"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Guimino ganha eleições com a abstenção a atingir mais de 70 %: Município de Inhambane

Polícia tornou as eleições uma batalha campal contra os delegados e logísticos do MDM. Fez 53 detenções.
Maputo (Canalmoz) – O candidato da Frelimo, Benedito Guimino é o vencedor das eleições intercalares na cidade de Inhambane. Até ao fecho da presente edição dados oficiais do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) indicavam que Benedito Guimino teve 11 mil 383 votos contra 3 mil e 287 votos de Fernando Nhaca do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Guimino ganhou em todas as mesas de voto. Estes números vêm confirmar uma alegada sondagem encomendada pelo partido Frelimo que atribuía uma vitória com cerca de 70 porcento ao seu candidato e 30 porcento para o candidato do MDM.

Com base nos resultados parciais, há uma gritante abstenção. Inhambane foi a estas eleições com 43 mil eleitores no espaço do município. Foram votar (pelos resultados parciais) só 13 mil pessoas. Abstiveram-se de ir às urnas 30 mil pessoas. Mais de 70 porcento dos eleitores ficaram em casa.


Vitória da polícia



O CanalMoz não está em condições de afirmar até que ponto a actuação escandalosamente tendenciosa da polícia teve influência no processo. Mas o facto é que a polícia tornou-se protagonista do processo com detenções arbitrárias que se iniciaram quando a votação decorria apenas há cerca de uma hora do início do processo. Durante o dia todo a polícia não quis prestar qualquer tipo de declaração. Fala-se de 53 membros do MDM que foram detidos em diferentes mesas de votação. Chegou mesmo a haver um momento do dia em que se assistiu a uma verdadeira caça aos membros do MDM. O insólito viria a acontecer na Assembleia de voto da Escola Primária Completa de Chamane, em que o ministro da Energia, Salvador Namburete esteve lá pessoalmente, acompanhado de seus homens, para controlar alegadas “irregularidades”. Namburete diria ao Canalmoz que o encontrou dentro do perímetro da escola que a directora provincial do STAE tinha declarado área reservada a pessoal em serviço, que estava naquele local porque ouviu falar de um alegado ambiente estranho. Elementos do MDM declaram-nos que com instruções de Namburete a Policia os havia escorraçado. O ministro usou a sua função para manipular a polícia.

Várias pessoas durante o dia nos disseram que não iriam votar porque estavam com medo, devido à actuação da policia.



Advogado Custódio Duma detido



Ainda na manhã de ontem a polícia protagonizou um espectáculo que somou às várias detenções arbitrárias que se verificaram. Sem razão, como se viria a confirmar após a intervenção da procuradora da República ao nível local, a Comandante Provincial da PRM em Inhambane, mandou prender Custódio Duma, conhecido advogado e activista social.

A detenção de Custódio Duma deveu-se a ter fotografado a placa de inauguração da Escola Primária 25 de Setembro que se reporta a 2010. Só isso! E de imediato a comandante provincial ordenou a sua detenção. Ela estava no local e deu ordem para o prenderem. A ordem foi cabalmente cumprida pelos seus subordinados.

Duma ficou mais de 3 horas detido na segunda esquadra de Inhambane. Mais tarde viria a ser solto, com um pedido de desculpas, segundo ele próprio declarou ao Canalmoz.

 Duma promete processar TVM

No seu habitual servilismo e para mostrar serviço à Frelimo, a televisão que era suposta ser pública, a TVM, noticiou sem provas e recorrendo a invenção de factos que Custódio foi detido alegadamente por ter feito campanha naquela escola, o que é uma grosseira mentira fabricada na redacção da TVM em Inhambane.

De facto Duma foi detido porque fotografou a placa que identifica, em 2010, Itai Meque, então governador de Inhambane e agora governador da Zambézia, como sendo doutor quando de facto nessa altura não era.

Já no final do dia de ontem, Custódio Duma escreveu na sua página no Facebook que irá processar a TVM e chamou aos repórteres que fabricaram a notícia: “entusiastas”. (Matias Guente)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry