"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dois candidatos à presidência do município de Inhambane -A campanha eleitoral começou e vai durar 13 dias

Por Simião Ponguane
Dois candidatos à presidência do município de Inhambane, Sul de Moçambique, estão à procura de votos desde a madrugada desta Terça-feira para dirigir a cidade da chamada terra de boa gente até final do próximo ano.

Os candidatos Benedito Guimino, da Frelimo, e Fernando Nhaca, do Movimento Democrático de Moçambique, são professores de profissão que disputam a vaga de Presidente do município de Inhambane aberta em Dezembro último, na sequência da morte de Lourenço Macul, vítima de doença.
A campanha eleitoral começou hoje e vai durar 13 dias, sendo que a eleição propriamente dita está marcada para dia 18 deste mês de Abril. Estão inscritos 43.206 eleitores.

A Frelimo e o MDM são os únicos partidos políticos que apresentaram candidatos. A Renamo, principal partido da oposição, alega que não vai concorrer em nenhum processo eleitoral enquanto não for alterada a actual lei eleitoral, cuja revisão está em curso na Assembleia da República.

Mas também não há muita coisa em jogo nesta eleição intercalar, tendo em conta o pouco tempo que resta para o fim do mandato dos actuais órgãos municipais.

Seja como for, a Comissão Nacional de Eleições apela aos actores dos dois partidos concorrentes a pautarem pelo civismo durante a campanha eleitoral.

Apelamos aos eleitores e aos munícipes da autarquia da cidade de Inhambane para que não adiram a práticas que desencadeiem desordem pública. Fazer democracia não é fomentar desobediência à lei, não é faltar respeito aos munícipes, faltar respeito à Constituição e à lei.

A campanha eleitoral deve decorrer em ambiente de tranquilidade, sem quaisquer actos de intimidação e de provocação aos concorrentes ou seus apoiantes – apelou o

João Leopoldo da Costa, Presidente da Comissão Nacional de Eleições, aos partidos e ou simpatizantes a pautarem pela boa conduta durante a campanha eleitoral no município de Inhambane.

O Presidente da CNE apelou igualmente aos partidos políticos a não usar meios do Estado na campanha.

Este recado é basicamente dirigido à Frelimo, partido no poder em Moçambique. Mas o MDM também controla meios do Estado nos municípios da Beira e Quelimane. VOA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry