Do modelo “cor de rosa” para o biométrico, em Quelimane
A acusação é feita pelos utentes daqueles serviços, que entendem que existe favoritismo no processo. O INAV em Quelimane já reagiu e diz que a demora deriva duma avaria numa das máquinas.É extremamente preocupante o cenário que se vive no Instituto Nacional de Viação (INAV), na sua delegação de Quelimane, província central da Zambézia. De acordo com os utentes daqueles serviços, nos últimos tempos têm se assistido a actos de corrupção para a troca da antiga pela nova carta de condução biométrica.
Os automobilistas são forçados a permanecer mais de sete horas sem obter resposta dos seus pedidos, tudo devido à alegada morosidade no atendimento por parte dos funcionários do INAV, uma situação também ligada a actos corrupção.
Um dos automobilistas que sentiu a suposta fraca qualidade dos serviços prestados pelo INAV em Quelimane é Abdul Cadango. Cadango contou que os funcionários passam maior parte do tempo a atender pedidos de familiares e amigos, para além de, também, atenderem, em primeiro lugar, os que desembolsam algum valor monetário, desmontando, deste modo, todo o processo legal para a troca da carta de condução.
A acrescer a esta situação, os utentes reclamam a alegada arrogância dos funcionários do sector de captação de dados. “Naquele sector há mais amiguismo que outra coisa”, desabafou o nosso interlocutor.
Benício Ricardo, outro automobilista preocupado, disse que é obrigado a percorrer mais de 300 quilómetros do distrito de Alto-Molócuè até à cidade de Quelimane, na esperança de levantar a sua carta, cujo processo data de Dezembro de 2010. “Há três semanas vim revalidar o meu talão e, porque vivo longe de Quelimane, não estou a suportar as despesas de transporte, aqui há uma autêntica morosidade na entrega da carta de condução e o tratamento é do estilo filhos e enteados no atendimento”, lamentou Ricardo, pedindo para que quem de direito reveja esta situação.
Recorde-se que a partir do próximo 1 de Julho nenhum automobilista deve-se fazer à via pública com a carta de condução do modelo “cor de rosa”.
O que diz o INAV em Quelimane
Convidada a reagir estas acusações, a direcção provincial do INAV, representada pelo delegado substituto, Alecrinho Luís, confirmou haver morosidade no atendimento. a fonte explicou que a situação fica a dever-se a uma avaria grossa que se regista já há algum tempo no servidor principal, que, por sinal, alimenta o sistema informático.
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