No debate sobre as dúvidas que ainda persistem quanto à eleições provinciais e na esteira do esforço que os partidos estão a fazer para que este direito constitucional dos cidadãos se cumpra, extrai partes da dissertação do meu blogue, um "bate-papo" com a Sra Soares sobre o que o Governo-Sombra da Renamo tem desenvolvido em termos de accoes; ao que afirmou que esta' a trabalhar, mas pode ser que estas não estejam a ser publicadas para o consumo público.
Começei, então, por lhe colocar a ideia de que por detrás duma grande victoria está uma organização eficiente. E disse-lha que neste capítulo a Frelimo sempre levou a vantagem sobre a Renamo. Argumentei que embora a Renamo tenha uma visão e um programa, o mais importante era traze-los ao plano da acção, através de estratégias de implementação. Mortrar mais que pode ser governo, criticando e trazendo de seguida propostas concretas para mudar o estado das coisas.
Outrossim, disse-a que tem presente que, por exemplo, que a Renamo nao pode dizer que vai treinar tanta gente para serem agentes de guarda da costa maritima, mas deve explicitar que uma vez Governo eleito democraticamente, a costa maritima mocambicana estará segura nestes e naqueles termos e adoptam este e aquele modelo diferente do que o Governo tem feito. Ou ainda, no tocante ao Transportes e communicações poderá portanto previlegiar, por exemplo, o desenvolvimento duma rede que....tal e tal...custando ao futuro governo...isto...nao abaixo da inflação nacional. Pode até afirmar que proconiza subsidiar ou deixar de subsidiar este e aquele sector. Neste rol todo de propostas o estudo das accoes do partido adversario se afigura importante. Porque so' assim é que veremos a Renamo marcar diferença clara do governo-do-dia.
Ao ponto sobre a mobilização do governo-sombra para começar a trabalhar nessas frentes e nos varios sectores, Soares afirmou: “O Governo-sombra tem feito algumas coisas, talvez estejamos a pecar por nao difundir. Direi a nossa Primeira Ministra-Sombra, Dra. Maria Angelina Enoque, que sugere isto”.
Fi-la ver, enfim, que seria bom que a Primeira-Ministra-Sombra viesse ao publico para mostrar alternativa, e também nas ocasiões que ha' pronunciamentos ou assuntos relativos às outras áreas do governo-sombra. É de capital importãncia isso e de extrema necessidade. Senão nós estaremos sempre a pensar que nada se está a fazer, e, que a imprensa estava aberta para receber notícias da sua organização. Confira aqui onde a imagem foi retirada.
Miradour(o)nline: 09-11-2007
Parabéns Dede pelo artigo que escreveste. Qt à Ivone (que me desculpe) disse a única coisa que devia dizer num fórum público.
ResponderEliminarImagine, que recordei-me que a primeira ministra do governo sombra se chamava Angelica Enoque, só quando li o comentário da Ivone. No seu lugar, eu respondeia assim mesmo. Por mais próximo ou adversário da Renamo estejas/sejas, não conheces quem é o ministro-sombra do interior, quem nos falaria da solucão da criminalidade, ministro da educacão, da administracão pública, das financas, etc.
À Ivone só lhe peço para dizer aos memmbros do governo-sombra, do secretariado, da Comissão Política, do Conselho Nacional para começarem a navegar na net e lerem as nossas opiniões.
So' nos resta "beber" dessas novas nao anunciadas. Agradeco Reflectindo tambem pela refleccao.Fizeste um reparo que acho interessante:
ResponderEliminarPenso que a composicao do Governo-Sombra devia acompanhar a composicao do Governo-do-dia que e' para que os assuntos das a'reas deiam o devido seguimento pela oposicao. E' assim em sistemas onde ha' governos-sombra.
Por exemplo li no site da Renamo um cargo de Ministro se nao estou em erro de informacao/comunicacao. Esta cargo nao e' pertinente porque nao vai produzir o efeito desejado porque nao tem contra-parte. Especificacao dos termos de referencia de cada "job" vai ser benefico a democracia.
Ilustrissimos! Tomei nota e creiam que o recado vai chegar aos meus irmãos.
ResponderEliminarObrigada Dedé pela picture e comentário. Foi cavar fundo até achá-la! Meus caros: Obrigadaaa.
Caro Dede, eu também concordo que o governo-sombra devia acompanhar o governo do dia. Contudo, sou da opinião que isso não devia ser muito rigoroso, pois a Renamo ao formar um governo-alternativo devia procurar reduzir o número de ministérios que sai caro aos pagantes de impostos - o cidadão comum. Por outro lado, há ministério que até nos recordam do passado recente, por exemplo esse de informacão ou seja comunicacão social. Qual é a funcão desse ministério que até a própria Frelimo já o pôs na gaveta?
ResponderEliminarHá uma coisa importante: pôr a máquina a trabalhar, formando-se verdadeiros gabinetes onde se tracam estratégias de governacão. Temos que saber o que esses senhores discutem nas suas reuniões ordinárias. Salomão Moyana já tinha alertado sobre isto. Temos que ser sérios.
Uma outra alerta é a deslocacão do presidente e o SG às bases. Parece-me que esses senhores curtem muito a (cidade) Maputo e raramente vão às bases. Pelo menos uma vez por mês o Presidente e o SG geral deviam estar em alguma província.
Do portal já não falo porque são muitos que já se pronunciaram sobre esse problema. Não entendo do porquê não se actualiza. Será que o presidente e sg visitam este portal? Desculpa, minha amiga, Ivone, que nenhuma culpa tens.
Muito obrigado pelo excelente trabalho no BIL, Ivone. Forca, Ivone! Assim é que é. Mas o responsável do portal do partido nem quer lá publicar o BIL?
