"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

“O Presidente Guebuza confidenciou-me que nunca visitou Cabo Verde" - Fonseca, Presidente caboverdiano e marido da filha do antigo deputado da AR, Máximo Dias

“O Presidente Guebuza confidenciou-me que nunca visitou Cabo Verde e, tendo em conta as relações históricas e as possibilidades de uma maior cooperação, endossei-lhe um convite e aceitou”, disse Fonseca.
O presidente cabo-verdiano afirmou, recentemente, ter convidado os seus homólogos de Moçambique, Armando Guebuza, e da África do Sul, Jacob Zuma, a visitarem, oficialmente, Cabo Verde, numa data a definir por via diplomática.
Numa conferência de imprensa, em que deu conta da sua participação nas festividades que assinalaram, na África do Sul, o 100.º aniversário da fundação do Congresso Nacional Africano (ANC, no poder), Jorge Fonseca indicou que os convites foram feitos no quadro de encontros bilaterais que manteve com os dois chefes de Estado.
“O Presidente Guebuza confidenciou-me que nunca visitou Cabo Verde e, tendo em conta as relações históricas e as possibilidades de uma maior cooperação, endossei-lhe o convite, que aceitou. As datas serão definidas através de via diplomática”, disse.
Em relação a Jacob Zuma, o convite surgiu depois de uma reunião a sós, em que se falou, disse Jorge Carlos Fonseca, da necessidade de se aprofundar as relações políticas, diplomáticas e empresariais entre os dois Estados, o que foi entendido “com grande entusiasmo” pelo presidente sul-africano.
“Cabo Verde enquadra-se na visão que a África do Sul tem para o continente africano”, sublinhou Jorge Fonseca, lembrando que o Produto Interno Bruto (PIB) sul-africano representa cerca de 20 por cento do total de África. (Excertos do OPaís)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry