"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 24 de maio de 2011

Reforçada capacidade logística das FADM


A CAPACIDADE logística das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) está cada vez mais reforçada, com a entrega, ontem, pelo Governo chinês, de diverso equipamento não letal, no âmbito das relações de cooperação existentes entre os dois países e povos.
Maputo, Terça-Feira, 24 de Maio de 2011:: Notícias
 
O equipamento, avaliado em 10 milhões de yuanes (o correspondente a 1,5 milhão de dólares norte-americanos), é constituído por tecidos para uniforme, botas, peúgas, mochilas, capas de chuva, boinas, mantas, cinturões e marmitas.
Trata-se de uma oferta que faz parte das doações anuais da China a Moçambique para o sector da defesa, em cumprimento dum protocolo assinado em Beijing em 2009, aquando da visita que o titular da pasta da defesa nacional, Filipe Nyusi, efectuou à China, sobre assistência militar gratuita às FADM.

No âmbito da assistência, o Ministro da Defesa Nacional recebeu em 2010 diverso equipamento agrícola chinês, que visa reforçar o programa de logística de produção nas Forças Armadas que tem como objectivo contribuir para a habilitação dos jovens militares em matéria agropecuária e melhoria da dieta alimentar do Exército.
O protocolo, que formalizou a entrega daquele donativo logístico, foi formalmente assinado pela director nacional de logística e finanças da defesa, Margarida Mapapaia, e pelo adido militar da Embaixada da China em Moçambique, Yang Tao. Testemunharam o acto o Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyusi, e o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da China em Moçambique, Hang Songfu, para além do Chefe do Estado-Maior General das FADM e demais quadros da instituição militar.
Falando na cerimónia de entrega daquele equipamento não letal, o Embaixador da China em Moçambique afirmou que se trata dum gesto de reafirmação da amizade do povo chinês para com o povo moçambicano. Falou do papel das Forças Armadas na manutenção da soberania nacional, da paz e estabilidade social.
Hang Songfu afirmou que o povo chinês admira os sucessos que o país está a registar em vários domínios no quadro do combate à pobreza. Acrescentou que, apesar de haver na China 150 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, o Governo do seu país está apostado em ajudar Moçambique, no quadro das relações de cooperação que datam desde os tempos da luta armada de libertação nacional.
Por seu turno, o Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyusi, agradeceu o gesto em nome do Governo moçambicano e também reafirmou as relações de amizade e cooperação existentes entre os dois povos e países. Enalteceu o papel das Forças Armadas na defesa da pátria, da soberania e da estabilidade, bem como a sua participação em missões de manutenção da paz no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry