Na viragem dos “combatentes da liberdade” por “combatentes da fortuna”
Definitivamente, Daviz Simango lançou um importantíssimo desafio, para si e à imaginação de milhões de moçambicanos ávidos de ver uma democracia funcional e plena, ao anunciar a formação de um novo partido, o MDM.
A meu ver, tal atitude e não só e somente uma tal coragem como tambem e' um arrojo concretizado que sacode e abana fortemente o já enraizado domínio político dos dois grandes contendores, a Frelimo e a Renamo. O primeiro mais organizado e astuto e o segundo com uma organização reclamando melhorias substantivas e uma pujança a definhar continuamente.
Surgiu o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) como produto deste definho da Renamo, de cujos membros a abraçam em massa. Sem querer exagerar nos números, há um “perigo real” da Renamo ficar sem membros ou ressentesse da falta de contribuição destes por apatia.
Não importa retratar os factores que levam a este movimento expurgatório no seio da Perdiz porque é sobejamente sabido. Mas, o surgimento do MDM não mexe só com a Renamo, como também há muita gente que pululou pela “gruas” do partido no poder, a Frelimo, que sem alternativa aos homens de Nachingweia e dos 10 anos de luta, preferiram abraçar o desafia a que o Daviz lhes lançou.
Falo, sobretudo, dos jovens que no seio do partido dos camaradas vêem seus sonhos gorados porque os “cotas” não lhes deixam realizá-los. Jovens, como o músico Azagaia, que acham que Moçambique está irreconhecível, com a transformação dos “combatentes pela liberdade” em “combatentes da fortuna” de que não saciam e “nem se esquecem jamais”.
"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,
VOA News: África
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Angola24Horas
Últimas da blogosfera
World news: Mozambique | guardian.co.uk
BEM-VINDO
Frase motivacionais
Turismo & musica
Livros e manuais
http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry
Sem comentários:
Enviar um comentário