"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Visita de Guebuza agita Quelimane

Alguns políticos pecam por pretender criar protagonismo fomentando falsos rumores, como está a suceder com uma mensagem que circula nos telemóveis alegando que o maior da autarquia está empenhado em promover arruaça para prejudicar o bom ambiente que se pretende durante a estadia do Presidente da República naquela autarquia

A visita que o Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, efectua a partir de amanhã a província da Zambézia já está a agitar principalmente o ambiente político na cidade de Quelimane.Todos e ao mesmo tempo querem chamar à si o protagonismo do evento, particularmente o governo provincial, cujo timoneiro se fala muito está de malas aviadas para abandonar o cargo, e os órgãos do partido Frelimo que desde o último fim-de-semana contam com novo primeiro secretário ao nível da província.

Em algum momento, entretanto, até parece que chega-se a confundir a figura do Chefe do Estado, esquecendo-se que ela representa todos os moçambicanos, é o símbolo mais emblemático da cidadania moçambicana, independentemente da cor partidária de cada um.

Sabe-se, porém, que a cidade de Quelimane, a semelhança do que acontece na Beira, tem a particularidade de acomodar dois governos que representam partidos diferentes, nomeadamente o provincial representado pelos partidários da Frelimo e o municipal participado recentemente por filiados ao MDM.

Publicamente, estes dois órgãos tem promovido discursos aglutinadores, mas tem havido casos em que noutros ambientes promove-se uma maneira de estar invulgar.

Por causa, até, da afinidade política que une o Governo Provincial e o Partido Frelimo à figura do Chefe de Estado, é óbvio que estes dois poderes de larga influência local se sintam no direito e dever de serem os mais reivindicativos aos dividendos políticos que a visita do Presidente da República a cidade de Quelimane irá proporcionar.

Mas isso não pode, de forma alguma, concorrer para exageros a ponto de se promover falsos rumores com objectivo claro de prejudicar a imagem particular, sobretudo, do novo edil de Quelimane.

É que nos últimos dias circulam sms’s nos telemóveis, tanto em Quelimane, assim como no resto do país, insinuando as pessoas que o jovem edil Manuel de Araújo pretende promover arruaça em Quelimane alegadamente para ensombrar a visita do Presidente da República àquela cidade conhecida pela sua hospitalidada, carinho e simpatia que empresta aos seus visitantes.

Para a boa percepção do que está acontecer no terreno, o melhor que nos ocorreu é transcrever na íntegra a mensagem que também nos foi enviada: “Manuel de Araújo promove arruaça em Quelimane – denunciam militantes da Frelimo. Cerca das 14:00 horas do dia 09/04/2012, o Edil de Quelimane, Sr. Manuel de Araújo, realizou uma reunião na sede do posto de Cololo, na terceira zona, onde estiveram presentes os senhores Ruth Fernando e Valdemiro Pires, com o seguinte objectivo: (i) mobilizar os membros e simpatizantes do MDM e a população, em geral, para não aderirem à recepção do Chefe do Estado no Aeroporto de Quelimane, aquando da sua visita de trabalho aquela província, no âmbito da presidência aberta e inclusiva; (ii) a não adesão da população ao comício popular a ser orientado pelo chefe do Estado e promoção de ruído ensurdecedor durante a sua realização, de forma a perturbar a mensagem, tal como aconteceu nas cerimónias comemorativas do 7 de Abril corrente, em Quelimane”.

Das investigações levadas a cabo pelos nossos colaboradores em Quelimane, desponta a percepção de que esta mensagem supostamente difundida por partidários da Frelimo está descoberta de qualquer verdade, ou seja, está puramente deslocada da realidade.

Por outra, mostra claramente tratar-se de uma montagem protagonizada por indivíduos de má fé que não terão ficado satisfeitos quando recentemente Manuel de Araújo disse em público que não tem qualquer espécie de problema com o Presidente da República.

Aliás, é sabido que Manuel de Araújo goza de bastante carisma e simpatia por parte de altos quadros e dirigentes do governo, incluindo do partido Frelimo desde dos elementos do topo até aos órgãos de mais baixo nível da base. Isso já o tínhamos referido em edições anteriores, até muito antes de se pensar que um dia iria se candidatar e vencer a presidência do Município de Quelimane.

Retomando os resultados da investigação feita pelos nossos colaboradores em Quelimane, que fundamentam a falsidade da mensagem em causa, constatou-se que o Posto Administrativo de Colollo é o único que Manuel de Araújo ainda não visitou desde que assumiu a governação autárquica de Quelimane.

Ademais, os nossos colaboradores em Quelimane apuraram que na data e hora indicados na mensagem, designadamente 09 de Abril de 2012, as 14:00 horas, Manuel de Araújo encontrava-se reunido com o Governador da Zambézia, Francisco Itai Meque, no gabinete de trabalhos do dirigente máximo da província, com o objectivo de harmonizar os preparativos da visita presidencial. Depois da reunião que decorreu a essa hora, os dois dirigentes, acompanhados pelos membros do governo provincial e do município percorreram a cidade tendo ido visitar a Praça da Independência, onde foi montado o busto memorial a Samora Machel, o qual será inaugurado pelo Presidente da República na manhã desta sexta-feira.

A mensagem torna-se ainda mais ridícula quando se sabe publicamente que o próprio Edil Manuel de Araújo mandou produzir e emitir um comunicado no qual apela a toda população da cidade de Quelimane a participar massiva e de forma activa e animada na recepção do Presidente da República no Aeroporto de Quelimane, e também nos eventos subsequentes, nomeadamente na cerimónia de inauguração da estátua de Samora Machel na Praça da Independência e no comício popular que vai ter lugar no mesmo local.

Da nossa Redacção na cidade da Beira contactamos por telefone o edil Manuel de Araújo com quem abordamos os dois nomes contidos na supramencionada mensagem, nomeadamente os senhores Ruth Fernando e Valdemiro Pires tidos como presentes no alegado encontro de preparação de arruaça, tendo afirmado categoricamente que tudo não passa de uma montagem de um grupo de pessoas que pretendem o atingir, e que os dois nomes são uma mafia.

Resumindo, o ambiente sugere que caso continuem com esse tipo de procedimento, os supostos “camaradas” envolvidos não estarão em nada a contribuir para a construção de uma convivência sã entre os quelimanenses, muito menos para os propósitos da Frelimo que assentam na reconquista da autarquia nas próximas eleições, marcadas para 2013.

O AUTARCA – 19.04.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry