"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 22 de maio de 2010

Política da avestruz do 4 by 4

política da avestruz nunca salvou ninguém


Rodolfo Assane
Imagina comigo que tudo é possivel! Imagina a viragem a acontecer e tu estas dando o teu maximo! Agora antes que o pensamento se perca no ar, partilha connosco o que farias para dar uma viragem a este belo Mozambique! Geração da viragem ou geração do lambebotismo? Num pais como o meu Fala-se com codigos, escreve-se com flores, pensa-se com medo Vive se sem honra! Um pais que precisa de uma viragem Um pais que precisa voar Este pais precisa sem duvidas de uma geração capaz da viragem! Mas será que nos temos os tais preparados para tal epopeia? Por um lado vejo uma geração quase for a do prazo, mais dez anos e acabou! Por outro lado vejo botas a brilhar de tanto serem lambidas. Não, isto nao e um codigo, que nem os de Davince, estamos a falar dos lambe botas! Aqueles que não sabem, mas estao la, eu ate nao condeno muito este fenomeno, condeno é aqueles que nao enxergam que a vida toda nao pode ser feita disso, se passarmos a vida a lamber as botas qual vai ser o sabor da dela? Tu podes lamber para ter um emprego, mas terás de demonstrar trabalho, agora se uma vez que ja tens o emprego continuas a lamber botas o que será ti? Um lambe botas para toda a vida, isso não, eu condeno, adapta-te, evolui, globaliza-te, mas nao deixa de ser moçambicano, moçambique precisa de ti e não o inverso como esta na tua cabecinha, claro cabecinha de um lambe botas. É preciso não ser um lambe botas para assumir o inverso e convicto ser capaz de dizer: MOÇAMBIQUE PRECISA DE MIM PARA JUNTOS DARMOS A VIRAGEM! Jovem de que lado estas? Viragem ou Botismo? Vamos ser honestos? Imaginemos uma fila indiniana de jovens, todos os jovens moçambicanos e um por um perguntarmos: O que tu sabes fazer? O que tu podes fazer para a viragem? Respostas de estilo: O que o sr. Me mandar, não vão faltar O que o sr. Quiser que eu faça! Qualqur coisa, eu posso fazer qualquer coisa! Mas o que de concrecto vais fazer? Vais arranjar as nossas estradas? Vais nos construir bairros com delimitações agua canalizada e tudo mais? O que vais fazer jovem? Eu sei que nem todos estão a lamber as botas Eu sei que nem todos querem ver suas botas com saliva, muitos preferem engraxar as botas Mas se alguem te agara o pe e começa lamber tuas botas, vais fazer o que? (desenvolveremos este assunto numa outra oportuna ocasião) Então (voltando ao nosso tema) imagina comigo que tudo é possivel! Imagina a viragem a acontecer e tu estas dando o teu maximo! Agora antes que o pensamento se perca no ar, partilha connosco o que farias para dar uma viragem a este belo Mozambique! (06/04/2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry