"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Doadores já não disfarçam desilusão e extremam posições

FARTOS DOS SUCESSIVOS CASOS DE CORRUPÇÃO E DESVIO DE FUNDOS
FILIMÃO SAVECA
Os principais patrocinadores do Orçamento do Estado moçambicano já não escondem a sua desilusão pelos suscessivos indícios de má governação em Moçambique e optam, mesmo, pelo chamado discurso “politicamente incorrecto”, até em ambientes públicos (CmN.º 4088, págs. 1 e 2).
É nesta esteira que o chamado Grupo de 19 (G-19) exige esclarecimento “urgente e rápido” dos casos recentes de corrupção registados na Educação e no sector de madeiras.
“Exigimos rápido esclarecimento destes dossiers”, vincou Mogens Pedersen, embaixador da Dinamarca e presidente do G-19, falando em entrevista ao Correio da manhã, à margem da cerimónia de apresentação dos compromissos dos Parceiros do Apoio Programático (PAPs).
Enfatizou que os países e instituições financeiras membros do grupo têm vindo a realizar enormes esforços para manter os compromissos financeiros com Moçambique neste conturbado momento da crise financeira,  “isto, particularmente, para implementação efectiva das leis aprovadas do pacote anti-corrupção pelo Governo”.
Disse ainda que a honra desses compromissos visa proporcionar um crescimento inclusivo, através do apoio do Governo a pequenas e médias empresas e a agricultores de pequena escala “por serem eles que têm passado por muitas dificuldades e com elevados índices de pobreza e são a maioria da população, pois representam 80% da mesma”.
Refira-se, entretanto, que o grupo comprometeu-se a desembolsar pouco mais de 560 milhões de dólares para o Orçamento do Estado e programas de desenvolvimento socioeconómico de 2014.
O montante aproxima-se ao desembolsado em 2012 para o presente ano fiscal.
CORREIO DA MANHÃ – 03.06.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry