Assegura embaixador angolano em Moçambique
Moçambique solicitou a Angola a isenção de vistos de entrada entre os dois países e, de Luanda, veio o “não”. O embaixador de Angola em Maputo, João Garcia Bires, diz que o seu governo não aceitou o pedido formulado nesse sentido, porque a lei sobre os estrangeiros em vigor naquele país não permite suprir os vistos.
“Já houve uma solicitação por parte de Moçambique, mas acontece que o nosso sistema legal ainda não nos permite dar esses regimes especiais e, por isso, nada será avançado com Moçambique neste momento. Nós ainda não estamos capacitados para este sistema e ainda temos de reforçar o controlo das nossas fronteiras e a segurança em si”.
“O único país que tem este estatuto especial é a Namíbia, devido ao tipo de ligação que mantemos com aquele país, das cerca de 66 representações diplomáticas que temos em todo o mundo”, disse o embaixador angolano.
Quanto à morosidade que se verifica na obtenção de vistos a partir de Maputo, João Garcia Bires explicou que o processo é feito via online, e o que acontece é que as pessoas compram bilhetes de passagem sem ter a confirmação do visto de entrada.
Sem comentários:
Enviar um comentário