"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O “cabala” do assasinato de Mondlane teima perseguir a Frelimo

- Com o aparecimento de uma “nova” versão de como o primeiro presidente daquela organização política, hoje no poder, encontrou a morte!

Segundo revelação recente do ex-embaixador português – José Manuel Duarte de Jesus - com missões em Marrocos, China e Canada, num seminário organizado conjuntamente pela Universidade de Londres (Colégio de Economia), Universidade Nova de Lisboa (Instituto Portugues das Relações Insternacionais) e pela Universidade de Lisboa (Instituto de Ciências de Sociais), a Aginter-Press, uma organização terrorista criada em Lisboa em Setembro de 1966, é quem deve ser apontado o dedo acusador. Os métodos dessa organização, que entre outros usava atentados à bomba, assasinatos, técnicas de subversão, telecomunicações clandestinas, infiltração e contra-subersão. Para aquele antigo embaixador português, a presença de Robert Leroy em Dar-Es-Salaam, em Fevereiro de 1969, deve ter explicado como o assasinato de Mondlane foi executado. Ora isto deita por terra a teoria insistente do chefe a inteligdência moçambiana, do governo de Samora Machel, o coronel Sérgio Vieira, segundo a qual Eduardo Mondlane teria sido morto por uma carta-bomba transportada a partir da Beira que depois de passar pelas mãos do padre belga Pollet em Mbeya, Samuel Dlhakama, então secretário da Frelimo em Sofala, se encarregaria a leva-la à Mondlane. O hipotético papel de Dlhakama foi redundamente recusado, uma vez que, na altura do assassinato, este não se econtrava em território tanzaniano.

Para lá desta revelação, está o relatório do Scotland Yard (pedido por Julius Nyerrere) cujas conclusões nunca chegou a ser do domínio público de então até esta parte. Aquele antigo embaixador junta que o papel da PIDE-DGS é quesionável porque “até hoje não foi apresentada uma prova documental que apoiasse a teoria” do Coronel S. Vieira.

Só resta que uma investigação séria (hipotética) traga à lume o que os moçambicanos tem muita sede de saber: Afinal de quem será que veio a “bala assassina”? Estará a Frelimo numa situação de que o “feitiço volta ao feitiçeiro”?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry