"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Transportadores ignoram ameaças da Renamo

Partindo do terminal da Junta  

- e cruzam a zona de risco entre Rio Save e Muxúnguè

Maputo (Canalmoz) – Depois do aviso da Renamo sobre a sua decisão de interditar a circulação na Estrada Nacional Número 1 (EN1), concretamente entre a zona do Rio Save e Muxúnguè, os operadores de transportadores do Terminal Rodoviário Internacional da Junta e os respectivos passageiros – cuja carreira de transporte passa pelo perímetro que a Renamo revindica o controlo de circulação – decidiram ariscar tudo e seguir viagem.
O Canalmoz deslocou-se na manhã e no fim da tarde de ontem ao terminal da Junta para ouvir a sensibilidade das pessoas sobre as declarações da Renamo em relação à interdição de circulação, particularmente na EN1.
No local, a nossa equipa de Reportagem constatou e soube de fontes que todos os autocarros de passageiros, cujo trajecto passa pela zona interdita pela Renamo, prosseguiram viagem com os respectivos passageiros a bordo, ignorando, desse modo, o ultimato feito pelo maior partido da oposição no País.
Falando ao Canalmoz no terminal da Junta, Paulo Muthisse, fiscal sénior da Associação dos Transportadores de Carreiras Interurbanas e Internacionais (AMOSTRANS),  disse que a direcção da Junta e os operadores decidiram continuar a operar, mesmo com as ameaças da Renamo, porque o Governo teria garantido protecção aos transportadores.

Questionado pela nossa Reportagem se não teria havido passageiros que cancelaram a viagem por causa das declarações da Renamo, Muthisse explicou que aquando da venda dos bilhetes os operadores foram obrigados pela AMOSTRANS a explicar aos passageiros sobre a situação, sendo que todos aceitaram prosseguir viagem.
“Para evitar barulho, nós (transportadores) vimo-nos na obrigação de explicar a todos os passageiros que compravam bilhetes sobre a ameaça da Renamo, mas eles, mesmo assim, aceitam viajar porque a maioria o faz por questões profissionais, assuntos familiares, entre outros”, explicou o fiscal da AMOSTRANS.
A nossa fonte reconheceu o receio da eclosão de violência, mas ele disse que as carreiras de transportes de passageiros no terminal da Junta não vão parar enquanto o Governo continuar a garantir a segurança aos operadores.
Na manhã de ontem seis autocarros, cujo itinerário passa pela zona interdita, seguiram viagem, segundo informações da Associação dos Transportadores de Carreiras Interurbanas e Internacionais (AMOSTRANS.)

Município agitado e com receio de perder receitas

Com as declarações da Renamo, o órgão máximo do município da cidade de Maputo, especificamente o relacionado com a área de transportes, tem estado a mostrar-se preocupado com a possibilidade de interdição de circulação de transportes, incluídos os operadores do terminal da Junta. Logo pela manhã o vereador dos Transportes e Trânsito do município de Maputo, João Matlombe, deslocou-se ao terminal da Junta para tranquilizar os transportadores.
No local Matlombe instou aos operadores a continuarem a transportar passageiros, alegando que o Governo está a controlar todo o perímetro de perigo. Verdade ou não, sobre a garantia do Matlombe aos operadores, o facto é que são vidas de pessoas que estão em perigo em caso de ataques militares.
Refira-se que há cerca de dois meses dois autocarros de transporte de passageiros interprovinciais foram atacados por homens armados, na zona de Muxúnguè e cuja responsabilidade foi imputada aos militares da Renamo, mas este partido veio a desmentir a acusação. Um dos autocarros operava no terminal Rodoviário Internacional da Junta e outro não, da InterCape, onde neste último houve mortes enquanto noutro todos os passageiros saíram ilesos. 
Até ao fecho desta edição, não tivemos informações sobre quaisquer casos de ataque aos autocarros que partiram ontem do terminal da Junta. (António Frades)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry