"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 10 de abril de 2012

Mais de cinco mil alunos estudam debaixo de árvores em Morrumbala

Mais de cinco mil alunos da 1a à 7a classes do distrito de Morrumbala, na Zambézia, estudam ao ar livre devido ao desabamento de tectos nas suas respectivas escolas. 
O facto foi provocado pelos vendavais que fustigaram aquele distrito nos últimos três anos. Das 221 escolas existentes, o vendaval atingiu um total de 23, entre primárias e de ensino secundário geral.

O sofrimento, quer dos professores, quer dos alunos, é visível sobretudo neste período em que o distrito de Morrumbala tem estado a registar período de chuvas. Neste contexto, os petizes são forçados a ter que ficar sem aulas, comprometendo, deste modo, o nível de aproveitamento pedagógico, bem como o nível da qualidade de ensino que se pretende.Um dos casos mais gritantes verifica-se na escola primária completa Eduardo Mondlane, situada no interior do distrito de Morrumbala, onde uma escola construída em 2010 com fundos da Visão Mundial foi abaixo depois da passagem do vendaval em 2011. Na referida escola, existe um total de 22 turmas, sendo que 16 funcionam debaixo das mangueiras e outras cinco em salas de construção precária. Para além das paredes já registarem rachas acentuadas, desabou o tecto.

A direcção da escola Eduardo Mondlane diz que o assunto já foi comunicado ao sector da educação ao nível do distrito de Morrumbala para a solução do problema, contudo, não há nenhuma resposta e, como consequência, "os alunos vão pagando através do sofrimento que passam" e as autoridades, nada fazem para solucionar o problema...
fonte: O PAIS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry