"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 21 de março de 2012

FIR intensifica rusgas nos bairros periféricos da cidade de Maputo

 Residentes nos bairros da Polana Caniço “B” e Ferroviário, queixam-se de extorsões e maus tratos

 Maputo (Canalmoz) – A Força de Intervenção Rápida (FIR) na cidade de Maputo, aumentou nos últimos dias as rusgas contra os moradores de alguns bairros periféricos da capital do país e a actuação desta força policial, tem sido contestada pelos residentes dessas áreas que dizem estarem a ser vítimas de extorsões e humilhações.

A Reportagem do Canalmoz, testemunhou, na noite de ontem, tal como em outras ocasiões, por exemplo nos bairros da Polana Caniço “B” e de Ferroviário das Mahotas, respectivamente nos distritos municipais de KaMaxaquene e KaMavota, que os agentes se posicionam em lugares escuros para surpreenderem os transeuntes.

Presenciámos na noite de ontem, quando eram 20 horas, nos corredores escuros do mercado da Praça dos Combatentes, vulgo Xikelene, muitas pessoas que regressavam dos seus afazeres, empregos e escolas serem bloqueados pela FIR que entretanto revistava as suas bagagens. Algumas lamentavam que os agentes da FIR envolvidos na operação ao vasculharem os seus pertences teriam levado bens e dinheiro.

As vítimas, na sua maioria são jovens. A FIR suspeita que se trata de consumidores de drogas e álcool. Suspeita ainda que entre os jovens haja protagonistas de assaltos. Actua, no entanto, sem provas levando os jovens a indignarem-se.

Os jovens que já foram vítimas das rusgas policiais, dizem que quando a Polícia não lhes encontra com nada para levar opta por chamboqueia-los. (Bernardo Álvaro)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry