"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Maria Guebuza escala Zambézia


- No quadro da ‘presidência aberta’ de Guebuza de reverter a sua pouca popularidade nas zonas centro e norte e reforçando a actividade paralela do seu gabinete a da MMAS

Na esteira do funcionamento paralelo de um pseudo Ministério da Mulher e Acção Social (MMAS) na Presidência da República encabeçada pela esposa do PR, Maria da Luz Guebuza fez visitas a alguns distritos do segundo maior circulo eleitoral do país, tendo deixado recommendacções especificas a serem desenvolvidas pela OMM e sectores das área social. Ela orientou reuniões e comícios populares cuja agenda pouco conhecida.

Entretanto, a opinião pública está dividida, sendo uns que vaticinam que ela seja parte dum esforço da presidência aberta de Guebuza de reverter a sua pouca popularidade nas zonas centro e norte, enquanto outros, falam das iniciativas da prória esposa de mostrar o seu desagrado, quanto à aproximação nutrita do seu esposo a Virginia Matabele, actual Ministra da M. E Acção Social, desde os tempos em que Guebuza era chefe de bancada e com largos poderes no CC da Frelimo como secretario geral .

A meu ver, estas especulações só servem para nos distrair dos reais danos que esta senhora está a criar, senão vejamos: Primeiro, o orçamento do Gabinete da 1ª Dama deve ter sido ‘redimensionado’, para transferir as funções puramente simbólicas de uma esposa de presidente, para se equipar ao de funcionamento de um Ministério. Segundo, o Governo aprova e aloca fundos para duas instituições que funcionam fazendo a mesma coisa. Por último, politicamente falando, interferência da esposa do presidente tem estado a ser sentida nos vários ministérios, com projectos e acções que mexem com os funcionários desses sectores. E mais, fala de criar uma associação de esposas de embaixadores para que deixem ou canalizem seus dinheiros ou apoios através deste forum. Reveja-se artigos similares em ´posts´ anteriores.

2 comentários:

  1. Os rumores "podem" ser partes do puzzle. Mas porque o segundo rumor, afinal, não problematiza em África, vejam o caso Zuma, o primeiro sara as feridas lá na Pereira dos Lagos.

    Mas o problema é exactamente esse, Miradouro, quem paga a nota é o cidadão pacato, o povo.

    Há que discutir-se bem sobre quanto dinheiro a Primeira Dama gasta e donde vem; Também eu gostaria de saber sobre o que acontece, em termos de producão, quando a Primeira-Dama está lá nas províncias. Quer dizer, os professores, enfermeiros, a polícia, as direccões, etc trabalham regularmente ou a vida é BANJA?

    Saudacões

    ResponderEliminar
  2. Ai esta' o busilis da questao, Refectindo. Esta senhora esta numa frenetica luta de delapidacao do erario publico. Nao ha' justificacao para esta presidencia aberta fora do tempo das campnhas eleitorais. E mais, a oposicao anda distraida, muito distraida mesmo!

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry