Renamo vai pôr homens armados em Manica(2)
O estrago feito às FIR em Nampula foi protagonizado por apenas dois soldados da guarda de Dhlakama, que foram chamados a espantar os atacantes da Delegação da Renamo. Este edifício fica a cerca de 1 km da residência de Dhlakama. O ataque começou às 4 de manhã, com gas lacrimogénio e prisões dos militantes da Renamo lá abrigados, os quais estavam desarmados. Os 2 rambos queriam também queimar um blindado mas Dhlakama interveio, ordenando a evacuação imediata de todos da zona. Guebuza telefonou a Dhlakama a pedir desculpas pelo incidente.
Não há consenso dentro da Frelimo sobre tudo isto. O problema é que num primeiro incidente um grupo de soldados da Renamo, desarmados, desarmaram e humilharam 3 unidades das FIR em carros blindados, tendo-lhes retirado as armas. O comando das FIR ficou enraivecido e pretendeu vingança. Custou a vida ao comandante.
Esperemos que as coisas parem por aqui, e que as conversações Renamo/Frelimo prossigam sem mais incidentes. Alguns progressos já foram feitos, como por exemplo a retirada do artigo na lei das eleições que valida os votos encontrados nas urnas, mesmo que sejam em número superior à dos eleitores. Falta ainda a composição da CNE, a qual não pode mais favorecer a Frelimo, e a composição do governo de transição. O que está a atrapalhar agora é a luta interna na Frelimo. Fonte: Moçambique para todos
Sem comentários:
Enviar um comentário