O novo aeródromo de Vilankulo, orçado em 10 milhões de dólares e construído de raiz, deverá ficar pronto entre finais de Fevereiro e princípios de Março e iniciar as operações formalmente em Abril, segundo previsão da empresa de Aeroportos de Moçambique. A implantação desta infra-estrutura é a resposta do governo ä
exigência imposta pelo substancial crescimento turístico, sobretudo, internacional, que se regista nos últimos anos na província de Inhambane.
Maputo, Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2011:: Notícias
O aeródromo de Vilankulo vai ser o maior e o mais moderno do país nesta categoria. Os operadores turísticos já o consideram uma importante plataforma giratória para lançar e desenvolver mais os seus negócios.
Paulo Zucula, ministro dos Transportes e Comunicações, em visita de trabalho, classifica-o de aeroporto turístico. Manuel Veterano, PCA dos Aeroportos de Moçambique, diz que de acordo com o comportamento prevalecente do negócio turístico, o aeródromo vai ser rentável porque é um projecto viável. “ Por isso fomos a Banca comercial e lidamos com este assunto de forma puramente de negócio. Vilankulo é rentável”, disse veterano ao “Notícias”.
As maiores fontes de rendimento estão nas estâncias turistas de alta renda, situadas nas praias paradisíacas do arquipélago de Bazaruto, onde se refugiam para lazer, longe da imprensa, personalidades internacionais, nomeadamente príncipes, magnatas, modelos, jogadores de futebol de alta competição, especialmente da Europa e América, mas também de África que chegam a pagar qualquer coisa como 750l dólares por uma diária base. Mas no continente florescem também, a olhos vistos, lodges de alta qualidade.
Só para se ter um exemplo da demanda em Vilankulo, segundo dados fornecidos pelo Administrador distrital, António Mandlate, no último período de pico, entre Novembro e Janeiro, foram registados 63 mil turistas, mais de 90 porcento dos quais estrangeiros, mais 20 mil comparativamente a igual período do ano passado. O Aeródromo registou uma média diária de 30 movimentos diários, um volume de negócio para os Aeroportos de Moçambique, superado somente por Maputo e Beira.
Os trabalhadores da Vale poderão entrar ainda este ano na rota de Vilankulo, com o novo aeródromo e seus serviços a funcionar como atractivo, mas o destino são as praias. Nada está confirmado, mas o “Noticias” soube que as entidades moçambicanas estão a piscar o olho a centenas de trabalhadores brasileiros e suas esposas, para que nos intervalos longos de trabalho cheguem a Vilankulo. Mas é no coração da empresa onde deve chegar o convencimento, para que estas operações estruturadas possam resultar. Os contactos estão em curso, ainda num nível preliminar.
O que existe para tanta atracção?
Existem em Vilankulo oito principais estâncias turísticas, entre os quais o Dugongo Lodge, Vilankulo Beche Lodge, Águia Negra, Marlin Lodge, Magarugue Lodge, Benguerua Lodge, Arquiphelago e Azura Lodge.
A região tem ainda cerca de três mil camas, sem contar com Índigo By e Santa Carolina, geridos pelo distrito de Inhassoro.
No seu todo, a província de Inhambane tem cerca de catorze mil camas distribuídas em cerca de quinhentas estâncias turísticas.
A receita do Turismo em 2009 foi de 149 milhões de meticais, numa produção de 360 milhões de meticais. O volume de investimento atingiu 175 milhões de dólares norte-americanos.Cerca de 125 mil turistas visitaram a província de Inhambane em 2009.
O aeródromo de Vilankulo atende no período morto do turismo quinze a vinte aeronaves por dia e no pico do turismo, vinte a vinte e cinco aeronaves demandam o aeródromo internacional de Vilankulo.
Actualmente cerca de 62 mil pessoas por ano passam pelo aeródromo de Vilankulo. O novo aerogare em construção vai manusear, por ano, cerca de duzentas mil pessoas.
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