Existe a percepção que a Frelimo é bem organizada e a Renamo desorganizada mas temos de ter em conta que a Frelimo monopoliza todos os meios e recursos que deviam pertencer ao Estado e não ao partido no poder. A falta de visibilidade da Oposição é um grande problema, poucos conhecem o Programa da Renamo e ainda menos conhecem o Governo-Sombra mas temos de admitir que essa falta de visibilidade em grande parte deve-se ao facto de os principais orgãos da comunicação social serem controlados pela Frelimo.
ResponderEliminarObrigado pelo comentario reflectindo. Pois colocaste dados mais concretos que penso que aproveitados pode desaguar num bom trabalho por parte do Governo-Sombra. Sobre o partal, humm e' de lamentar apenas. Mas tudo foste preciso nos pontos que nao preciso de os repetir sobretudo no funcionamento da maquina quando dizes essa de formar "verdadeiros gabinetes de trabalhos onde se descutem estrategias". Muito bom! Boa tarde!
ResponderEliminarIvone, obrigado pelo comentario e prontidao na canalizacao dos assuntos! Ouve, sobre a foto foi mesmo uma calha, pois num browse to teu perfil calhou esta. Fiquei tentado a tomar aquela outras; a famosa da do teu gabinete de trabalho, mas achei esta era a mais actual e menos usada. BJHS pr'a ti Ivove
ResponderEliminarObrigado Sr Jose' por este comentario oportuno. De facto, num ambiente que a imprensa toda, 'a excep;ao de alguns casos, esta' a merce do Governo do dia, lanc;a essa ideia, para usar o seu termo, "percepcao" de que a Renas e' desorganizada e a Frelimo e' a mais organizada. Pode ser que a realidade anua isto mas temos dado avisos a Renas que nem que use parcos recursos que tem ou o 'exercico de voluntarios' que esta' a disposicao a espera do seu sinal. Jovens querem mudanc;as agora!
ResponderEliminarCaro José, muito obrigado pela tua observacão. Porém, como podes ver aqui, ninguém critica à Renamo por má fé. Portanto, a consciência de que a Renamo tem poucos recursos é o que pode levá-la a redobrar o seu esforco. Ela tem poucos meios, mais MUITO apoio popular. A forca da Renamo reside aí e deve residir aí. Mas como tenho dito, a Renamo é mais folgada em relacão a qualquer partido de oposicão em Mocambique. Com os seus 90 deputados com "income", ela pode fazer milagres, desde que esses deputados invistam no partido. Mas há muitos que nem querem comprar papel de resma para as suas sedes provinciais ou distritais. Podemos até dizer que são desses que estão lá para as mordomias. Se não forem eleitos a deputados, sem um pouco de VERGONHA admitem ser apresentando como desertores para a Frelimo. É mau demais. Há muitos que não querem investir sequer em bandeira do partido para a sua sede.
ResponderEliminarFalando, do trabalho, esses foram criticados na Beira, não é?
Vamos concretamente ao portal, qual é o problema de alguém sacrificar uma hora por dia para actualizá-lo. Qual é o problema de mobilizar voluntários para ajudar a fazer artigos? Aliás, há quase dois anos formaram-se porta-vozes em todo o canto do país. Agora nem de Maputo temos notícias. O que é que se passa?... Para quem conhece a Renamo, sabe que na base, nas localidades, distritos, há muito trabalho, mas que não se reporta para Maputo.
A imprensa pública, passou sim à propriedade da Frelimo, mas a privada tem trabalhado ardua e voluntariamente para promover a Renamo, promover a democracia. O Dede já se ofereceu e vamos a ver!
Eu sugiro que a Renamo crie urgentemente um sistema ou cultura de prestacão de contas. Digo, é, que se há governo-sombra, que este apresente o seu plano quinquenal por sector, o orcamento geral do estado alternativo, e muito mais aquilo que tenho dito. A imprensa privada há-de ajudá-lo a publicar, tenho certeza.
Eu prometo que se a Renamo fizer isto, ela ganhará mais respeito, sobretudo, pela parte da comunidade internacional e, pode-se imaginar de qual será o FRUTO.
Penso que deste caudal ao pensamento do ilustre sr Jose' que alias teve um ponto de vista contrutivo ao tema em debate!
ResponderEliminarA Dra Angelina, certamente, irá ler estes comentários e sendo a 1ª Ministra do Governo Sombra tomará as devidas providências para que haja maior difusão dos trabalhos do Governo Sombra da RENAMO.
ResponderEliminarObrigada Reflectindo pela observação.
O que o ilustre José disse é uma verdade, mas vamos contar com os préstimos da midia independente e algumas pessoas da Estatal são imparciais. Cortam as peças com reportagens sobre a RENAMo, mas deixam passar "algumas" coisas interessantes. Os ventos da Democracia devem ser mais fortes para acabar com a auto censura.
Ivone Soares
Concordo contigo Ivone plenamente. Uma observacao apenas, onde dizez 'imparciais' querias dizer 'parciais' nao e'?
ResponderEliminarPuxa, isto é que é debate, quem fala assim não é gago, é muito confortante saber que com pessoas deste calibre a vitória é mesmo certa!
ResponderEliminarQue se concretize esse seu palpite, José! Ou será um presságio? Deus é grande, e os moçambicanos estão cansados de serem instrumentalizados. A RENAMO vai Governar. Queremos os nossos ministros fora da Sombra e no terreno a labutar pelo povo. Está para breve, acredito!
ResponderEliminarIvone
Realmente! Tal sonho tal realidade. Diz que so' Deus ajuda os que se ajudam a si mesmo. Penso que a Renamo esta' fazer isso. Ha'-ja' tambem sorte!
ResponderEliminar