Do seu manifesto eleitoral, segundo o blogue Meu ser Original, a Renamo enaltece oito pilares a volta dos quais gira o futuro regime presidencialista de Afonso Dlhakama onde as águas se separam entre o executivo, o legislativo e o Judicial. O Presidente Dlhakama continua a acreditar que, primeiro, se apoia numa ideologia centro-direita centrada na defesa duma democracia plena e na defesa acérrima dos direitos humanos e liberdade de expressão.
Segundo, defende uma política social do trabalho virada ao apoio a família, de cuja associação, de massas trabalhadoras organizadas em sindicatos, é protegida por lei. De seguida, vinca a economia alicerçada num regime tributário favorável e empresariado nacional capaz de dinamizar o progresso econômico que evite a concorrência desleal interna e na região da SADC. Neste âmbito, ressalta ainda a transparência e declaração de bens para os governantes no acto da assumpção de cargos.
Sendo a agricultura o motor da economia, uma atenção especial é dada a reabilitação do sector para transformá-la em indústria com o fito de trazem divisas ao país e reduzir a balança de pagamento. O projecto da Renamo, por ultimo, fará uma abordagem transversal das questões de saúde, educação, da pobreza e do desenvolvimento. Que a Renamo tem ideias de governacão. Que tem programa político. Que vinca e precisa as áreas de actuação se Governo. Que tem preocupações com a integração regional, embora concorde com ela. Mais sobre o este projecto pode-se ainda conferir aqui.
Pois é. Para frente é o caminho. Avancemos
ResponderEliminarIvone