"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Confrontação aberta entre ANC e sua ala juvenil na África do Sul

 
Julius Malema [Foto: TheGuardian]
Joanesburgo - O processo engajado na África do Sul pelo ANC, partido no poder, para derrubar Julius Malema, tribuna cada vez mais complicada para o presidente Jacob Zuma, provocou uma crise aberta entre as instâncias nacionais do partido e a sua ala juvenil.    
 A Liga da Juventude (ANCYL) declarou que a sua intenção era de "proteger a sua autonomia" e "não aceitar a revogação de nenhum dos seus líderes eleitos em 2014", num comunicado divulgado após uma comissão Executiva Nacional, em Joanesburgo no domingo a noite.          
A ala jovenil também afirmou que os departamentos do partido recusam qualquer reunião para "resolver amigavelmente" o que chamam de "mal-entendidos sobre os relacionamentos na organização".            

Os jovens "leõezinhos" do ANC aproveitaram a oportunidade para mais uma vez desafiar a autoridade do partido pedindo a nacionalização das minas e expropriação sem compensação de fazendeiros brancos, opções excluídas pelo governo.

A direcção do partido reagiu, acusando os seus responsáveis jovens de violarem o estatuto do ANC, "sacrossanto para todos os seus membros e as suas estruturas", de saírem do jogo.   
     
"A decisão do comité executivo nacional da Liga da Juventude desafiou a decisão da comissão nacional de disciplina no lugar da organização fora das regras estatutárias do ANC e, portanto, é totalmente anti - ANC", returquiu a direcção nacional do ANC num comunicado divulgado no final da tarde.     

     
Julius Malema, 31 anos é objecto de um procedimento disciplinar desde Agosto, por afectar repetidas vezes  a imagem e unidade do partido.            

Furioso com a exclusão emitida no final de Fevereiro, e antes de fazer recurso,  recentemente qualificou o presidente Jacob Zuma de "ditador", que lhe valeu ser suspenso com efeito imediato.        

O caso é considerado como um teste da autoridade de Zuma, 70 anos, que deve remeter o seu mandato em jogo durante o próximo congresso do partido em Dezembro. A maioria do ANC não foi ameaçado, ele deve permanecer presidente do país após as eleições de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry