"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 14 de junho de 2011

Hillary pede a África para pressionar Kadhafi a sair

Hilary Clinton com o primeiro ministro da Etiópia

A secretária de Estado norte-americana apelou hoje a África para fazer pressão para que o coronel Muammar Kadhafi declare um cessar-fogo na Líbia e deixe o poder, num discurso na sede da União Africana (UA) em Adis Abeba.
"Peço a todos os Estados africanos para fazerem pressão para a aplicação de um verdadeiro cessar-fogo e para pedirem a Kadhafi para abandonar o poder (...)", declarou Hillary Clinton. Apelou aos países do continente "para suspenderem as actividades das embaixadas" fiéis ao regime de Tripoli e "expulsarem os diplomatas pró-Kadhafi".
A secretária de Estado norte-americana pediu ainda um "apoio acrescido" ao Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião líbia. Até agora só dois países africanos, o Senegal e a Gâmbia, reconheceram o CNT como representante legítimo do povo líbio.
"As vossas palavras e as vossas acções podem fazer a diferença acelerando os acontecimentos e permitindo ao povo líbio começar a trabalhar na elaboração de uma nova Constituição e na reconstrução do seu país", considerou. Clinton, que chegou a meio do dia de hoje a Adis Abeba, terceira etapa do seu périplo africano depois da Zâmbia e da Tanzânia, falava perante os representantes dos 53 países membros da UA. LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry