Após uma renhida batalha eleitoral nos fim de semana passada, a vizinha Africa do Sul parece que caminha a passos largos para escolher um novo Presidente, ja' que ser lider do ANC e ser presidente dos sul-africanos.
O Vice-Presidente Jacob Zuma [na imagem da AP] terá conseguido reunir os votos necessários que o conferiu uma vitória estrondosa contra o seu adversário, o Actual Chefe do Estado Thabo Mbeki. Confira aqui esta notícia.
Perdi o texto que havia feito e directamente, mas deverei voltar para o assunto.
ResponderEliminarNao tem de que^, esta' sempre em casa no Miradouronline. Ta-se bem!
ResponderEliminarQuais seriam as implicacoes geo-estratgicas e politicas duma eventual subida de Jacob Zuma ao poder na RSA? Seria bom amigo de Mozambique? Conhec;o muito mal o perfil deste politico sul-africano, fora do seu envolvimento naquele caso de corrupcao e relacao amorosa desprotegida com uma seropositiva.
ResponderEliminarBom, Dede! É difícil para eu dizer o que serão as implicacões geo-estratégias políticas com Zuma como chefe do Estado sul-africano. Mas podiamos prever que este é um grande retrocesso para África do Sul, África Austral e o continente africano, em geral. Jacob Zuma já tem problemas que se não estivessemos com o tipo dos nossos líderes, já teria desistido da corrida ao poder para o bem de TODOS NÓS. Ele é o factor de divisão, tanto lá como no continente e no mundo. Vai ser presidente da RSA, mas se ocupará mais nos problemas em que ele foi acusado que às políticas vantajosas para o país e o continente.
ResponderEliminarInfelizmente, nada vislumbra para uma boa solução para a liderança da RSA. O facto de Mbeki se meter no jogo e a liga feminina do ANC não ver como sério o peso que Zuma carrega, indica-nos isso. Portanto, mais uma vez, depois de tantas falhas de governação em muitos países da região, depois das suas independências, estamos sujeitos a assistir mais uma, agora na única potência da África ao Sul do Sahara.
De facto, que seja verdade que o homem seja um factor de divisao, ninguem duvida. Resta saber dos proprios sul-africanos o que pensam sobre o dirigente emergente com este todo o tipo de probelmas que lhe vao 'as costas. Ha' que acompanhar de perto o evoluir da situacao para tirarmos ilacoes mais cabais nos proximos tempos. Bom dia.
ResponderEliminar