Muito foi dito e escrito sobre a ultima remodelação governamental e ainda mais será dito e ou escrito!
Após muita reflexão ficou-me o seguinte!
1-Que e positivo, que tenha havido esta mexida, pois se tem dito que águas paradas não movem moinho. E o governo já mostrava sinais de falta de imaginação! Estava e retirada face aos últimos acontecimentos, especialmente depois da 'Greve do Povo maravilhoso'! Alias algumas mexidas eram esperadas desde que findou o primeiro mandado de AEG.
2. Em segundo lugar, dizer que apesar de tardia, esta 'mexida' permitiu ao chefe de estado ganhar algum fôlego e quica alguma legitimidade que lhe permitira, querendo, dar passos mais seguros! Explicamo-nos. Já aquando da formação do primeiro governo de AEG, afirmara-mos que a filosofia 'politica no comando' deveria ser seguida com muita prudência, pois corria-se o risco de, como aconteceu com outras politicas neste e noutros países com o nosso nível de desenvolvimento, ser mal interpretada a vários níveis, relegando a competência técnica para a gaveta. Ou seja haveria o risco de criar-se um ambiente onde o único critério de competência era o 'numero de vivas' que determinado quadro dava antes mesmo do chefe abrir a boca! Dissemos na altura, que não era apropriado para países como Moçambique, que tem uma cultura institucional na melhor das hipóteses nascente e na pior titubeante, ariscar tanto. Para ilustrar o que dizíamos na altura, dissemos que não se deveriam colocar 'professores a plantar batatas, e ou a gerir diplomatas, agricultores a fazer policiamento e a gerir homens da Lei e ordem e por ai em diante!
'Politica no comando' e uma filosofia interessante mas a sua aplicação em contextos terceiromundistas deve ser acautelada! Aqui a abordagem da economia politica e particularmente encorajada. Alguns analistas discordavam e davam exemplos de países como o Reino Unido e outros, que se davam ao lixo de nomear pessoas não formadas para áreas criticas de governação. esqueceram-se esses analistas que e muito mais fácil pilotar um avião automático do que fazê-lo a olho nu! E mais, e preciso recordar sempre que na concepção de politicas e imperioso ter em conta que haverá sempre resistência da parte dos burocratas, que muitas vezes tem interesses distintos dos detentores de orgaos públicos que geralmente são eleitos e por isso tem o dever de responder as ansiedades do eleitorado!
(Continua)
"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,
VOA News: África
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Angola24Horas
Últimas da blogosfera
World news: Mozambique | guardian.co.uk
BEM-VINDO
Frase motivacionais
Turismo & musica
Livros e manuais
http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry
Sem comentários:
Enviar um comentário