"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Obras da FIPAG: Maputo e Matola sujeitas à “lei seca”

MAPUTO e Matola voltarão a sofrer restrições no fornecimento de água, desta feita de forma severa, a partir de amanhã até o próximo domingo, para dar lugar às obras de expansão do sistema de abastecimento deste recurso, já na sua fase derradeira.

Maputo, Quinta-Feira, 12 de Maio de 2011:: Notícias
 
Informações do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) indicam que esta será a penúltima paralisação temporária do sistema para execução de algumas operações na Estação de Tratamento de Água do Umbelúzi (ETA), em Boane, e nas condutas de transporte de água.

Desta feita na ETA do Umbelúzi será feita a junção definitiva dos novos equipamentos ao novo sistema eléctrico e ainda a ligação das estações de bombagem que garantem a chegada da água a Maputo, Matola e Boane.
Em relação às condutas de transporte de água, segundo o FIPAG, serão feitos cortes para permitir a ligação com os novos centros distribuidores e serão substituídos dois troços de conduta obsoleta.
O FIPAG indica ainda que a execução destas operações vai permitir que a partir de Setembro próximo iniciem os ensaios finais e o funcionamento gradual do novo sistema de abastecimento de água.
Pretende-se com estas intervenções melhorar o fornecimento de água às duas cidades bem como a Boane e aumentar, consequentemente, o número de beneficiários em 830 mil, passando deste modo dos actuais 630 mil para cerca de um milhão e meio de consumidores.
A reabilitação do sistema prevê a ampliação da ETA de Umbelúzi e da nova conduta de transporte de água a partir daquela estação para Matola e a construção de novos centros distribuidores em Tsalala, no município da Matola, KaTembe, na cidade do Maputo, Matola-Rio, Belo Horizonte e Boane, na província do Maputo. 
Também faz parte destas acções a expansão de cerca de 580 quilómetros de rede de distribuição, a construção de pequenos sistemas em Ndlavela, São Dâmaso, Nkobe, 1º de Maio (na Matola), Zimpeto, Magoanine”A” e “B” e Albazine, em Maputo.
Avaliadas em 93 milhões de euros, as obras iniciaram em Abril do ano passado e deverão prolongar-se até os princípios do último trimestre do corrente ano.
A FIPAG advertiu ontem que desta vez a restrição no fornecimento de água às cidades de Maputo e Matola será mais severa do que a última registada há cerca de um mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry