Foto e fonte Jornal de Noticias

Pequena parte dum grande problema

...na construção de estradas e pontes no país.
Confira aqui um retrato sobre a actual contrução pela consórcio Conduril-Marcleusa da avenida com o nome de um general da Frelimo (ja falecido em circustâncias estranhas na praia do Bilene há alguns anos atrás) que compreende a distância entre a praça Lurdes Mutola e o bairro CMC. O mais certo é que a obra não irá cumprir com o contrato da entrega da obra a 17 de Agosto.
De uma coisa estamos certos, uma vez a obra iniciada a 17 de Dezembro d 2007 e nem está a metade do seu cumprimento da distância por fazer, não há nada que garante que as mesmas sejam finalizadas em menos de 30 dias. O que o Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) pensa, pelos dias que faltam para os prazos vencerem, apesar do senhor Artur Plácido, director de Produção da Conduril, garantir que o prazo fixado para a entrega da obra será cumprido?
Este é apenas uma pequena parte dum grande problema da gestão das estradas ao nível da cidade capital, que espelha o quão mediocre é a prestação das empresas da ‘nomenkalatura’ do poder que ganham contratos à porta do cavalo mas sem capacidade para realizar as obras, que obedeçam os requisitos e padrões de qualidade exigidos e aceitáveis. (x) Foto Noticias

Afinal o que a Assembleia Municipal da Cidade de Maputo tem mais a fazer?


...quando órgãos não eleitos são mais fortes que os eleitos!

Fica-se agora sem se saber porque as assembleia dos munícipios, neste caso o da Cidade de Maputo teêm que fazer se o Ministro da Administraçåo Estatal já decidiu como o seu território se divide, neste caso o Distrito Municipal-Quatro (DM-4). De resto, esse exercício de apreciação não passa de fútil e vil, dado que só contribui para delapidação do erário público, através das ‘senhas’ diárias do deputados nos bancos de assembleia.

No fundo, bem vistas as coisas, estando as eleições, quer as locais quer as gerais, à porta, a Frelimo redistribuiu o território nacional para evitar uma potencial derrapagem eleitoral, se a geografia continuar como está. Ora isto é mau para o desenvolvimento da nossa jovem democracia. (x)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Mexidas no Ministério da Educação e Cultura (Comunicado)


…e subida de vulto é da antiga Directora Provincial de Educação de Inhambane, Dra Naima, por sinal, colega, amiga e braço de Aires Ali, quando Governador naquela provincia. Por sua vez, o comunidado ditou ainda a saida do Dr Simão Mucavele do cargo de Inspector Geral da Educação.

Voltarei ao assunto com dados mais precisos sobre o assunto nesta mexida repentina de quadros de Airs Ali que também afectou o Director-Adjunto Provincial de Educação de Sofala. (x) Imagem retirada aqui.

Em Inhassunge, mulheres ‘batem os maridos’


...e, chegam mesmo a ‘não mostrar o salário’ aos esposos, em puro acto de violência doméstica.

Para quem acompanhou o último jornal da Rádio Moçambique, foi reportada uma situação de problemas sociais nas terras zambezianas. Uma mal estar teima abater se nas familias por causa da violência doméstica entre conjuges. “Os maridos quando morrem, é porque foram fetiçadas/envenenadas pelas esposase quando as esposas morrem, é por por doença” mesmo que tenham sido vitimas das atrocidades do marido. A RM citou a fonte dizendo que há casos de mulheres ‘batem os maridos’ e ‘não mostram salário’ aos esposos naquela parcela do país. Foto retirada daqui

Professor Massingue, esse mi[ni]stério existe mesmo?


... Ficamos aterrados com ‘pregações’ sobre Ciência e Tecnologia


Quando Prof. Doutor Venâncio Massingue diz "nós os africanos durante muito tempo ficámos parados em termos de desenvolvimento científico e tecnológico nos nossos países, porque a agenda dos colonizadores não era a promoção do desenvolvimento do conhecimento" será que é esse o discurso de desenvolvimento que queremos ouvir?

Se há ministérios que deviam ser abolidos e suas áreas redistribuídas ao ministério da educação e cultura, universidades e sectores afins, é o Ministero de Ciência e Tecnologia. Guebuza aliviaria o Estado de uma sobrecarga financeira que está sendo dreganada naquele mi[ni]stério e mande o professor doutor dar aulas e investigar à bem de Moçambique. (x)
Foto Noticias

terça-feira, 15 de julho de 2008

INAV admite comodismo e espirito de “deixa-andar” implicitamente


...Ao em vez de distribuir/enviar aos donos as cerca de mil cartas de condução aguardam levantamento em Sofala por mais de 6 meses.

O comodismo e o deixa-andar que assola quase toda administração pública leva muitas vezes que o cidadão lhe sejam negados os serviços de que tem direito. Para ilustrar isto é a recente divulgação por Alfiado Sitoe, presidente do Conselho de Administração do INAV que “mais de mil cartas de condução não tenham sido reclamadas pelos titulares, acrescentando que será realizado um estudo para apurar as razões do fenómeno” (Noticias).

O governo quando diz estar a põr em marcha uma programa de reforma do sector público, o que se pensa é no sentido dos serviços aproximarem e bem servir aos utentes do mesmos, e não o contrário, vendo-se que o cidadão para além de pagar, não lhe é enviada a sua carta. Agora, quando o PCA do INAV diz que não compreende "como é que alguns condutores preferem continuar a usar a antiga carta quando a nova encontra-se emitida e aguardando por eles nobalcão do INAV” (Sic), contitue um insulto. A resposta é simples: os utentes, muitas vezes, tendo pago pele feitura e envio a si das cartas, não sabem se já estão prontas. Ficam num 'blackout'.
Eticamente falando, o INAV devia reter o endereço e contactos dos utentes para dar seguimento ao processo, para, ao menos avisa-los. Quem pode advinhar que a carta está pronta? Quem tem dinheiro a gastar para se deslocar ao INAV todos os dias? Conclusão: Comodismo e deixa-andar tomou conta do INAV.

Comprovativos no caso “Mathe”


...vai ser o fim do problema?


Conforme o jornal noticias de hoje, "João Januário de Melo [na imagem] , provável proprietário da residência da qual foi despejada a família Simão Mate, no Bairro da Liberdade, apresentou há dias documentos comprovativos segundo os quais é legítimo proprietário da casa."
Esta historia ja havia sido passada aqui no Miradouronline.
Fonte: Noticias

Bachir à contas por genocídio e crimes contra a humanidde em Dafur


... e TPI acusa al-Bashir e pede sua detenção

“O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luís Moreno-Ocampo, acusou ontem o presidente do Sudão, Omar al-Bashir, de crimes de guerra e contra a humanidade e de genocídio em Darfur, onde mais de 300 mil pessoas morreram em cinco anos de conflito. Neste contexto, Luís Moreno Ocampo, solicitou uma ordem de detenção contra o presidente sudanês.”
Fonte: Notícias

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry