"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 14 de junho de 2011

UP vai introduzir cursos de medicina e engenharia civil

Rogério Uthui

partir do próximo ano
Ministro da Educação diz que a posição da UP complementa a visão do Governo.
A Universidade Pedagógica (UP) introduz, a partir do próximo (2012), um leque de novos cursos, designadamente, Medicina, Geologia, Engenharia Civil e Topografia Mineira, segundo garantiu ao nosso jornal o respectivo reitor, Rogério Uthui, falando, último sábado, durante a inauguração do bloco “um” do campus de Coalane, delegação de Quelimane. A inauguração foi procedida pelo ministro da Educação, Zeferino Martins. 
Os referidos cursos são considerados exóticos, tendo em conta que a Universidade Pedagógica sempre pautou por cursos ligados à Educação, no entanto Uthui considera que a introdução destes novos cursos visa acompanhar o desenvolvimento social e económico do país. “Temos muito mineiro a ser explorado no nosso país, e nos últimos anos acompanhamos a criação de grandes empresas nesta área e nós como uma instituição do Estado e com todo o capital investido pelo próprio Estado nas nossas infra-estrutura queremos contribuir nessas áreas”.
Questionado se a Universidade Pedagógica tinha ou não docentes capacitados para o desafio da instituição, Rogério Uthui respondeu que “A instituição é como uma empresa que, quando precisa de um engenheiro civil, vai ao mercado contratar, então a UP também vai fazer o mesmo”.
Segundo explicou, especificamente para o curso de Medicina, a UP irá a partir do segundo semestre do presente ano envidar esforços para a criação de uma comissão instaladora liderada por médicos de renome, ao nível nacional, para desenhar os currícula.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry