"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Jorge Kálau toma pose como Comandante da PRM na Cidade de Maputo ontem


... com pronunciamento a imprensa prometendo ‘caça’ aos que abateram o Comandante da Ordem e Segurança da PRM ao nível da capital

O Chefe de estado, Armando Guebuza, deve estar neste momento, a conferir posse ao novo comandande da PRM ao nível da Cidade de Maputo. Esta indicação ocorre dois anos e meio (14-08-2006) depois de ter indicado o que agora exonerado comandante Custódio Pinto.

“Background” à esta decisão do chefe do estado: Crime à solta que indicia uma PR M infiltrada por sindicatos do crime.

Quando nos aproximamos da grande festa cristã de Dezembro, o cidadão se ve confrontado com o evoluir fenómenos atípicos e quiça que sempre caracterizaram a direcção de Custódio Pinto como comandante geral..

Por um lado, foi a bem planeada e magistralmente executada fuga de Anibal do Santos (Anibalzinho) diante uma pretensa incapacidade das autoridades de algo fazer para evitar que assim fosse.

Por outro, e, sempre numa toada de crimes com as mesmas nuances, deixou-se-nos assistir a um confronto entre os sindicatos do crime e as já infiltradas forças da lei e ordem com os policiais e como se não bastasse uma desvalorizada tomada de assalto de uma esquadra da PRM nas barbas do comando geral da corporação em Maputo. O comandante, Custódio Pinto, preferiu relutantemente dizer que é sinal que as forças andam organizadas e prontas (STV 16-12-2008). O sr. MINT e o seu Vice esquivaram rigorosa e religiosamente os homens da comunicação social na última segunda-feira, sob desculpas de que se estavam ocupar da visita do Presidente Tanzaniano ao País.

Sem digerir nem nos recompormos destas ‘situações’ e fifias, se nos deu a conhecer nas últimas 24 horas

o triste passamento da mais alta autoridade da Ordem e Segurança Pública, Feliciano Juvane, vitima do crime protagonizado por criminosos que continuam à monte .

Perante estes factos, três perguntas impôe-se fazer.

  • Terá a polícia ainda forças para proteger do crime organizado no seu seio com a exoneração de Custódio Pinto do cargo de comandante geral da PRM?

  • Com que filosofia e métodos novo comandande geral da PRM, Jorge Kálau, irá actual para, por um lado, depurar as fileiras da corporação e, por outro, ajudar a devolver a tranquilidade pública na população em geral?

  • Terá o Chefe do Estado (Armando Guebuza) força moral e política necessárias para vir ao público dizer que o “estado da nação é bom?”

Perante uma desilusão crescente dos moçambicanos quanto à esta governação do dia, respostas com actos concretos para que se saia do marasmo em que estamos presos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry