"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,
VOA News: África
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
1,4 milhões de pessoas afectadas por cheias na próxima estação das chuvas
Um total de 1,4 milhões de pessoas será afectado pelas cheias do período chuvoso que começa este mês e vai até ao primeiro trimestre de 2011, revelou hoje o Conselho de Ministros moçambicano.
Para lidar com a situação humanitária que será provocada pelas inundações da época chuvosa 2010-2011, o Conselho de Ministros de Moçambique debateu hoje com o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) o respectivo plano de contingência. Em conferência de imprensa após a sessão semanal do Conselho de Ministros, o porta-voz do órgão, Alberto Nkutumula, referiu que o plano de contingência estima em 1,4 milhões o número de pessoas afectadas pelas enxurradas.
“A situação das albufeiras moçambicanas e da África do Sul poderá ser de enchentes e há também a previsão de chuvas acima do normal nas três regiões do país”, disse Alberto Nktumula.
As inundações vão também destruir 229 mil hectares de culturas agrícolas e o Governo precisará de mais de 2,3 milhões de euros para a assistência humanitária às vítimas, acrescentou o porta-voz do Conselho de Ministros de Moçambique.
Moçambique é anualmente afectado por calamidades naturais, principalmente secas e cheias, atribuídas às mudanças climáticas.
O INGC, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está até quinta-feira, em Maputo, a analisar um projecto de programa global de identificação de risco em Moçambique.
O objectivo é estudar a criação de um sistema de coordenação para a avaliação do risco de calamidades, integrando as várias instituições que intervêm na previsão e gestão dessas calamidades. Apesar de convidados, os jornalistas foram impedidos de assistir ao encontro.
NL
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Angola24Horas
Últimas da blogosfera
World news: Mozambique | guardian.co.uk
BEM-VINDO
Frase motivacionais
Turismo & musica
Livros e manuais
http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry
Sem comentários:
Enviar um comentário