"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Policia em Inhambane prossegue intimidação aos jovens do MDM

Agente da Policia, armado de AK47, dentro de uma assembleia de voto, na Escola 25 de Setembro, nas eleições intercalares de Inhambane. A foto ilustra o ambiente de intimidação do eleitorado nas eleições que viriam a ser ganhas por Benedito Guimino, candidato do Partido Frelimo. A Policia prendeu nestas eleições 53 cidadãos do MDM, dos quais 37 do Gabinete de Logística do MDM. Desmontou dessa forma todo o sistema de apoio aos delgados de candidatura de Fernando Nhaca e intimidou o eleitorado que a partir das 10h00 passou a votar a conta gotas suscitando uma abstenção de cerca de 70%. (Foto de Fernando Veloso)



Inhambane (Canalmoz) – Mais um jovem do MDM foi detido ontem dia 24 de Abril, e “ameaçado durante os interrogatórios”, na cidade de Inhambane, por questões relacionadas com as eleições intercalares de 18 de Abril. Trata-se de Carlos Benildo Cristino, funcionário do CPRD (Centro Provincial de Recursos Digitais).

Ele foi detido no seu local de trabalho quando eram cerca das 08 horas da manhã, por agentes que o encaminharam à primeira esquadra da cidade sob detenção. Viria a ser libertado já no início do período da tarde.

Carlos Benildo Cristino está a ser acusado de responsabilidade nos confrontos que se registaram à frente da sede provincial do partido Frelimo, durante a campanha eleitoral, quando uma caravana do MDM por ali passou a caminho da delegação deste partido em Inhambane, que se situa a poucas centenas de metros mais à frente, em Balane 2, e para a qual o acesso não pode ser feito de outra forma tratando-se de uma comitiva extensa como era naquela dia a caravana de campanha.

Os confrontos resultaram do apedrejamento por simpatizantes do partido Frelimo à caravana do MDM quando esta passou pelas imediações do partido rival. Seguiu-se uma autêntica batalha campal até que finalmente a caravana do MDM conseguiu prosseguir a marcha.

Dos confrontos resultaram oito feridos da Frelimo, dois do MDM e três polícias que receberam tratamento hospitalar.

Poucos dias depois uma outra caravana do MDM voltou a passar pela sede provincial da Frelimo em campanha e o respeito mútuo foi a nota dominante.

O assunto parecia ter encerrado por ali, mas agora a Policia está a enveredar pela caça às bruxas.

O porta-voz provincial da PRM, Delcir Jossias, confirmou ao Canal de Moçambique na manhã de ontem que o jovem do MDM “foi apenas chamado a prestar declarações devido às escaramuças que ocorreram durante a campanha eleitoral quando se encontraram em frente da sede do partido Frelimo”.

Jossias negou que Carlos Benildo Cristino tenha sido detido. “Foi apenas prestar declarações”.

O referido cidadão é sobrinho de Feliciano Machava, mandatário de candidatura do professor Fernando Amélia Nhaca que concorreu pelo MDM.

Machava, contactado pelo Canal de Moçambique alegou que “a Policia está agora a perseguir os militantes do MDM para os intimidar”. Acusa a Policia de estar às ordens do partido Frelimo.

O militante do MDM detido para interrogatório, Carlos Benildo Cristino, é sobrinho do primeiro secretário provincial do partido Frelimo em Inhambane, Felisberto Machava.

O mandatário de campanha de Fernando Nhaca nas intercalares, ambos do MDM, é irmão do secretário provincial da Frelimo.

O secretário da Frelimo, Felisberto Machava, e o mandatário de Nhaca, do MDM, Feliciano Machava, são irmãos. (Luciano Conceição, em Inhambane)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry