A PARTIR do próximo ano lectivo não bastará ter vontade para seguir o professorado, é preciso que os candidatos demonstrem vocação para se formarem como professores primários, no quadro do novo currículo de formação de professores que começa a ser implementado. Com esta medida, o Ministério da Educação pretende que os candidatos a professores que não demonstrarem vocação ou qualquer inclinação para leccionar ou trabalhar com alunos deixem de ser recrutados.
Maputo, Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010
Notícias O novo modelo de formação de professores será baseado em competências que se assentam nas Línguas, Matemática e conduta, com estágios profissionais, diferentemente do que acontece agora, onde os candidatos aprovados são imediatamente colocados nas escolas sem que primeiro sejam testados profissionalmente. Assim, os candidatos que durante o estágio profissional não revelarem qualquer vocação em dar aulas ou trabalhar com alunos serão imediatamente reprovados.
Anualmente, 10 a 12 mil professores são recrutados pelo sector de Educação mas nem sempre todos revelam alguma vocação, visto que basta ter nota positiva e suficiente para transitar acabam sendo colocados nas escolas, sem no entanto responderem ao padrão exigido para estar numa sala de aulas e leccio
nar convenientemente.
De modo a acabar com esta situação em que muitos candidatos, mesmo sem nenhuma habilidade procuram ingressar no sector de Educação como forma de ter emprego à espera de melhor oportunidade de vida, o MINED apenas irá enquadrar os que demonstrarem vocação durante a fase de estágio profissional.
Estas medidas enquadram-se ainda nos esforços do MINED visando a melhoria da qualidade de ensino, facto que para o pelouro só será possível com a existência de professores de qualidade e em quantidade, que possam garantir um efectivo acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos nas escolas.
Pretende-se que o novo modelo de formação de professores seja duradouro, modular e baseado em competências, bem como ser um sistema atractivo e eficiente de formação de formadores dos Institutos de Formação de Professores (instrutores), tendo em conta as necessidades reais e de desenvolvimento do ensino primário em Moçambique.
Como parte curricular da formação dos novos professores serão inseridas matérias ou temas que respondam a situações adversas, tais como turmas numerosas, classes múltiplas, apoio aos alunos mais fracos, entre outros.
Anualmente, 10 a 12 mil professores são recrutados pelo sector de Educação mas nem sempre todos revelam alguma vocação, visto que basta ter nota positiva e suficiente para transitar acabam sendo colocados nas escolas, sem no entanto responderem ao padrão exigido para estar numa sala de aulas e leccio
nar convenientemente.
De modo a acabar com esta situação em que muitos candidatos, mesmo sem nenhuma habilidade procuram ingressar no sector de Educação como forma de ter emprego à espera de melhor oportunidade de vida, o MINED apenas irá enquadrar os que demonstrarem vocação durante a fase de estágio profissional.
Estas medidas enquadram-se ainda nos esforços do MINED visando a melhoria da qualidade de ensino, facto que para o pelouro só será possível com a existência de professores de qualidade e em quantidade, que possam garantir um efectivo acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos nas escolas.
Pretende-se que o novo modelo de formação de professores seja duradouro, modular e baseado em competências, bem como ser um sistema atractivo e eficiente de formação de formadores dos Institutos de Formação de Professores (instrutores), tendo em conta as necessidades reais e de desenvolvimento do ensino primário em Moçambique.
Como parte curricular da formação dos novos professores serão inseridas matérias ou temas que respondam a situações adversas, tais como turmas numerosas, classes múltiplas, apoio aos alunos mais fracos, entre outros.
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