"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Paunde reeleito SG e conhecido novo CC

O NOVO Comité Central (CC) da Frelimo foi eleito ontem, em Pemba, província de Cabo Delgado, no decurso do 10º Congresso, que, por sua vez, reelegeu na madrugada de hoje Filipe Paunde para o cargo de Seecretário-Geral da Frelimo.

Maputo, Sexta-Feira, 28 de Setembro de 2012:: Notícias
 
Os trabalhos terminam hoje dia em que será anunciado publicamente o Secretário do Comité de Verificação e respectivos membros e ainda a  Comissão Política.
Até ao fecho da presente edição os membros do CC estavam ainda reunidos na sua primeira sessão de trabalhos destinada a eleger os órgãos, os quais serão apresentados e empossados hoje.

No total são 180 membros efectivos e 18 suplentes eleitos, e, por inerência de funções, também fazem parte do mesmo elenco, os primeiros secretários dos comités provinciais e da cidade do Maputo, bem assim os secretariários-gerais das organizações sociais da Frelimo.
Na lista pela continuidade (homens), nota de destaque é a reeleição do actual Secretário- Geral, Filipe Paunde, com um total equivalente a 77,4 por cento de votos validos, num universo de 1858 votantes presentes no pleito, e também o facto do até então o membro da Comissão Política, Teodoro Wate, ser agora o primeiro na lista de suplementes pela Comissão Política.
Históricos do partido como Jorge Rebelo, Jacinto Soares Veloso, ficaram de fora, o mesmo acontecendo com os deputados Roberto Chitsondzo, Alcidio Nguenha, Alfredo Gamito, Edmundo Galiza Matos Júnior e Jaime Neto. Óscar Monteiro e Mário Machungo, figuras proeminentes no anterior CC, renunciaram as suas candidaturas.
Pelas mulheres (na continuidade), Verónica Macamo, liderou a votação, seguida de Margarida Talapa, tendo a deputada Luísa Diogo se posicionado em oitavo lugar, numa votação em que a parlamentar Nhyeleti Mondlane, é a sétima posicionada e Amélia Sumbana, suplente.
Enquanto isso, na renovação (homens), Oldemiro Baloi, é o primeiro na lista, secundado por Manuel Chang e de Felipe Nyusi, sendo suplente da lista Arlindo Chilundo.
Por seu lado, Adelaide Amurane conseguiu votos suficientes para estar em frente da lista das mulheres (renovação), seguida de Iolanda Cintura e da deputada Francisca Tomás, com a parlamentar Filomena Albano Maiope, como suplente.
No que respeita aos jovens (masculino), Alberto Nkutumula, está na frente de Henriques Mandava e do deputado António Niquice, sendo de destacar a entrada no órgão de Osvaldo Petersburgo e de Carlos Mussanhane, como suplente.
Pela lista feminina, Dulve Canhemba, arrancou a maioria de votos, tendo se posicionado em segundo lugar Catarina Mário Dimande e, no terceiro, Suzete Alberto Danca. A suplente do grupo é Maria Fernanda Moçambique.
Por outro lado, João Facitela Pelembe, foi o mais votado na lista dos combatentes, com Morais Mabyeka a ocupar a segunda posição e, João Américo Fumo, a terceira, sendo suplente Salvador Zawangone.
Valentina Guebuza , somou mais votos nas mulheres combatentes, Agata Tadeu Eduardo é a segunda e Geraldina Mwitu, suplente.
Com 74,11 votos Teodato Hunguana, figura em primeiro lugar na lista dos candidatos das áreas económicas e sociais indicados pela Comissão Política, seguido de Rosário Mualeia, Celso Correia, sendo suplente Paulo Muxanga.Pelas mulheres, Aida Libombo superou Joana Mangueira que entrou no Comité Central em segundo lugar, sendo Safura da Conceição, a suplente.
Numa declaração de agradecimento, o Presidente eleito, Armando Guebuza, desafiou os membros do Comité Central a assegurarem uma maior coesão interna, uma crescente qualidade e diversificação das intervenções políticas, bem como uma maior vitalidade no funcionamento as estruras do partido dos “ camaradas”.
  • Jaime Cuambe, em Pemba

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry