"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Suécia vai patrocinar acções judiciais contra usurpação de terras de camponeses

Empresas de exploração mineira que operam na província do Niassa deverão ser alvo de acções judiciais devido à expropriação de terras de camponeses locais, a serem patrocinadas pelo Centro Cooperativo Sueco, uma organização não governamental da Suécia activa em Moçambique desde 1999.
Em entrevista ao Correio da manhã, o representante daquela instituição em Moçambique, Diamantino Nhampossa, disse que a medida surge pelo facto de nos últimos anos estarem a agravar-se casos de usurpação de áreas agrícolas e de habitação de camponeses do Niassa praticados por empresas de exploração mineira activas naquela província.
Para aquilo que Nhampossa chamou de “prestação de advocacia aos camponeses lesados”, a agremiação sueca vai alocar ao processo cerca de 400 mil dólares norteamericanos em Março de 2013, altura em que vai arrancar a acção de levantamento de acções judiciais contra expropriação de áreas de camponeses da província nor tenha do Niassa.
Crédito bancário

Entretanto, o Centro Cooperativo Sueco já gastou cerca de 90 milhões de dólares norte- americanos, entre 2004 e 2011, em acções de concessão de crédito bancário a perto de 100 associações de camponeses do Niassa e em trabalhos de capacitação dos membros daquelas associações em gestão de recursos naturais e mineiros.
Nhampossa realçou que a Suécia está já a estudar um novo pacote financeiro para os próximos cinco anos para as províncias do Niassa e Manica, depois de esta última região ter recebido cerca de 200 mil dólares para financiamento de vários projectos de desevolvimento local ao longo dos últimos 12 anos.
Nhampossa falava esta quarta-feira ao Cm à margem do seminário africano sobre finanças rurais que decorre na cidade de Maputo até amanhã, sexta-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry